Gelatinas refrescantes e saborosas!
Em casa somos todos a gostar.
Tenho recebido de alguns leitores dúvidas no sentido de como usar a gelatina nas sobremesas, particularmente nas equivalência e devida utilização da gelatina em pó e de folhas. Nesta lógica resolvi escrever este post, muito simples e resumido, para que de alguma forma possa servir de ajuda a quem precisar.
Para além de todas as propriedades, a gelatina presta-se a inúmeras preparações culinárias, nomeadamente na confecção de doces.
Em termos nutricionais tem alto valor nutritivo, é uma proteína praticamente pura e de fácil digestão. Refrescante e saborosa, ajuda controlar a vontade de comer doces e ainda estimula a produção de fibras de colagénio.
As mais conhecidas e utilizadas pela maior parte de nós são as de origem animal ; em pó ou em folhas. A primeira aplica-se directamente e a segunda tem de ser hidratada em água fria e depois derretida num liquido quente. A equivalência entre uma e outra é a seguinte: 1 folha de gelatina equivale a uma colher de chá de gelatina em pó.
Existe também a alternativa vegan, esta de origem vegetal, apresenta-se em pó ou em flocos, a alga ágar-ágar. A equivalência ( valores aproximados) desta é a seguinte ; 1 colher de chá de gelatina em pó (de origem animal) equivale a 1 colher (chá) de ágar-ágar em flocos ou 1/2 colher (chá) de ágar-ágar em pó.
Vai uma colherada de frescura ?
Um dia feliz para todos.
Aquele abraço.