Ceviche de Bacalhau Fresco

6 de setembro de 2017 0 comentarios




Os dias quentes convidam a pratos leves e frescos, hoje falo-vos de um ceviche que serviu de entrada, a um dos jantares cá de casa, nos útimos dias.
Para os que não conhecem, o ceviche é uma especialidade Peruana. A técnica utiliza elementos ácidos (sumos cítricos) para marinar o peixe, de referir também a importância das especiarias que em combinação com o azeite, penetram na estrutura do peixe promovendo suculência (azeite) e sabor (especiarias). É da máxima importância utilizar peixe muito fresco e conhecer bem a sua proveniência.

 A marinada cítrica a que submetemos o peixe durante um determinado período de tempo, faz com que este adquira uma textura particular e um sabor que a meu ver é formidável. Podemos também observar a sua cor esbranquiçada própria da acção do ácido. Ao líquido resultante da marinada (ácidos + sucos libertados pelo peixe) dá-se o nome de "leite de tigre", por um lado devido à sua cor esbanquiçada e por outro, porque muitos acreditam que este líquido nos fornece força e energia.



Ceviche de Bacalhau Fresco


Ingredientes:
(2 pessoas)


1/2 alho-francês laminado
1/2 cebola roxa laminada
1/2 pimento vermelho em cubinhos
1/2 manga madura e firme cortada em cubinhos
sumo de 1 limão
sumo de 1 laranja
1 dente de alho esmagado
gengibre fresco ralado (1 colher de sobremesa)
coentos frescos (1 colher de sopa)
azeite (3 colheres de sopa)
pimenta rosa q.b.
flor de sal q.b.


Método:

Deixe descongelar as supremas de bacalhau. Com um faca de corte preciso, corte o peixe em pequenos cubinhos. Disponha para dentro de uma saladeira, regue com o sumo da laranja e do limão. Junte a pimenta, o gengibre, o dente de alho, a cebola e o alho-francês laminados e o pimento. Finalize com o azeite, coentros e umas pedrinhas de flor de sal.  Envolva  tudo muito bem, tape com película aderente e leve ao frio até à altura de servir, sendo que bastam cerca de 30 minutos de marinada.




Bons cozinhados! 😋


partilhar esta receita

0 comentários

Obrigada por deixar comentário.