Gosto de bolos, tartes e sobremesas com maçãs. Tenho algumas receitas favoritas que de vez em quando são repetidas. Esta fruta casa muito bem com a canela (diria que é quase obrigatório) e outras tantas especiarias como a noz moscada, o cravinho, gengibre ou cardamomo. A maçã promove aquela humidade e maciez que tanto aprecio no miolo dos bolos.
A receita que vos trago hoje tem a particularidade de usarmos também as cascas das maçãs. É muito simples e rápida de preparar . A primeira parte faz-se dentro de um liquidificador, é aqui que juntamos as cascas das maçãs.
Quem tiver Bimby use a vel. 5/6 uns 20 segundos são suficientes. A segunda parte é misturar o preparado obtido (mistura liquida) na farinha, envolver as maçãs e as nozes e levar ao forno.
Não vos disse que era simples? Óptimo para saborear numa tarde fria como a de hoje na companhia da família e amigos.
Sobre as maçãs, estas são de Alcobaça, sempre que posso são estas a minha primeira escolha.
Algumas pessoas referem-se a elas como se de uma variedade se tratasse. Mas não. Maçãs de Alcobaça é a denominação da maçã qualificada como IGP- Indicação Geografica Protegida de diversas variedades. Produto nacional produzido nos conselhos do litoral oeste num sistema de produção integrada. Entre as variedades podemos encontrar: Golden Delicious, Red Delicious, Fuji, Granny smith, Jonagold, Reineta , Pink , Casa Nova e Royal Gala, as que mostro na foto.
Bolo de Maçãs e Nozes
Ingredientes:
4 ovos
300 g de farinha de trigo + 2 colheres de sopa para polvilhar a maçã e as nozes
1 colher de sobremesa de fermento Royal
180 g de açúcar amarelo (se gostarem de bolos para o doce adicionem mais um pouco)
1 colher de sopa rasa de canela em pó
4 maçãs pequenas
1 mão-cheia de miolo de noz
4 maçãs pequenas
1 mão-cheia de miolo de noz
150 ml de óleo de girassol
creme vegetal (margarina) para untar a forma
Método:
Ligue o forno dos 180ºC e unte uma forma de chaminé com creme vegetal (margarina).
Descasque as maçãs.
Coloque as cascas dentro de um liquidificador juntamente com o açúcar, os ovos, o óleo e a canela. Prima o botão até obter uma mistura homogénea. Junte o fermento e volte a bater alguns segundos.
À parte coloque a farinha dentro de um recipiente. Misture aos poucos o preparado liquido à farinha, mexendo sempre com uma colher de pau por exemplo. Corte as maçãs em pedacinhos, passe-as por farinha, tal como as nozes e envolva na massa.
Verta para dentro da forma untada e leve ao forno cerca de 25 minutos, dependendo dos fornos. Fique atento não convêm deixar secar muito, um bolo com um miolo ressequido perde toda a graça.
Espere que arrefeça para desenformar. Coloque num prato de servir e se gostar polvilhe com açúcar e canela.
Aceitam uma fatia? Eu vou fazer o chá!
Bom fim-de-semana!