Coroa de Massa Choux com Creme de Pasteleiro

Com vários blogs, a exibirem uns fantásticos profiteroles, os últimos que vi, deixaram-me com água na boca , estou a falar dos profiteroles da Olivia do Alquimia dos Tachos . Fiz a massa Choux , optei pela versão coroa . Para o recheio, fiz creme pasteleiro , ambas as receitas, massa e creme estão no livro base da Bimby , dobrei a quantidade da massa , o recheio chegou, e sobrou, guardei uma boa parte no frigorifico para a tentação que se segue. . .


                               Coroa de Massa Choux com Creme de Pasteleiro
Ingredientes para a massa:

250g de água
100g de margarina
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açucar
160g de farinha
4 ovos grandes

Preparação da massa na Bimby(Thermomix)

Pese a farinha e reserve.
Deite no copo a água, a margarina, o sal e o açucar e programe 5 minutos/Temp. 100º/ Vel. 1.
Junte  a farinha de uma só vez e programe 15 Seg/Vel.4.
Deixe a massa arrefecer uns 5 minutos retirando o copo da base.
Bata os ovos à parte e junte à massa com a máquina na Vel. 4.
Deixe repousar a massa no saco de pasteleiro ( não usei saco de pasteleiro, usei colheradas)
Pré-aqueça o forno a 200ºC e . Forre um tabuleiro de papel vegetal, desenhe um circulo com um lápis e vá dispondo de colheradas de massa todas juntas, até preencher o circulo.






Leve ao forno cerca de 25 a 30 minutos, até a massa ficar cozida, convém ir vigiando.
Quando terminar o tempo de forno, não retire logo para fora, deixe ficar dentro do forno uns 15 a 20 minutos.

 

 Quando se retira do forno, deixa-se arrefecer um pouco, com o auxilio de uma faca comprida e que corte bem, corta-se na longitudinal, separando ao meio para se colocar o recheio.
Depois de recheado, coloca-se de novo, a parte de cima a tapar o recheio.
Polvilhei com açucar em pó, e decorei com raspas de laranja.


Ingredientes para o creme pasteleiro:

130g de açucar
casca de laranja e limão (só a parte colorida)
2 ovos
2 gemas
2 colheres de sopa de açucar baunilhado
600ml de leite
30g de farinha maizena

Preparação do creme de pasteleiro na Bimby:

Deite no copo o açucar e pulverize à Vel. 9. A seguir junte as cascas de laranja e limão e programe de novo Vel. 9. Incorpore os restantesingredientes e programe 6 Minutos/Temp. 90ºC /Vel. 4.


Preparação da massa pelo método tradicional :

Ponha a água e a margarina num tacho ao lume, aqueça até a margarina derreter e deixe levantar fervura.
Junte-lhe a farinha de uma só vez, retire ao tacho do lume e bata vigorosamente com uma colher de pau , até a mistura começar a juntar-se numa bola macia e se despegar das paredes da panela.
Bata os ovos e junte uma pequena porção de cada vez, envolva até formar uma massa macia e fina, suficientemente espessa para manter a forma. Coloque dentro de um saco de pasteleiro, e faça pequenas bolas para cima do papel vegetal, ou forme bolas com colheradas, e disponha-as em cima do papel, devem apenas tocar umas nas outras. Levar ao forno.

                                                                       São servidos???

partilhar esta receita

36 comentários

  1. Desta maneira nunca tinha visto, em "formato familiar" eh eh eh gostei...

    ResponderEliminar
  2. fantàsticos amiga 5* parabens.

    Bom fim de semana prolongado.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Duxa, Duxinha

    Que maldade esta fazendo comigo. Acabei de deixar 1 comentario em 1 cozinha amiga, dizendo que hoje optei por não almoçar, estou verde de fome e me deparo com esse manjar dos deuses. Assim não me controlo... Ficou extremamente linda... Com certeza deliciosa. Preciso comprar uma Bimby correndo...bjos
    Um lindo final de domingo

    ResponderEliminar
  4. O meu marido vai adorar maravilha,bjokinhas Duxita linda

    ResponderEliminar
  5. DIFERENTE E BEM APETITOSO VOU LEVAR RECEITA ACHO QUE MEU MARIDO VAI GOSTAR MUITO!

    ResponderEliminar
  6. Sou servida sim... Ainda vou a tempo de uma fatiazinha????

    Que delicia que deve ter ficado!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que tentação, Duxa,
    tenho uns choux para fazer, mas de bacalhau, com estes para sobremesa era a refeição perfeita
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Um espanto Duxa! Optima ideia. ficou mesmo com um aspecto delicioso.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Qué original... es típico de tu tierra? me ha encantado

    ResponderEliminar
  10. Duxa,
    simplesmente linda e deliciosa, esse creme é de babar.
    Fica com Deus minha querida!

    bjs,
    Andréa...

    ResponderEliminar
  11. Então não sou servida???É claro...Que coisa mais boa que tu fizes te Duxa!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  12. Hola Isabel, não é tipico daqui, na verdade apesar de ter nome Francês (patê à choux ), li que esta massa foi inventada por um chef Italiano de nome Panterelli.
    Besitos guapa:)

    ResponderEliminar
  13. FICOU UMA VERDADEIRA E DIVINA TENTAÇÃO .
    EU ADORO PROFITEROLES .
    BJS

    ResponderEliminar
  14. je n'ai jamais vu de choux présentés de cette façon.
    Original. Bravo!!!
    A très bientôt.

    ResponderEliminar
  15. This must be gooood! Nice regards to you Duxa

    ResponderEliminar
  16. Hola, soy Irina, yo vivo en Italia, pero de origen ruso :-) Me gusta tu blog y te sigo y te invito a seguir mis recetas y blog .
    Este plato se ve riquísimo!!!

    besos Irina

    P.S.: excusa por mi español :-)

    ResponderEliminar
  17. ai, amiga Duxa, mas que coisa maravilhosa! Uma verdadeira tentação.
    Ficou linda a tua coroa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Que tentação maravilhosa que aqui colocas querida.
    Até estou com água na boca.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Claro que sou srvida! Essa fatia está mesmo recheada e fica já para mim :) bom carnaval.

    ResponderEliminar
  20. Amiga,reparei que não tens o selo de Super Cozinheira que te ofereci em Fevereiro :(
    Se há alguém que o merece és tu querida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Ainda estou de boca aberta!!! oh que delicia!! bjks

    ResponderEliminar
  22. Que maldade Duxa, até me estou a babar...isto nao se faz...ta fantastico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. This look wonderful! Have not tried this before, I love anything citrus, and I'm sure that I would like this! Thank you.

    ResponderEliminar
  24. Duxa,
    Ficaram lindos estes chouxs... Gostei da maneira que fizestes. Estão com um aspecto delicioso : )
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Super, super tentador, então a´última foto da fatia aiiiiiiii morri heheheh, deve ser de lamber os dedos!

    ResponderEliminar
  26. Parece ter ficado muito bom, só falta mesmo provar para conprovar... hi... hi..

    Bjinho
    Maria José

    ResponderEliminar
  27. Este postre lo he tomado ..pero de otra forma ...te ha salido precioso ..seguro que buenisimo ...besos MARIMI

    ResponderEliminar
  28. Amiga,
    Vc nem faz ideia do q é ver essa gostosura com o tempo chuvoso q está por aqui...Uma delícia!
    Dá vontade de ficar o "dinterim" no sofá enrolada no edredom... e com esse lanche servido seria a mióo parte! =]
    Eu gostei...
    Um bejim grande no seu coração... se for feriado aí...bom feriado!

    ResponderEliminar
  29. Nossa que delicia, eu queria tanto ser sua vizinha pra dar uma passadinha ai e me deliciar com essa gostosura !!!!

    bjos

    ResponderEliminar
  30. Dulce, deve ter ficado uma delicia, bjs e bom carnaval!

    ResponderEliminar
  31. Ai Meu Deus, é cada uma melhor que outra. Só coisinhas boas a sairem desta cozinha :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Adoro massa choux. Ai que Coroa deliciosa! Yammy!

    ResponderEliminar
  33. Duxinha
    Claro que sou servida, ficou uma maravilha! Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Duxa que ideia fantastica tiveste, ficou linda esta coroa :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Olá Duxa.
    Adoro o teu blog, receitas fantásticas. Uma palavra também para a forma como descreves as receitas, linguagem muito simples e clara.
    As fotos também são de qualidade superior.

    Adorei esta receita, nomeadamente o creme de pasteleiro, parece delicioso, no entanto não tenho bimby, pode-se fazer este creme pelo método tradicional? Se sim podes explicar-me?
    Deixo o meu e-mail: crlsbessa9@gmail.com

    Aproveito também para divulgar o meu blog: http://cozinharomatica.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.