Delicia Cremosa de Café [e o meu Segredo Maizena]
10:52
Das memórias de infância, guardo a imagem do pacotinho amarelo da farinha Maizena, sempre presente nas cozinhas da mãe e das avós. Mais tarde, quando comecei a cozinhar aprendi a importância desta farinha nos meus pratos e as suas variadas utilizações. Desde tornar os bolos mais leves e fofos, conseguir os panados mais crocantes, engrossar molhos, dar um toque aveludado aos cremes de legumes e mariscos, garantir a consistência e cremosidade das nossas sobremesas favoritas, são algumas das razões pelas quais nos tornamos inseparáveis.
E, para executar a receita que vos trago hoje com os melhores resultados, o ingrediente-chave, foi a nossa Maizena que mais uma vez saiu da despensa em direção à bancada de trabalho. O resultado não se fez esperar, em poucos minutos obtive uma sobremesa com aroma a café e a cada colherada desejei que não terminasse... Uma delicia cremosa de café! Vão experimentar?
Vou contar-vos um dos meus Segredos Maizena:
Sempre que pulverizarem açúcar (triturar até ficar em pó) e o queiram guardar para futuras utilizações, evitando que este ganhe os habituais "torrões", misturem duas colheres de sobremesa de farinha Maizena, mexem bem e guardam em recipiente hermético, vão ver que o conseguem manter em perfeitas condições, durante muito mais tempo.
Há mais de 110 anos que a Maizena é o segredo mais bem guardado pelos Portugueses.
Agora que já vos contei o meu SEGREDO MAIZENA, qual é o vosso? Gostaria muito de os conhecer!
A marca lançou um passatempo para todos os que queiram partilhar os seus SEGREDOS MAIZENA .Até 22 de abril, podem submeter as vossas receitas confecionadas com Maizena, acompanhadas por uma fotografia e a história do vosso segredo aqui!
De seguida, poderão partilhá-las no Facebook.
Os vencedores serão conhecidos no dia 29 de abril.
Conto convosco?
Delicia Cremosa de Café
(redem 8 copinhos)
1 lata de leite condensado
500 ml de leite
20 g de Maizena
50 g de bolachas torradas
50 g de amêndoa
5 ovos
4 colheres de sopa de café solúvel (preferencialmente de sabor intenso)
1 colher de sopa (rasa) de cacau em pó
Método:
Triture as bolachas e as amêndoas separadamente e reserve.
Junte dentro de uma caçarola o leite, o leite condensado, as gemas, as colheres de café, o cacau, a Maizena, e com uma vara de arames misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogénea .
Leve o recipiente ao lume (que deve ser brando) e vá mexendo até engrossar, estará no ponto quando a sua consistência ficar semelhante a de um pudim. Retire do lume e deixe arrefecer, mexendo ocasionalmente com a vara de arames para evitar que se forme uma pelicula à superfície.
Entretanto, bata as claras em castelo bem firme, pode juntar uma pitada de sal fino.
Quando o preparado estiver totalmente arrefecido, envolva suavemente as claras em castelo, é importante não quebrar o ar das claras, assim os movimentos querem-se delicados até que fiquem bem incorporadas.
Distribua por tacinhas pequenas, coloque por cima uma camada da bolacha triturada e finalize com a amêndoa. Leve ao frio um par de horas antes de servir. Esta sobremesa fica com os seus aromas mais intensos servida bem fresquinha.