Azevias ou Empanadilhas de Batata Doce
18:02Trouxe esta receita do meu outro blogue (que deixou de estar publico) . A foto não está grande coisa, tem já algum tempo ainda assim serve para as ilustrar.
As azevias como eu lhes chamo são sem sombra de dúvida os fritos de Natal pelos quais me perco a par das filhoses de forma, que noutro dia falarei .
Penso que será por conta do recheio, quando bem feito e a preservar todos os aromas que contém, e se levemente perfumado pela canela é extraordinário. Outra das razões que me faz apreciá-los é a massa tenra, fininha e estaladiça....
Por uma questão prática, costumo preparar a massa na Bimby, no entanto deixo aqui as duas formas de o prepararem; com e sem Bimby.
Azevias ou Empanadilhas de Batata Doce
Ingredientes para a massa :
80 ml de água morna
20 ml de aguardente
220 g de farinha sem fermento
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal
40 g de manteiga
Ingredientes para o recheio:
180g de açúcar
100ml de água
+/- 300g de puré de batata doce
raspa da casca de uma laranja
4 gemas
1 colher de chá de canela
1 mãozinha de amêndoas picadas grosseiramente.
Preparação da massa na Bimby:
Coloque no copo a manteiga e o azeite e programe 2 minutos/ temp.100º/ vel. 2.
Junte a água, a aguardente, a farinha e o sal e misture 20 segundos, Vel. 6. Deixe descansar 2 horas.
Costumo levá-la ao frio as 2 horas, fica mais fácil de a estender.
Preparar a massa pelo método tradicional:
Derreta a margarina com o azeite e misture-a ainda quente à farinha misturada com uma pitada de sal.
Enquanto amassa, junte aos poucos a água morna e a aguardente, até obter uma massa elástica e macia. Se necessário adicione mais um pouco de farinha.
Pode acontecer devido às diferentes farinhas utilizadas, pois algumas absorvem mais liquido que outras, dependendo da marca.
Deixe a massa repousar 2 horas no frio embrulhada em filme aderente.
Coza as batatas e reduza a puré.
Leve ao lume a água , a raspa da casca da laranja e o açucar para fazer uma calda, bastam 4 a 5 minutos para começar a engrossar, desligue o lume.
Envolva o puré de batata doce, com a canela , as gemas ligeiramente batidas, e as amêndoas. Adicione a calda em fio e bata para que fique tudo bem ligado. Deverá ficar com uma consistência grossinha, caso seja necessário apurar mais um pouco, leve ao lume mais um pouco para secar. Deve ir mexendo para não pegar. Desligue e deixe arrefecer. Está pronto a usar depois de arrefecido.
Montagem das azevias:
Estenda a massa o mais fino que puder com a ajuda do rolo e de farinha. Recheie com o doce de batata doce e amêndoas e corte os pastéis com o auxilio de uma carretilha ou o topo largo de uma caneca ( como se faz para os rissóis).
Frite-os em óleo quente até estarem dourados e com bolhas, deitando colheradas de óleo quente sobre os pastéis enquanto os está a fritar.
Escorra sobre papel absorvente.
Depois de frias, passe-as por açúcar em pó.
Para os que tiverem interesse podem seguir o blogue no facebook
Um abraço para todos!