Sopinha para começarmos bem a semana! Os legumes disponíveis neste dia ditaram mais uma versão saborosa de um inicio de refeição. A mim conforta-me a sopa, não só pelos dias frios, mas também por ser um hábito tão enraizado desde criança.
A protagonista da nossa sopa de hoje é a batata-doce um parente afastado da batata comum. A de polpa roxa apresenta também a casca da mesma cor como podem ver na foto. Tem uma textura húmida e o seu sabor é semelhante ao das restantes batatas-doces. No entanto, as propriedades antioxidantes são mais elevadas. Bons motivos para as consumirmos!
Sopa de Alho-Francês, batata-doce roxa e nabiças
Ingredientes:
2 alhos-franceses (só a parte clara)
3 batatas-doces roxas (médias)
2 cenouras
folhas de nabiças q.b.
1 caldo Knorr de legumes
1,5 litro de água fervente
1 pitada de cravinho Margão
1 pitada de noz moscada Margão
1 fio de azeite
1 noz de manteiga
sal q.b.
Método:
Aqueça a manteiga e o azeite num tacho. Deite para lá os alhos-franceses cortados em rodelas finas, mexa e deixe que amaciem.
Junta-se as batatas e as cenouras descascadas, cortadas em pedaços pequenos e o caldo Knorr dissolvido em 1,5 litro de água fervente. Tempere-se de sal e especiarias. Quando que as batatas e cenouras se apresentarem cozidas reduz-se a puré.
Volta de novo ao lume e assim que levantar fervura juntam-se as nabiças previamente arranjadas.
Cozer em lume brando, corrija os temperos.
Sirva quente.
Para confeccionar esta sopa usei uma panela de ferro fundido esmaltado Le Creuset, além de bonitas têm a capacidade de reter o calor de forma eficiente, e manter a comida aquecida mesmo quando colocamos sobre a mesa durante alguma tempo.
Boa semana!
Aquele abraço.
Bom dia querida Duxita, estou de volta das minhas férias e cheia de saudades das amigas e dos blogs que a muito não visito. Sempre vejo suas receitas no facebook, e hoje não poderia deixar de vir aqui lhe desejar um Feliz 2015 a si e sua família. Duxita aqui se faz muito calor mas todos os dias cá em casa no nosso jantar não dispenso uma boa sopinha. De alho francês e batata doce é por demais saborosa. Linda sopa, excelente sugestão. Sua Le Creuset é linda amiga. Beijinhos. ótima semana
ResponderEliminarQuerida Josy a sua visita é sempre motivo de grande alegria, aproveito o momento para lhe retribuir os votos de um feliz 2015.
EliminarMuito obrigada, muitos beijinhos.
Também adoro sopas, sejam quentes ou frias.
ResponderEliminarGostei especialmente da cor com que fica.
Um beijinho
Helena
Cooking
Obrigada Helena. A cor é particularmente bonita e o sabor é excelente.
EliminarUm beijinho.
Ficou com um aspecto mesmo cremoso :)
ResponderEliminarBoa semana querida Dulce, um beijinho
http://miascuisinemf.blogspot.pt/
Maria esta batata é óptima para purés.
EliminarBoa semana para ti também, um beijinho.
parece bem cremosa!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Gostei muito desta sopa. Nunca vi por cá à venda esta variedade de batata-doce. Curioso o interior. A fazer lembrar a beterraba. Bem reconfortante, parece-me. Ideal para dias frios.
ResponderEliminarBeijinhos
Patrícia
Patrícia essa foi a sensação que tive quando vi o interior da batata, de facto faz lembrar a beterraba sim!
EliminarObrigada, um beijinho também para ti querida ;)
Essa batata é assustadora! Uma altura comprei a pensar que era da laranja e depois abri e era toda roxa a segregar umas pintinhas brancas estranhas... Pensei que era venenosa ou assim :P Na altura fiz chips, ainda não tinha visto esta tua sugestão, se tivesse talvez fosse diferente! A sopa está muito apetitosa e com uma cor li da :)
ResponderEliminar