Hummus a Ocidente
Olá a todos, muito consumido no Médio Oriente, nos ultimos anos tornou-se um prato muito apreciado no Ocidente, apesar da sua origem árabe, também Israel o considera um prato seu, em Londres encontramos restaurantes e bares cuja especialidade assenta em hummus, palavra que significa em árabe grão de bico.
Vegetariano, muito nutritivo e pouco calórico, de gosto peculiar e que vícia.
Ingredientes que utilizo:
- 2 chávenas de chá de grão de bico de preferência cozido em casa sem adição de sal
- água da cozedura do grão (cerca de 4 colheres de sopa são suficientes)
- 4 colheres de sopa de Tahini ou a mesma quantidade de manteiga de amendoím
- sumo de 1 limão
- raspa da casca de 1 limão
- 4 colheres de sopa de azeite de boa qualidade
- 2 dentes de alho picados finamente ,
não esmagados - 2 colheres de sopa de iogurte grego ou natural
- sal a gosto
- 1 colher de chá de cominhos em pó
- paprika (opcional)
- pimenta a gosto
- salsa picada (opcional)
Podem utilizar grão cozido de frasco, há quem retire a pele ao grão depois de cozido, confesso que não tenho paciência para tal aventura.
Preparação:
- Colocar o grão de molho, de um dia para o outro. Cozer sem adição de sal, até que fique macio, escorra e reserve parte da água da cozedura.
- Colocar todos os ingredientes dentro de um liquidificador ou na bimby e triturar até obter um creme homogénio, se necessário adicionar mais 1 ou 2 colheres de sopa da água da cozedura para que fique com uma textura cremosa, no final rectifique os temperos, coloque numa taça , leve ao frio umas horas, na altura de servir verta um fio de azeite por cima e polvilhe com salsa picada se gostar, acompanhe com umas tostas ou pão pita.
23 comentários
Que beleza Duxinha, gostei de saber mais sobre o Hummus que não sabia. Bjs
ResponderEliminarInteressante essa receita. Nunca ouvi falar, acho que vale apena experimentar
ResponderEliminarbjos
Duxinha querida, adoro Hummus, assim como outras iguarias culinárias, gostei muito de saber mais sobre ele, além da sua linda apresentação, aprendemos mais um pouco. Amei a receita super prática, seu conjunto azul, é muito lindo...bjoka um excelente domingo amiga
ResponderEliminarDuxa querida
ResponderEliminarAqui em São Paulo temos uma comunidade de descendentes árabes muito grande. Adoro hummus e babaganuche (de brinjela) além de tantas outras delícias. Sua receita está muito apetitosa, nunca fiz em casa mas é uma oportunidade para tentar. Obrigada por compartilhar.
beijos
Tenho andado bem curiosa com o hummus e acho que tenho de fazer para acompanhar um petisquinho!!!
ResponderEliminarBjoka
Rita
nao conhecia mas parece ser muito bom obrigada pela apartilha beijinhos b.d
ResponderEliminarNunca he preparado el hummus en casa, pero me encanta comerlo untado en tostadas.
ResponderEliminarBesos
Nunca ouvira falar desta pasta, mas simpatizei com a ideia, agora que me encontro numa onda de reduzir ao máximo o consumo de carne.
ResponderEliminarPrometo que vou experimentar.
Beijos,
Nina
Duxa, ando com essa receita debaixo do olho estou com muita vontade para experimentar. Depois de a ver aqui no teu blog e tão bem explicadinha não resisito e sei que quando tiver visitas inesperadas venho aqui tirar a receita.
ResponderEliminarPor acaso sabes por quanto tempo se pode guardar e se se pode guardar!?
Gostei muito da consistência.
Beijinhos
Olá Duxinha!
ResponderEliminarBela explicação adorei!
Uma delícia de receita!
bjs,
Andréa....
Olá Susana, penso que se guardares no frigorifico em tacinha de vidro tapado com pelicula aderente aguenta bem pelos menos 5 dias,os ingredientes são muito seguros, nada se estraga desde que permaneçam no frigorifico, a consistência também não se altera, o meu máximo foram 3 dias...porque acabou;)
ResponderEliminarNina, há muito que estou a reduzir a carne da minha alimentação,principalmente as vermelhas, é importante fazer boas escolhas alimentares.
Obrigada a todas, beijinhos e uma boa semana.
Duxa não conhecia hummus, achei interessante e vou ter de experimentar para aprovar :)
ResponderEliminarBeijinho
Brutal! Adoro hummus!!!
ResponderEliminarAchei muito interessante a raspa do limão e o iogurte grego! Costumo fazer hummus mas não uso esses ingredientes na minha receita.
Beijinho
Gostei desta sugestão que lembra países longinquos, com cheirinho a Ocidente. Eu desconhecia este nome mas um dia destes vou experimentar!
ResponderEliminarBeijinhos
O conjunto de louça é lindo e encaixa lindamente:)
Nunca tinha visto essa receita...e gostei da parte do ser pouco calorica ;)
ResponderEliminarestou a fazer uma onda de solidariedade no meu blog onde ofereço uma paleta de 48 sombras e 4 blushs, para ajudar uma familia(inclui uma criança de 4 anos) com necessidades. Se puderes ajuda ;)
Duxinha,
ResponderEliminarAmiga andamos em sintonia de novo : )
Tambem fiz hummus esta semana. O teu esta com um aspecto maravilhoso, e de certeza uma delicia : ) As fotos e a apresentacao esta linda.
Beijinhos
Olá Duxa, já tinha ouvido falar de Hummus e tinha ideia que era mesmo muito picante! Mas pela receita não me parece assim tão picante e acho que vai bem num lanchinho com os amigos nestes dias mais quentes.
ResponderEliminarBeijinhos
Olá Caminhante,fica descansada que não é nada picante, mesmo nada, a não ser que alguém ponha picante na receita porque goste.
ResponderEliminarUm beijinho.
Quanto tempo que não passo por aqui ...
ResponderEliminarRsrsrs
Saudades.
Duxa querida, adorei a receitinha, vou leva-la comigo!
ResponderEliminarBoa semana!
Bjim
BOM DIA DUXA, VIM APRECAR AS TUAS DELICIAS... E LHE DESEJAR UM ÓTIMO DIA!
ResponderEliminarBjs
Maria
Duxa,
ResponderEliminarEu adorrrrrrrrrrro hummus, e aqui com tantos imigrantes é uma coisa que se come em qq esquina. No meu blogue há uma receita um pouco diferente da tua, e um pão que faço qd preparo hummus que tens de experimentar. Procura em pão grelhado libanês.
bjs e boa semana
Obrigada pela dica do pão Ana, vou conhecê-lo assim que puder; ontem conheci uma outra receita que leva batata doce, fiquei muito curiosa, deve casar muito bem.
ResponderEliminarBeijocas.
Obrigada por deixar comentário.