Noodles de Courgette com Beringela, Alho-Francês e Atum ao Natural





Este é um prato simples e versátil, bastante recorrente na minha cozinha.
Nem sempre tenho refeições planeadas e algumas vezes, a imaginação é a minha melhor aliada.
Juntar os legumes disponíveis no frigorífico e cozinhá-los ainda que de forma simples, com um fio de azeite e alho, sairá por certo uma boa refeição.
Neste caso espiralizei a courgette que se torna deliciosa saboreada em fios e cortei em pedacinhos os restantes legumes. No final juntei atum e mais uns quantos ingredientes a gosto. Maravilha, soube muito bem!


Noodles de Courgette com Beringela, Alho-Francês e Atum ao Natural


Ingredientes:
(2 pessoas)

1 beringela cortada em cubos
2 alhos-franceses cortados em rodelas finas
1 courgette espiralizada
1 cebola roxa cortada em lâminas finas
3 alhos picados finamente
1 fio de azeite de boa qualidade (uso Oliveira da Serra)
moinho de pimentas q.b.
sal (usei flor de sal e só temperei no final para evitar retirar mais água aos legumes)

Notas: Se gostarem podem temperar os legumes já na frigideira com um pouco de molho de soja, assim, esqueçam o sal porque o molho já é salgado.

atum quantidade a gosto
tomate-cereja quantidade a gosto
azeitonas q.b.
oregãos q.b.


Método:

Lavamos e arranjamos todos os legumes. Espiralizamos também a courgette.
Colocamos uma frigideira funda antiaderente ao lume com um fio de azeite e adicionamos os alhos picados, alho-francês e a cebola. Mexemos, e esperamos que percam volume, com cuidado para não deixem queimar os alhos.
Juntamos a beringela, envolvemos para tomar gosto e deixamos a cozinhar uns minutos mexendo de vez em quando. Por último juntamos a courgette já em fios e o atum devidamente escorrido. Temperamos com um pouco de pimenta envolvemos e esperamos 2 a 3 minutos até cozinhar.
Retiramos do lume. Juntei então folhas de rúcula, tomate-cereja e azeitonas. finalizei com folhas de oregãos e flor de sal.
Saudável e saboroso.



Salada Morna de Quinoa Tricolor




A quinoa (cujo nome significa “grão materno”) é considerada um dos alimentos mais completos em nutrientes. Conhecida pelo seu alto teor em proteína e muito rica em fibra consegue garantir por algum tempo sensação de saciedade. 

Por curiosidade, a quinoa era conhecida pelos Incas como "a mãe de todos os grãos" e foi cultivada pela primeira vez há mais de 5000 anos.

Alimento muito saudável, versátil e muito prático. Estes pequenos (super) grãos ou sementes como lhe queiram chamar, ganharam há muito a minha simpatia.
Hoje partilho convosco esta salada muito simples e não fiquem a pensar que fiquei com fome!
Para quem não sabe a quinoa pode ser misturada em diversos pratos, sopas, tartes, massa de pães , iogurtes e outros. É portanto uma boa opção para ser incluída no nosso dia a dia.

Utilizei a tricolor, uma mistura de 3 grãos (branca, vermelha e preta) gosto bastante. Ah... e se puderem optem pela biológica a diferença de preços não é significativa.
Convém ser bem lavada antes de cozinhar, o ideal é usarem um passador de rede fina e lavar com água corrente para retirar um pequeno revestimento que dá um gosto amargo à quinoa.
Outra dica importante é não cozinharem demasiado, pois é muito agradável trincarmos os grãos crocantes a cada garfada ou colherada.😋




Salada Morna de Quinoa Tricolor

Ingredientes:

1 chávena de chá de quinoa tricolor (ou outra a gosto)
2 chávenas de chá de água ou caldo de legumes
1 colher de sopa de azeite de boa qualidade
vinagre de framboesa q.b.
1 beterraba cozida cortada em cubinhos
folhas de rúcula quantidade a gosto
tomate-cereja biológico quantidade a gosto

Para o vinagrete : Azeite q.b. vinagre de framboesa q.b. e umas gotas de geleia de agave. Agitar dentro de um frasco tapado e fica pronto para temperar a salada.


Método:

Lave muito bem a quinoa com água corrente e dentro de um passador de rede fina. Passe os dedos pelas sementes para ajudar o processo. Escorra bem.

Coloque a quinoa dentro de uma caçarola em lume brando com o dobro da água, 1 colher de azeite e um pisco de sal. Deixe cozinhar cerca de 15 minutos mexendo de vez em quando. Retire do lume e volte a escorrer com um passador de rede fina, caso a água não tenha evaporado por completo.
Volte a colocá-la na caçarola com o lume desligado e tape, espere mais 10 minutos.

Findo este tempo está pronta a utilizar, retire só a quantidade que desejar, o que sobrar coloque numa caixa hermética no frigorífico para futuras utilizações.

Coloque a quantidade necessária para a salada numa taça, junte a beterraba cortada, o tomate-cereja, a rúcula e tempere com o vinagrete. Envolva bem os ingredientes e bom apetite!