Medalhões de Salmão em Papelote




O prato de hoje foi cozinhado no forno em papelotes. É uma forma muito prática e eficaz quando pretendemos que os sabores fiquem concentrados no que cozinhamos. Fiz uma marinada prévia onde deixei o salmão cerca de 30 minutos, depois foi só juntar mais uns quantos ingredientes, neste caso alho-francês, tomate-cereja e um fio de azeite. Embrulhar em papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido cerca de 25 minutos. Em pouco tempo temos uma refeição prática, saudável e saborosa.
Vejam como os preparei 😋


A marinada



A construção do papelote 


Medalhões de Salmão em Papelote


Ingredientes:

4 Medalhões de Salmão Pescanova
1 alho-francês cortado em rodelas finas
tomate-cereja cortado em metades q.b.
1 laranja cortada em rodelas muito finas + sumo de outra
gengibre fresco cortado em lâminas q.b.
alho em pó q.b. (Margão)
pimenta rosa q.b. (Margão)
1 colher de sopa de mel
1 pitada de funcho (usei tempero seco da Margão)
azeite de boa qualidade (usei Oliveira da Serra)
Spray vinagre balsâmico da Oliveira da Serra
sal q.b.
*vão precisar também de 2 folhas de papel vegetal para os papelotes
Método:

Deixe descongelar os medalhões de salmão na parte inferior do frigorífico.

Para o vinagrete de mel:  2 a 3 colheres de sopa de azeite com um pouco vinagre (o equivalente a 1 colher de sopa) e 1 colher de sopa de mel. Coloque tudo dentro de um frasco tapado, agite para emulsionar e estará pronto a ser utilizado na marinada.

Disponha os medalhões de salmão num tabuleiro com os ingredientes da marinada : sumo de laranja, rodelas finas da laranja, gengibre, alho em pó, funcho, pimenta rosa e o vinagrete. Tempere com um pouco de sal. Tape com pelicula aderente e deixe a tomar gosto cerca de 30 minutos.

Pré-aqueça o forno nos 200 º C.

Corte o alho-francês e os tomates. Entretanto prepare os papelotes, corte as folhas de papel vegetal a meio, de forma a conseguir tiras rectangulares. Disponha cada medalhão de salmão no centro da tira de papel, junte o tomate e o alho-francês, adicione um pouco de sal por cima destes e regue com um fio de azeite. Feche em forma de rebuçado ou com as laterais voltadas para baixo. Repita com os restantes medalhões. 
Coloque dentro de um recipiente próprio para forno e leve a cozinhar cerca de 25 minutos.

Retire do forno, deixe repousar cerca de 5 minutos. Sirva com os papelotes que devem ser abertos nos pratos. Se gostarem reguem com mais um fio de azeite.
Acompanhei com feijão verde salteado e batata cozida.




Bom fim-de-semana e bons cozinhados!

partilhar esta receita

0 comentários

Obrigada por deixar comentário.