Um Bolo para Celebrar o Dia de São Valentim
16:53
O amor não tem calendário, cor ou formas. O amor é simplesmente o amor. Ainda assim para aqueles que gostam de celebrar o dia 14 de Fevereiro de uma forma romântica fica a sugestão.
A Vahiné convidou-me a preparar algo especial para este dia, enviando-me alguns dos seus produtos. Utilizei o Topping de morango para rechear o interior do bolo que se mostrou perfeito dando-lhe aroma e humidade e para a cobertura usei as pastas de açúcar muito fáceis de moldar e trabalhar.
Inspirem-se e amem-se muito, feliz dia de São Valentim!
Um Bolo para Celebrar o Dia de São Valentim
[Massa de bolo de Iogurte]
Ingredientes para a massa:
5 ovos
1 iogurte de pedaços de morango
3 medidas do copo de iogurte de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento Royal
2 medidas do copo de iogurte de açúcar
1 colher de café de corante alimentar vermelho (usei gel)
1 medida do copo de iogurte de óleo vegetal
margarina q.b. para untar a forma
Método:
Pré-aqueça o forno nos 180ºC.
Bata os ovos com o açúcar, o iogurte, o corante e o óleo.
Peneire a farinha com o fermento e vá adicionando aos poucos sempre a bater atá a massa fazer bolhas.
Unte uma forma redonda (22 cm de diâmetro) com margarina . Verta para lá o preparado da massa e leve ao forno cerca de 40 minutos ou até verificar que está cozido. Faça o teste do palito.
Desenforme e deixe arrefecer algumas horas, é particularmente importante o bolo estar completamente arrefecido por dentro e por fora para ser trabalhado.
Ingredientes para a decoração do bolo:
Pasta de açúcar vermelha da Vahiné (250g)
Pasta de açúcar preta da Vahiné (100 g)
Topping de morango da Vahiné (recheio do bolo)
Geleia de fruta usei de marmelo (para a colagem da pasta de açúcar à massa)
Farinha Maizena q.b. para trabalhar a pasta de açúcar
Purpurinas alimentares (opcional)
CMC- expessante alimentar que serve também para colar as aplicações em pasta de açúcar
Montagem e decoração do bolo:
Depois de o bolo estar completamente arrefecido, é necessário nivelar a parte superior do bolo com uma faca bem afiada. Coloque o bolo em cima de uma base para bolos com a superfície voltada para baixo.
Abra o bolo na longitudinal, certifique-se que fica direito. Separe o bolo e recheie o interior dos dois lados. Junte as duas partes, faça uma ligeira pressão de cima para baixo para que fiquem bem juntas.
Polvilhe a mesa de trabalho com a farinha Maizena, trabalhe a pasta de açúcar finamente com a ajuda de um rolo e transfira para cima do bolo até que o cubra na totalidade. Asserte os lados. Corte o excesso com uma faca.
Alise com o acessório próprio ou com as mãos enfarinhadas de Maizena, em movimentos suaves e circulares.
No resto da decoração usei pasta de açúcar preta, depois de trabalhada cortei os corações com a ajuda de cortadores para bolachas, perfurei-os e colei-os à superfície com o CMC. Finalizei com purpurinas alimentares.
Os bolos decorados com pasta de açúcar não precisam de frigorifico para os conservar, o açúcar encarrega-se dessa parte. Nunca os coloquem no frio, nada de humidades! Mantêm-se por mais de uma semana nas melhores condições. Este ficou tão bom que duvido que chegue até dia 14 de Fevereiro, vamos ver! ;)
Um abraço cheio de estima!
Uma sopa Pintada [ Alho-Francês , Batata-Doce Roxa e Nabiças]
10:45
Sopinha para começarmos bem a semana! Os legumes disponíveis neste dia ditaram mais uma versão saborosa de um inicio de refeição. A mim conforta-me a sopa, não só pelos dias frios, mas também por ser um hábito tão enraizado desde criança.
A protagonista da nossa sopa de hoje é a batata-doce um parente afastado da batata comum. A de polpa roxa apresenta também a casca da mesma cor como podem ver na foto. Tem uma textura húmida e o seu sabor é semelhante ao das restantes batatas-doces. No entanto, as propriedades antioxidantes são mais elevadas. Bons motivos para as consumirmos!
Sopa de Alho-Francês, batata-doce roxa e nabiças
Ingredientes:
2 alhos-franceses (só a parte clara)
3 batatas-doces roxas (médias)
2 cenouras
folhas de nabiças q.b.
1 caldo Knorr de legumes
1,5 litro de água fervente
1 fio de azeite
1 noz de manteiga
sal q.b.
Método:
Aqueça a manteiga e o azeite num tacho. Deite para lá os alhos-franceses cortados em rodelas finas, mexa e deixe que amaciem.
Junta-se as batatas e as cenouras descascadas, cortadas em pedaços pequenos e o caldo Knorr dissolvido em 1,5 litro de água fervente. Tempere-se de sal e especiarias. Quando que as batatas e cenouras se apresentarem cozidas reduz-se a puré.
Volta de novo ao lume e assim que levantar fervura juntam-se as nabiças previamente arranjadas.
Cozer em lume brando, corrija os temperos.
Sirva quente.
Para confeccionar esta sopa usei uma panela de ferro fundido esmaltado
Le Creuset, além de bonitas têm a capacidade de reter o calor de forma eficiente, e manter a comida aquecida mesmo quando colocamos sobre a mesa durante alguma tempo.
Boa semana!
Aquele abraço.