Tagliatelle de Cogumelos com Carne de Porco e Amêijoas









Posso facilmente assumir que adoro massas frescas. Esta minha versão foi servida com os ingredientes de todos dias, juntei uma mão cheia de amêijoas que andavam perdidas numa das gavetas da arca frigorífica e que na minha opinião vieram elevar os sabores do prato.
Foi um jantar simples e de conforto, aprovado pelos comensais desta cozinha, porque a vontade de um prato de massa já andava à espreita.
Utilizei uma tagliatelle fresca de cogumelos , mas não se acanhem em experimentar com outro tipo de massa ao vosso gosto,  até mesmo com o habitual esparguete ficará muito bem.

Para a elaboração desta receita contei com a preciosa ajuda da Shallow Casserole da marca Le Creuset . 
Antiaderente, robusta e a espalhar charme por onde passa,  não resisti levá-la até à mesa!



Tagliatelle de Cogumelos com Carne de Porco e Amêijoas



Ingredientes:

800 g de carne de porco cortada em cubos pequenos
amêijoas +/-500 g (já depurada)
300 g de cogumelos marron (podem ser outros)
250 de tagliatelle de cogumelos (Fungui Porcini)
1 pimento vermelho cortado em tiras finas ( usei dos italianos são aqueles fininhos e compridos, parecem malaguetas gigantes )
100 ml de vinho do porto
1 fio de azeite
vinagre q.b. para a marinada da carne
alhos q.b.
pimenta q.b
sal q.b.
cebolinho fresco q.b.






Método:

A carne deve ser posta a marinar de preferência na véspera. Tempere com sal, pimenta, alhos e um pouco de vinagre, envolva, tape com película aderente e deixe a marinar no frigorífico.O vinagre amacia a carne de porco, tornando-a mais suculenta, reduzindo portanto o tempo de cozedura desta. Não deixa gosto porque ao cozinhar evapora. Caso prefiram podem usar um vinagre balsâmico.

Aqueça o azeite numa caçarola alta e de preferência com tampa, junte o pimento , a carne e o vinho do porto, deixe cozinhar cerca de 10 minutos . Adicione os cogumelos já partidos e as amêijoas, aumente o lume e vá sacudindo a caçarola de vez em quando até estas abrirem.

Entretanto coza o Tagliatelle com água abundante e sal de acordo com as instruções do fabricante , até estar al dente. Escorra-a e adiciona-a à carne, salteando por breve instantes até estar tudo envolvido.
Retire do lume, finalize polvilhando com cebolinho fresco picado e sirva de imediato.









partilhar esta receita

7 comentários

Obrigada por deixar comentário.