Bolo Podre [azeite, canela e mel]



Este bolinho já se tornou um clássico entre nós. Quem nunca provou numa determinada ocasião o tão conhecido bolo podre? Os aromas e a maciez que o caracterizam são inconfundíveis, a meu ver torna-se ainda melhor no dia seguinte quando os aromas se intensificam. De vez em quando sou levada pela vontade de repetir certos sabores e repetem-se os bolos que mais gostamos. Este não foi excepção, embora nunca o tivesse aqui partilhado. É uma óptima companhia para uma chávena de café e dois dedos de conversa.


Bolo Podre [azeite, Canela e Mel]


Ingredientes:

270 g de farinha
150g de açúcar amarelo
150 ml de mel
150 ml de azeite suave de boa qualidade (usei Oliveira da Serra)
5 ovos
1 colher de café de canela em pó (Margão)
1 colher de sobremesa de fermento Royal
raspa da casca de 1 limão
margarina para untar q.b.

Método:

Ligue o forno nos 180º C.
Numa tigela bata o açúcar com as gemas até obter uma mistura esbranquiçada e fofa, junte o azeite, o mel, a raspa do limão e a canela. Volte a bater.
Noutro recipiente à parte, junte a farinha peneirada com o fermento, vá adicionando ao preparado anterior batendo sempre.
Bata as claras em castelo bem firme e envolva-as no preparado anterior.
Verta para uma forma de chaminé previamente untada e polvilhada com farinha, leve ao forno aproximadamente 40  minutos. Convém fazer o teste do palito para verificar se o bolo está cozido.
retire-o do forno, desenforme e deixe arrefecer.



Simples e delicioso, vão experimentar?
Votos de uma excelente semana a todos!



Camarão com Legumes e Linguine de Pesto



Sem grandes planos e ao sabor do momento, saiu uma refeição que agradou aos comensais desta cozinha. Os legumes ganharam vida, desta vez não numa sopa, mas na companhia do gosto "largado" pelos camarões. Troca de sabores em perfeita sintonia, ficou a vontade de repetir outras vezes.
Vão experimentar?


Camarão com Legumes e Linguine de Pesto


Ingredientes:

2 embalagens de Miolo de Camarão grande (40/60) Pescanova
sumo e raspa de 1 limão
gengibre fresco ralado (quantidade a gosto)
alho em pó q.b. (Margão)
pimenta de moinho q.b.(Margão)
4 colheres de sopa de molho de soja
1 fio de azeite
1 embalagem de 350g  de legumes para sopa embalados lavados ( alho-francês, cenoura, couve coração)
cogumelos frescos fatiados q.b.
uma pitada de sal
coentros frescos q.b.

Para acompanhamento cozi linguine de pesto


Método:

Passe as embalagens de camarão por água para descongelarem, retire os camarões de dentro destas e coloque-os a escorrer. Faça uma marinada dentro de um recipiente, colocando o sumo de limão e a raspa do mesmo, a soja e o gengibre. Junte os camarões previamente escorridos, envolva-os no liquido da marinada, adicione a pimenta, tape e deixe repousar a tomar gosto por 20 minutos.

Numa frigideira larga e funda (wok)  com um fio de azeite,  leve  a saltear os camarões de um lado e de outro, cerca de 5 minutos. Retire-os e reserve.
No líquido restante da frigideira coloque os legumes, adicione um pouco de sal e pimenta, tape e deixe que percam volume, junte os camarões, envolva, corrija os temperos e deixe ao lume mais alguns minutos.
Entretanto coza o linguine de acordo com as instruções do fabricante.
Sirva os camarões envolvidos na massa, finalize com folhas de coentros frescos.

Uma excelente semana a todos!



Perna de Peru no Forno com Batata-Doce




Enquanto a Primavera não se define, aproveitamos a degustar mais uns quantos pratos de forno. Não fossem os dias estarem mais longos e tudo me levaria a pensar que ainda não saímos do Inverno. Mas, indiferente aos caprichos desta estação do ano, ficou este prato que nos soube tão bem! Resta-nos continuar a acreditar que vêm por ai dias bonitos e solarengos desta Primavera tão desejada.

Aproveito para vos dar a conhecer um tempero muito recente da Margão e que já ganhou protagonismo nos meus cozinhados, o Pimentão de La Vera. Este pimentão tem uma cor mais intensa  e um aroma fumado que torna os pratos uma verdadeira delicia. Tenho utilizado em carnes, peixes, já o utilizei em sopas e não resisto a salpicar este pozinho mágico, nas batatas quando as levo ao forno.
Este peru ficou numa das suas melhores versões em termos de sabor, experimentem e vejam do que falo.


Perna de Peru no Forno com Batata-Doce


Ingredientes:

1 perna+coxa de peru com cerca de 1,500kg
sumo de uma laranja
1 colher de chá de mel
5 a 6 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite
1/2 copo de vinho branco
água q.b. para refrescar
1 colher de sopa Pimentão de La Vera Margão
pimenta moída na altura q.b. Margão
cravinho em pó q.b. Margão
sal q.b.

1 kg de batata-doce descascada e cortada em cubos



Método:

No talho costumo pedir para retirar a pele e através de um golpe separar perna e coxa, assim facilita-nos a vida quando em casa a vamos confeccionar.
Comece por fazer uma marinada. Para isso, coloque num almofariz os dentes de alho, o sal, o azeite, o sumo da laranja, mel, pimentão, pimenta e cravinho, e pise tudo até obter uma pasta.  Unte toda a peça de carne com este preparado, tape com película aderente e deixe a marinar dentro do frigorífico, de preferência de um dia para o outro.

Cumprido o tempo da  marinada, ligue o forno nos 200º C  e quando este estiver bem quente, leve a peça a assar com um fio de azeite no fundo do recipiente, regue com o vinho branco e mais um pouco de azeite.
A meio da cozedura, volte a carne e junte as batatas previamente temperadas com um pouco de sal e pimentão. Refresque com um pouco de água e leve de novo ao forno.
Passados 15 minutos convém mexer as batatas para que assem uniformemente, se necessário vire a carne também.  Retire do forno assim que estiver tudo cozinhado. No meu forno é cerca de 1 hora.

 Deixe arrefecer 10 minutos antes de fatiar e sirva acompanhado com salada ou legumes a gosto.






Trufas de Chocolate com Licor de Avelãs




A receita de hoje foi desenvolvida para a revista Segredos de Cozinha para comemorar o primeiro aniversário da edição mensal. Um convite que aceitei com todo o gosto e que me deixou muito feliz pela oportunidade de me juntar à festa na companhia de outros bloggers conhecidos de todos nós. Assim, preparei estas trufas de chocolate bastante fáceis de confecionar e que me parecem ser bem recebidas à mesa de qualquer festa.
A revista já está nas bancas, edição de Maio, repleta de óptimas sugestões.







Trufas de Chocolate com Licor de Avelãs


Ingredientes:


250 g de chocolate negro (70% de cacau)

70 g de açúcar em pó

200 g de natas

50 g de manteiga à temperatura ambiente

2 colheres  de sopa de licor de avelãs (Frangelico)

1 pitada de sal fino

1 mão-cheia de avelãs ligeiramente torradas

Cacau em pó q.b.

Preparação:
Levamos um tacho ao lume com as natas e um pouco de sal, assim que aqueceram o suficiente sem deixar ferver, retiramos do lume . Juntamos o chocolate partido em pedacinhos, o açúcar em pó, a manteiga que deve estar à temperatura ambiente e o licor de avelãs. Mexemos até que o chocolate derreta por completo e consigamos uma mistura homogénea . 

Deixamos que arrefeça, tampamos com filme aderente e só depois de arrefecido, levamos ao frigorífico cerca de 5 horas para que ganhe consistência e o possamos moldar com as mãos. O ideal será deixar no frio de véspera.

Antes de começarmos a moldar as nossas trufas, levamos uma frigideira ao lume e torramos ligeiramente as avelãs em lume brando para não queimaram. Reservamos.

Quando a mistura do chocolate atingir a consistência pretendida,  retiramos  com uma colher de sobremesa pequenas porções e com as mãos polvilhadas de cacau moldamos pequenas bolas, colocando no meio de cada uma, uma avelã, de seguida fechamos e voltamos a dar a forma de bola. Passamos por cacau e dispomos no recipiente de servir. Repetir esta operação até terminar a massa das trufas.

Levar ao frio até à altura de servir.





Salada de Rúcula com Pêra e Queijo





As temperaturas vão estando mais quentes e convidam-nos a pratos mais leves. Gosto imenso de saladas e não as dispenso durante o ano inteiro, mas é por esta altura que ganham maior protagonismo às refeições.
Das muitas combinações que vou experimentando, esta pode dizer-se que é uma das minhas favoritas. Adoro rúcula, e quando misturada com o doce da fruta e o sabor intenso do queijo fica um jogo de contrastes muito bom. Estou já ansiosa que chegue o tempo dos pêssegos, gosto de os fatiar, grelhar um pouco e juntá-los a este tipo de saladas, fica uma delicia, já experimentaram?





Hoje utilizei pêras williams, uma variedade que adoro. À rúcula juntei queijo grego especial para saladas, cenoura ralada, azeitonas e uma mão-cheia de nozes . Para temperar fiz o clássico molho de iogurte.
Ficou por si só uma refeição leve, saciante e agradável.
Para os que não gostam de rúcula, que tal juntar agrião? Fica muito bem. Há sempre alternativas aos ingredientes que menos gostamos, bom mesmo é podermos personalizar as nossas saladas.



Salada de Rúcula com Pêra e Queijo



Ingredientes que utilizei nesta salada:


Pêras maduras mas de polpa firme (1 por pessoa)
rúcula quantidade a gosto
1 mão-cheia de nozes
azeitonas quantidade a gosto
cenoura ralada (cerca de 1 por pessoa)



Para o molho de iogurte de iogurte vão precisar de :


1 iogurte natural (pode ser magro)
1/2 colher de café de alho em pó (Margão)
1 fio de azeite
1 pitada de sal
1 colher de sopa de sumo de limão
1/2 colher de chá de mel
1 colher de chá de tempero seco alho e coentros (Margão)


Método:


Disponha a rúcula numa saladeira, junte as cenouras, o queijo cortado em quadradinhos na quantidade que ache necessária, adicione também as azeitonas e as nozes. Reserve.


Prepare entretanto o molho de iogurte. Coloque todos os ingredientes dentro de um frasco de boca larga com tampa, feche e agite vigorosamente durante alguns segundos até homogenizar a mistura.


Lave as pêras, corte-as ao meio no sentido longitudinal (sem descascar), retire-lhes os pés e caroços. Corte fatias fininhas, distribua pela salada, regue com o molho de iogurte , envolva bem e sirva de imediato.

Servidos?