Regresso brevemente




Estou a fazer uma curta pausa nas duas cozinhas, espero que compreendam.
Recebi alguns emails questionando se estaria tudo bem, sim, está tudo bem. Obrigada pela vossa atenção e carinho. Apenas se impunha a necessidade de algum descanso e afastamento, sentia um certo desgaste, o que nesta altura do ano, considero ser natural.
Pensei que a interrupção fosse mais pequena, daí não ter feito um post a avisar-vos.
Tenho saudades vossas, regresso brevemente.
Beijinhos.

Tofu Fumado com Molho de Laranja


Hoje deixo-vos uma sugestão veggie. Faço com alguma regularidade tofu, é saudável, e quando bem temperado, fica uma delicia.
Inspirei-me aqui , gostei da receita , achei que ficaria bem , e de facto não me defraudou as expectativas, pelo contrário, ficou muito interessante.

                                       Tofu Fumado com Molho de Laranja

Ingredientes para 4 pessoas:

2 blocos de tofu fumado com 200g cada
4 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de vinagre bálsamico
1 colher de chá de gengibre ralado
4 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de óleo de sésamo ou azeite
sumo de 1/2 laranja
120 ml de água
1 colher de sopa de amido de milho
2 colheres de sopa de açucar mascavado


Preparação:

Parta o tofu em pequenos cubinhos. Misture num recipiente o sumo de laranja, o molho de soja, os alhos picados, o gengibre, e o vinagre, deixe a marinar cerca de 1 hora.
Num wook ou similar, adicione o óleo de sésamo, assim que estiver quente, junte o tofu, volte-o várias vezes, para que cozinhe todos os lados, e adquira um tom dourado ( uns 7 a 8 minutos ).
Num outro recipiente, coloque o liquido da marinada, o açucar mascavado, junte também a água com a colher de sopa de amido de milho, mexa para dissolver bem, assim que o molho começar a engrossar, adicione o tofu, envolva.

Sugestão:  Sirva polvilhado com salsa picada na altura e sementes de sésamo pretas, acompanhei com Tagliatelle  Paglia e Fieno.

Notas: Se o molho engrossar mais que a conta, adicionem um pouco mais de água e mexam.

Bolo de Claras com Amêndoas




As claras congeladas, já ocupavam lugares que não lhes pertenciam, estava na hora de começar a gastar parte delas, assim gastei o primeiro saquinho de dez. Guardo-as primeiramente dentro de um frasco no frigorifico, assim que chegam à dezena, passam para um saco e acomodam-se no congelador.

Omiti as "voltas" à torta e saiu um bolo.
Eu explico, esta massa pertence à receita desta torta. Desta vez, decidi fazer um bolo com forma rectângular, para o poder cortar em pequenos quadradinhos e servi-lo de forma mais informal.
O recheio de chocolate, apliquei-o à superficie, e transformou-se numa deliciosa cobertura .
Desta forma simples, a torta sem as suas "voltas", passou a bolo : )



                                        Bolo de Claras com Amêndoas

Ingredientes:

10 claras de ovo
gotas de sumo de limão ( +/- 1 colher de chá )
180g de açucar ( poderão aumentar mais 50g , caso gostem )
150g de amêndoa triturada com ou sem casca ( usei com casca)
100g de farinha de trigo com fermento

 Preparação:
  1. Triture as amêndoas, misture-as no açucar e na farinha, com uma vara de arames, reserve.
  2. Bata as claras em castelo bem firme, adicionando umas gotas de sumo de limão.
  3. Entretanto pré-aqueça o forno nos 180ºC.
  4. Unte um tabuleiro quadrado ou rectângular com margarina, forre com papel vegetal, e volte a untar o papel vegetal.
  5. Misture delicadamente a mistura seca ( amêndoas, farinha e açucar ) , sobre as claras, envolva com movimentos suaves, mas de forma a que fique tudo muito bem envolvido, tentando não partir as claras.
  6. Verta o preparado para o tabuleiro, deve nivelar a massa com a ajuda de uma espátula ou similar, leve ao forno cerca de 20 minutos.
  7. Desenforme, deixe arrefecer um pouco. Entretanto pode ir fazendo a cobertura, enquanto o bolo arrefece.
  8. Aplique a cobertura e polvilhe com amêndoas, nozes, avelãs ou, o que gostar, depois de frio corte pequenos quadradinhos, que podem ser servidos em forminhas de papel.



Notas: A cobertura será a gosto de cada um, eu utilizei 100g de chocolate culinária, 2 colheres de sopa de manteiga sem sal e 2 colheres de sopa de leite.
Derrete-se em lume baixo o chocolate com a manteiga e o leite, mexe-se bem até obter um creme homogénio e brilhante, aplica-se de imediato.
Medidas aproximadas do tabuleiro que usei 28x20.




Muffins de Framboesas com Chocolate Branco



É caso para dizer : "The gods must be crazy !".
Vocês não sabem, eu conto-vos, descobri que gosto de chocolate branco ( outro motivo para me preocupar),  até aqui, a minha atenção estava focada nos chocolates pretos com amêndoas, avelãs ou nozes (todos eles pouco calóricos note-se, por esse motivo irresistíveis...o sabor do branco nunca me seduziu), agora esta pequena surpresa, um gosto novo..., tão pouco saudável, e tão calórico..., insisto : "Os deuses devem estar loucos!".
Quanto aos muffins, são deliciosos, façam-nos porque vão gostar, quem sabe descobrem um gosto novo, tal como eu :)

                                  Muffins de Framboesas com Chocolate Branco



Ingredientes:

1 chávena = 220ml

2 colheres de sopa de sumo de limão
1 chávena de leite à temperatura ambiente
1/2 chávena de óleo ( coloquei um pouco menos)
1 ovo
2 chávenas de farinha de trigo ( usei com fermento)
1 colher de café de bicabornato de sódio
1 pitada de sal
2/3 de chávena de açucar
2/3 de chávena de chocolate branco cortado em cubinhos pequenos
1 chávena de framboesas ( se usar congeladas, não descongelar )



Preparação:

Ligue o forno nos 190ºC.
Dentro de um recipiente, coloque o sumo do limão, o óleo, o leite e os ovos, bata até ficar homogénio.
Noutro recipiente, junte a farinha peneirada com o bicabornato, o açucar, o sal , o chocolate, misture todos os ingredientes. Adicione as framboesas e envolva-as na mistura.
Junte o preparado liquido,  aos ingredientes secos, mexa de forma a que tudo fique bem incorporado.
Verta o preparado para as forminhas de papel*, dentro do tabuleiro de muffins, ou similar.
Leve ao forno pré-aquecido, cerca de 20 minutos, faça o teste do palito.

Notas: * Poderão untar o tabuleiro dos muffins e assim verter directamente sobre este, ficará ao vosso critério, nem sempre é fácil descolar os bolinhos do papel, se forem crianças, deixam lá metade do bolo " preso" ao papel.
Depois de prontos, polvilhei-os com um pouco de açucar baunilhado.


Fonte: ( aqui )

Creme de Maçãs com Canela e Aveia



Faço este creme há já alguns anos, preparo-o na véspera, para o pequeno-almoço do dia seguinte. Por vezes, troco as maçãs por peras, depende da época e das frutas disponiveis em casa.
Nas manhãs mais quentes e preguiçosas, em que não apetece preparar o pãozinho, misturo um iogurte natural com 3 a 4 colheres de sopa  deste creme, e acreditem que se fica muito bem. Nutritivo, pouco calórico e deliciosamente simples. 
Num destes dias, cuidei melhor da sua aparência, servi em tacinhas, decorados com paus de canela e crocantes de avelãs, pediram-me para voltar a fazer....é bom sinal, afinal este creme de maçãs, revelou-se também, uma sobremesa muito simpática.

Ingredientes para 4 tacinhas:

6 maçãs rijas, descascadas e cortadas em gomos finos
1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
3 colheres de sopa rasas de acuçar amarelo
4 colheres de sopa cheias de flocos de aveia
1 pau de canela
1 colher de sopa rasa de canela
1 colher de chá de essência de baunilha




Como se prepara:


Levar ao lume, um tachinho com a manteiga, o açucar, a essência de baunilha, os pedaços das maçãs, a aveia, e a canela , envolver tudo com a colher de pau, e deixar cozinhar cerca de 7 minutos, até que as maçãs fiquem macias, mexendo algumas vezes.
Retire do lume, reserve o pau de canela e triture tudo, até obter uma polpa.
Verta para as tacinhas, e coloque-as no frigorifico cerca de 30 minutos antes de servir.

Notas: Decorei com crocantes de avelãs, também ficam bem com amêndoas torradas, nozes, ou mesmo simples.
Deverão ajustar a quantidade de açucar, ao vosso gosto, e ao tipo de maçãs/frutas que utilizarem, as que usei eram um pouco ácidas.



Tarte de Requeijão com Amêndoas e Avelãs



Uma tarte de requeijão diferente das que fiz até agora, e por ter ficado deliciosa, merece ser aqui partilhada.
Estive a ver as receitas de tartes publicadas e cheguei à conclusão que na grande maioria delas, adiciono amêndoas, o que torna incontestável a minha grande paixão pelos frutos secos . 
A esta tarte, decidi misturar também pão ralado ao preparado do recheio, formou um interior diferente e muito interessante.



 

                                                Tarte de Requeijão com Amêndoas e Avelãs


Ingredientes:

1 rolo de massa quebrada
1 requeijão ( 170g )
4 ovos
raspa fina de 1 limão
1 pitada de sal
150 g de açucar amarelo
4 colheres de sopa de pão ralado
4 colheres de sopa de amêndoas e avelãs picadas grosseiramente (e com casca )

 
Preparação:


Desenrole a massa quebrada aproveitando o papel vegetal que vem com ela, forre uma tarteira com aproximadamente 26cm de diâmetro, pique o fundo desta com um garfo, e reserve.
Ligue o forno nos 200ºC, na altura de colocar a tarte no forno, baixe para os 180ºC.
Esmague o requeijão com um garfo, adicione a raspa da casca do limão.
Pique num robot, as amêndoas e as avelãs, com casca e grosseiramente.
Bata os ovos com açucar, até que estes fiquem volumosos, adicione a esta mistura,
o requeijão, o pão ralado, o sal, as amêndoas e avelãs, envolva tudo muito bem, e verta para a tarteira .
Leve ao forno cerca de 30 minutos, ou até a tarte ficar com um tom dourado.

Notas: É importante colocar a tarteira na segunda posição (grelha) do forno a contar de baixo, deste modo asseguramos que o fundo da tarte fique bem cozida.
 
 


 




Iogurtes de Baunilha para Reutilizar uma Vagem


O aroma da baunilha, sempre foi uma paixão desde o tempo de criança, a este, juntavam-se o morango e o chocolate, juntos, ou em separado, todos eles com o seu encanto e perfeitos.

Reutilizo a vagem duas a trés vezes, e quase sempre, terminam a aromatizar os iogurtes. O sabor desta  é intenso e genuíno, para mim, uma delicia.


                                                                Iogurtes de Baunilha




Notas: Quando distribuimos o preparado pelos copos, as particulas da vagem tendem a ficar no fundo do copo, há quem goste de as ver pelos iogurtes ( pessoalmente não ligo, são muito irregulares e tendem a ficar todas juntas), nesse caso convém voltar a agitar a mistura, para que sigam um pouco por todos os copinhos.
Se utililizarem leite gordo ou meio gordo, necessitam apenas, de 8 a 10 horas de iogurteira.
As mesmas horas de frio.
Para a reutilização das vagens, lavá-las depois de utilizadas, limpar o excesso de água com papel absorvente, deixar secar ao ar, e embrulhá-las em pelicula ou papel de aluminio.
A quantidade de leite que indico, serve para uma iogurteira com 6 copinhos, cuja capacidade aproximada é de 150ml por copo.

Gosto dos iogurtes pouco doces ( ou quase sem açucar ), deverão ajustar o açucar ao vosso gosto,
com 4 a 5 colheres de sopa de açucar, já satisfazem os mais gulosos.




Preparar na Bimby:

Abra a vagem na longitudinal, com uma faca bem afiada, e com o bico desta, raspe o interior da vagem, para dentro do leite.
Colocar o leite no copo, e programar 6 Minutos, Temp. 90ºC / Vel. 1.
Retirar o copo da base, para que arrefeça mais rápido , assim que atingir os 50ºC, juntar o resto dos ingredientes e programar 4 minutos/ Vel .3 / Temp. 50ºC.
Distribuir o preparado pelos copinhos da iogurteira, e proceder como indico em cima, para o método tradicional.