Corvina no Forno com Batatas
16:52
Hoje temos peixe!
Senti que este blogue tem pouco peixe, apesar desta cozinha o confecionar regularmente, então aqui fica a partilha de um peixinho saído do forno ainda a fumegar.
Corvina no forno, é um prato saudável e ao mesmo tempo saboroso, a cabeça (do bichinho) foi retirada préviamente para fazer uma sopa de peixe que gosto muito.
Com o tempo a ficar mais fresco apetecem este tipo de refeições, começam a surgir as ideias dos pratos de forno, e ao mesmo tempo, têm a vantagem de nos permitir ficarmos livres para adiantar outras coisas. Dá-me imenso jeito, deixa-se tudo temperado uma hora antes de colocar o tabuleiro no forno e vamos à nossa vidinha, ficando com as mãos e o espirito livres, para outras coisas que precisamos fazer.
Corvina no Forno com Batatas
Ingredientes:
( 4 pessoas)
1 corvina com cerca de 1,5kg
1 kg de batatas cortadas em cubinhos
1/2 copo de água
1/2 copo de vinho branco
1 fio de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
1 limão
2 colheres de sopa de massa de pimentão ( ou colorau )
1 colher de sopa de massa de alho
1 folha de louro
umas folhinhas de tomilho
sal q.b
pimenta q.b
Método:
Prepare as batatas, corte-as aos cubinhos, coloque-as dentro de um recipiente com água, sal, um pouco de vinho branco e uma folha de louro. Reserve durante uma hora para que tomem gosto.
Prepare o peixe que já deve vir cortado da peixaria com uns golpes no lombo até meio, mas sem separar as postas. Misture as massas de pimentão e de alho, as folhinhas de tomilho, e o sumo do limão, aplique esta pasta por todo o peixe, tempere este com um pouco de sal e pimenta ( atenção é pouco sal, porque as massas por vezes já trazem sal), coloque o que resta do limão dentro da barriga do peixe (vai ao forno assim) tape o peixe, e deixe a tomar gosto cerca de 1 hora.
Ligue o forno nos 200ºC, coloque o peixe numa assadeira, disponha das batatas em redor , adicione a água por cima das batatas, e o vinho por todo o tabuleiro, envolva-as, coloque entre as postas do peixe uma nozinhas de manteiga e leve a forno cerca de 1 hora, a meio deste tempo, convém tirar o tabuleiro para fora e regar o peixe e batatas com o molho ( sucos) que se forma no tabuleiro. Verificar se está cozinhado ao fim deste tempo, retirar e servir.
Notas: Se necessário acrescentar mais um pouco de água ao tabuleiro de modo a evitar que as batatas e o peixe sequem demasiado.
Gosto de utilizar as batatas de casca roxa, acho que ficam melhor que as brancas.
Servir quente acompanhado por legumes cozidos , salteados, ou por uma salada verde.
Obrigada pela vossa companhia, bom fim-de-semana para todos!
Um abraço.
Um Bolo para o Halloween
17:13
Uma sugestão docinha para festejar o Halloween...
Foi um dia longo e em simultâneo divertido. Uma verdadeira maratona de horas entre a pasta de açucar e muitas ideias. Algumas destas, naturalmente vão ficando para trás, pois não podemos transferir para um único bolo, todas as que nos chegam sobre o tema que estamos a fazer.
Em forma de rascunho, arrumadas a um cantinho da nossa imaginação, vão devagarinho tomando forma à medida que avanço o trabalho, umas, levam-me a outras. Algumas são verdadeiros quebra-cabeças, mas tudo acaba por se resolver a seu tempo. E, quando dou conta, tenho à minha frente mais um bolo terminado. Largo um imenso suspiro de alívio, e sorrio para o trabalho com orgulho.
É mais ou menos assim que me sinto quando estou com um bolo criativo em mãos. É bom ter momentos como este, que nos permitem sonhar um pouco com o mundo da fantasia :)
Obrigada pela vossa companhia, e comentários sempre tão simpáticos.
Tenham uma excelente semana!
Um abraço.
Massa Gratinada em Estufado de Galinha e um Significado
22:23
De novo um prato de forno. Sobrou-me galinha estufada de uma outra refeição , era importante variar um pouco o original dando-lhe um novo aspecto.
A carne estava macia e suculenta, de forma que me facilitou imenso a tarefa de a desossar.
Cozi penne em água temperada com sal e um pouco de óleo. Escorri a água , reguei com um pouco de óleo para que a massa não se pegasse, e reservei dentro de um pirex.
À parte, na Bimby ou num tachinho, faz-se um molho simples e leve, da seguinte forma:
Junta-se a 600 ml de leite, 60g de farinha, 1 colher de sopa de manteiga, uma pitada de noz moscada, pimenta, paprika e sal.
Num tachinho mexem-se todos os ingredientes com uma vara de arames e leva-se a lume brando até engrossar.
Na Bimby colocamos todos os ingredientes dentro do copo, e programamos 8 minutos a 90ºC / Vel. 3e 1/2.
Deita-se a carne ( galinha estufada no meu caso), sobre a massa, rega-se com o molho que preparámos, e polvilha-se com queijo ralado a gosto.
Vai ao forno pré-aquecido nos 190ºC, cerca de 30 minutos.
Uma salada verde acompanha muito bem esta massa.
Notas: Podemos utilizar outro tipo de carne, a que tivermos no momento, o importante é aproveitar , e não desperdiçar . Vem aí mais austeridade, andamos todos a magicar :)
Significado de magicar*
Andar apreensivo; cismar, pensar, matutar .
Definição de magicar
Classe gramatical de magicar: Verbo
Separação das sílabas de magicar: ma-gi-car
Possui 7 letras
Possui as vogais: a i
Possui as consoantes: c g m r
Magicar escrita ao contrário: racigam
Sinônimos de magicar:
Bolo Crumble de Marmelos
20:04
Hoje partilho convosco um bolo que nos encantou. Se existirem os bolos de época, este certamente será um deles. Um bolo com cor, e sabor a um fruto de Outono, o versátil marmelo.
A receita viajou desde a Tertúlia de sabores .
Pesquisava um bolo com marmelos, quando dei de caras com a foto deste, ao ler a receita , percebi que estava diante do bolo que procurava, tipo amor à primeira vista.
Aparenta ser um pouco trabalhoso, pelas distintas camadas que o constituiem, mas não é, a meu ver o único defeito é sujar um pouco mais de loiça , mas garanto-vos que o resultado vale bem cada peça de loiça suja:)
Bolo Crumble de Marmelos
Ingredientes do recheio:
1 marmelo cortado em cubinhos finos
60 g de açucar
2 colheres de maizena ( = 10g)
Ingredientes para o crumble:
60 g de açucar mascavado escuro
60 g de açucar amarelo
1 colher de chá de canela
100 g de margarina amolecida ( tipo pomada)
200 g de farinha de trigo sem fermento
Ingredientes para a massa do bolo:
80 g de creme fraiche ( usei 100g queijo quartz)
1 ovo grande
1 gema grande
1 colher de sopa de essência de baunilha
130 g de farinha sem fermento
80 g de açucar
1 colher de chá de fermento
80 g de margarina amolecida (tipo pomada)
Método:
Pré-aqueça o forno a 160ºC.
Unte uma forma , usei também uma forma redonda de 24 cm de diâmetro.
Para o recheio:
Misture os pedacinhos do marmelo com o açúcar e a maisena , reserve.
Para o Crumble:
Numa taça coloque os açúcares, a canela, a farinha e a margarina e misture com a ponta dos dedos até obter uma mistura que parece areia molhada. Reserve.
Para a massa do bolo:
Numa tigela, misture o queijo quartz (ou crème fraiche), o ovo, a gema e a baunilha. Reserve.
Noutra taça, misture a farinha, o açúcar e o fermento, adicione a margarina, e uma colher de sopa da mistura de ovo e bata bem, a média velocidade, até a farinha estar toda humedecida. Aumente a velocidade e bata durante 30 segundos.
Junte a restante mistura de ovo, metade de cada vez, e bata durante 20 segundos entre cada adição. Pode ter de ir rapando os lados da tigela com uma espátula para garantir que a massa fica bem batida e homogénea.
Verta a massa do bolo na forma, por cima espalhe os pedacinhos de marmelo, e por fim o crumble.
Leve ao forno cerca de 45 minutos até que esteja cozido, faça o teste do palito.
Notas: No final adicionei uma mãozinha de amêndoas partidas grosseiramente por cima do crumble, antes de levar ao forno, ficou muito bem.
(A receita foi ligeiramente adapatada)
Bom fim-de-semana,
um abraço!