Salada Morna de Quinoa Tricolor
A quinoa (cujo nome significa “grão materno”) é considerada um dos alimentos mais completos em nutrientes. Conhecida pelo seu alto teor em proteína e muito rica em fibra consegue garantir por algum tempo sensação de saciedade.
Por curiosidade, a quinoa era conhecida pelos Incas como "a mãe de todos os grãos" e foi cultivada pela primeira vez há mais de 5000 anos.
Alimento muito saudável, versátil e muito prático. Estes pequenos (super) grãos ou sementes como lhe queiram chamar, ganharam há muito a minha simpatia.
Hoje partilho convosco esta salada muito simples e não fiquem a pensar que fiquei com fome!
Para quem não sabe a quinoa pode ser misturada em diversos pratos, sopas, tartes, massa de pães , iogurtes e outros. É portanto uma boa opção para ser incluída no nosso dia a dia.
Utilizei a tricolor, uma mistura de 3 grãos (branca, vermelha e preta) gosto bastante. Ah... e se puderem optem pela biológica a diferença de preços não é significativa.
Convém ser bem lavada antes de cozinhar, o ideal é usarem um passador de rede fina e lavar com água corrente para retirar um pequeno revestimento que dá um gosto amargo à quinoa.
Outra dica importante é não cozinharem demasiado, pois é muito agradável trincarmos os grãos crocantes a cada garfada ou colherada.😋
Salada Morna de Quinoa Tricolor
Ingredientes:
1 chávena de chá de quinoa tricolor (ou outra a gosto)
2 chávenas de chá de água ou caldo de legumes
1 colher de sopa de azeite de boa qualidade
vinagre de framboesa q.b.
1 beterraba cozida cortada em cubinhos
folhas de rúcula quantidade a gosto
tomate-cereja biológico quantidade a gosto
Para o vinagrete : Azeite q.b. vinagre de framboesa q.b. e umas gotas de geleia de agave. Agitar dentro de um frasco tapado e fica pronto para temperar a salada.
Método:
Lave muito bem a quinoa com água corrente e dentro de um passador de rede fina. Passe os dedos pelas sementes para ajudar o processo. Escorra bem.
Coloque a quinoa dentro de uma caçarola em lume brando com o dobro da água, 1 colher de azeite e um pisco de sal. Deixe cozinhar cerca de 15 minutos mexendo de vez em quando. Retire do lume e volte a escorrer com um passador de rede fina, caso a água não tenha evaporado por completo.
Volte a colocá-la na caçarola com o lume desligado e tape, espere mais 10 minutos.
Findo este tempo está pronta a utilizar, retire só a quantidade que desejar, o que sobrar coloque numa caixa hermética no frigorífico para futuras utilizações.
Coloque a quantidade necessária para a salada numa taça, junte a beterraba cortada, o tomate-cereja, a rúcula e tempere com o vinagrete. Envolva bem os ingredientes e bom apetite!
2 comentários
Olá Dulce,
ResponderEliminarObrigada pela maravilhosa partilha!
Adoro saladas e de quinoa ainda mais, e esta vou mesmo
ter de a experimentar!
Beijinhos e uma ótima semana,
Paula G.
Que aspecto fantastico!Adoro saladas...
ResponderEliminarAs fotos estão lindas.
Beijo
Elsa
https://flor-de-rosmaninho.blogspot.pt/
Obrigada por deixar comentário.