Romeu e Julieta, um Bolo Cheio de Amor
19:43
Há muito que tinha vontade de "mergulhar" na arte dos bolos criativos. Por inúmeras razões , esta minha vontade foi sendo adiada por algum tempo. Mas como acredito, que a nossa vontade move montanhas, aqui está a prova disso, surgiu a oportunidade do primeiro workshop, e daí para cá, sei que não quero parar. A palavra de ordem, aprender mais, mais e mais!
Hoje partilho convosco o meu primeiro bolo de 2 andares, lembrem-se que ainda estou a dar os primeiros passos nesta arte, a perfeição vem com a prática, como em tudo na vida;)
Escolhi o amor como tema para o bolo, dei aos meus personagens os nomes ; Romeu e Julieta.
É importante dizer que dei umas boas gargalhadas quando estava a modelar os bonecos, reparem nas "mamocas" da Julieta, será silicone? E a cara de " tonto" do Romeu..., a paixão faz-nos ficar assim :))
Espero que gostem, foi um prazer enome fazer este bolo.
A receita do bolo está aqui, para um bolinho maior convém dobrar as quantidades. Recheei com compota de pêssego .
Quero agradecer à Raquel minha
formadora, todo o apoio que me tem dado. É uma excelente profissional, transmite-nos de forma simples e clara, todo o conteúdo dos workshops, e mais..., tem uma paciência sem limites :)
Um grande beijinho.
Ricotta, Tomate, Cebolinho, Juntos no Prato
17:07
A cumplicidade de alguns ingredientes é fantástica. Gosto de a observar. Estes que vos trago hoje, são prova disso, experimentem e depois digam alguma coisa.
Uma boa sugestão para aqueles que depois da praia, não se importam de fazer refeições leves...
Os ingredientes que usei:
1 embalagem de queijo Ricotta
tomate cereja 250g a 300g ( pode ser outro )
pão fresco e de boa qualidade ( daquele muito saboroso) vocês sabem :)
cebolinho
pimentas moídas na altura
oregãos
azeitonas cortadas em rodelas
Curiosidade:
Queijo Ricotta
É um derivado de queijo de massa mole, fresco e baixo teor de gordura.
Não é um queijo propriamente dito, uma vez que é preparado com o soro, e não o coalho.
A sua produção, ao contrário da maioria dos queijos, é feita não a partir de leite, mas a partir do soro de queijo, o que lhe confere a característica especial de um alto teor de soro-proteínas , que são em geral, mais nutritivas que as proteínas dos queijos normais (cuja principal proteína na composição é a caseína).
Fonte: wikipédia
Tudo isto bons motivos para comermos Ricotta, não concordam? Ah..., é importante dizer que é delicioso!
Podem regar ou pulverizar os cereja com azeite aromatizado, eu escolhi alho e alecrim.
Compota de Cenoura e Maçã com Açucar Gelificante
17:12
Hoje partilho uma compota, que nada tem de original, a não ser o facto de estar a utilizar pela primeira vez, o açucar gelificante.
Para os que não conhecem, este açucar permite suprir (e equilibrar), a falta de pectina em certos frutos, o que dificulta a sua geleificação. Assim sendo, a pectina comercial , é usada para encurtar o tempo de cozedura dos frutos, evitanto assim tempos muito longos de cozedura, até que consigamos as polpas no ponto certo de geleificação.
As maçãs no geral apresentam bons teores desta fibra, contudo a minha curiosidade por testar o produto ignorou factos... tinha que experimentar e pronto!
Gostei da rapidez com que se consegue o ponto. Como queria ver o resultado de perto para poder comparar resultados, fi-la pelo método tradicional, numa panela alta.
Ingredientes:
400 g de cenouras
400 g de maçãs
300 g de açucar gelificante
1 pau de canela
1 cravinho
100 ml de água
1 colher de sopa de sumo de limão
casca de 1 limão
Notas: No pacote do açucar gelificante, sugerem 500 g de açucar por kg de fruta, reduzi um pouco e achei suficiente, depende dos gostos.
Na preparação poderá ser necessário juntar mais água, é uma questão de ir vigiando, para ver o que acontece.
A preparação:
Lave as cenouras e as maçãs. Apenas descasque as maçãs , depois de descaroçá-las e parti-las em pequenos pedaços, regue com o sumo do limão. Cortar também as cenouras, mantendo-as com a pele.
Numa panela com 100 ml de água fervente, adicionar a casca do limão, o cravinho e o pau de canela. Junte as cenouras e maçãs, tape, e deixe cozer cerca de 10 minutos. Assim que verificar que estão cozidas, retire a casca do limão e triture até obter uma polpa aveludada , adicione o açucar gelificante, mexa, deixe ao lume mais uns minutos até verificar que fica no ponto pretendido.
Distribua ainda quente ( não a ferver), por frascos esterilizados, tape-os, coloque-lhes a tampa e vire-os para baixo, para que formem vácuo.
Se pretenderem aumentar a validade da compota, deverão aumentar a quantidade de açucar, e colocar entre a tampa e os frascos, papel vegetal embebido em aguardente, devem guardá-los, com as tampas voltadas para baixo.