Bolo de Laranja Inteira [sem Açúcar e sem Glúten]





Um bolo de laranja saudável e delicioso. E sim, é sem açúcares refinados e sem trigo. Posso dizer que é uma grande e recente mudança no meu estilo de vida. Já há algum tempo que ponderava retirar da minha alimentação alguns dos ditos alimentos "comestíveis" que me acompanharam a vida inteira, como por exemplo estes dois que acabei de citar. A decisão foi tomada e colocada em prática, afinal nunca é tarde para mudar e também não há impossíveis. Se alguém de perto me influenciou nesta decisão? Não de todo! Pesquisas e leitura sobre o tema bastaram-me para chegar até aqui e começar a olhar para certos alimentos tão enraizados na nossa vida com outros olhos. Não sou fundamentalista entenda-se... lá virá uma ou outra ocasião onde se aplica a excepção, como diz o ditado : um dia não são dias.

Garanto-vos que noto as diferenças e são muitas. Entre elas, sinto agora que regulei o meu apetite, o controlo da fome faz-se de forma mais natural. Deixei de ficar refém dos picos de insulina provocados por este tipo de comestíveis, deixei de andar a comer de 3 em 3 horas e comecei a comer quando realmente tenho forme, privilegiando alimentos com boa densidade nutricional. Todos aqueles que me deixam saciada por mais tempo. Sou seguramente uma pessoa mais saudável e naturalmente mais feliz.

Bom mas a conversa já se alongou e supostamente estão aqui pela receita do bolo 😊





Bolo de Laranja Inteira [sem Açúcar  e sem Glúten]


Ingredientes:

1 laranja inteira
4 ovos
70 g de adoçante Xilitol ou Stevia
180 g de farinha de amêndoa
70 g de farinha de coco
1 colher de goma xantana *
1 colher de chá de fermento químico
sementes de abóbora opcional
óleo de coco ou manteiga q.b. para untar a forma

*Goma Xantana - para quem não conhece esta goma utiliza-se para permitir que a mistura das farinhas tenha caracteristicas semelhantes às misturas com glúten, permitindo assim que o bolo fique mais fofo e consistente.


Método:

Pré-aqueça o forno no 190ºC

Lave a laranja, retire-lhe os topos e coloque-a dentro de um liquidificador e reduza a puré. Adicione o adoçante e as 4 gemas, bata de novo alguns segundos.
À parte bata as claras em castelo e reserve.
Dentro de um recipiente misture as farinhas com a goma xantana e o fermento. Verta sobre elas e aos poucos a mistura liquida da laranja com as gemas. Por último envolva delicadamente as claras em castelo que tinha reservado.
Unte uma forma da sua preferência, verta para lá a massa , polvilhe com as sementes de abóbora e leve ao forno pré-aquecido cerca de 35 minutos. Dependendo dos fornos, aconselho sempre a fazer o teste do palito nos últimos minutos.
Desenforme e deixe arrefecer totalmente antes de fatiar.






partilhar esta receita

22 comentários

  1. Verdade Dulce, aprendemos sempre e também estou há muito tempo nessa mudança..tal como tu, há dias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sylvie, obrigada pelo teu feedback é bom saber que não estamos sós :D Dei inicio a este este estilo de vida no inicio do ano e de lá para cá sinto-me mesmo bem. Beijinhos <3

      Eliminar
  2. OlÁ Dulce! Eu também tento fazer essa mudança na minha vida. Comer de forma mais consciente e utilizando outro tipo de açúcar... Gostei deste teu bolinho de laranja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula, que bom fico contente :) vamos sempre a tempo de melhorar as nossas escolhas. Obrigada um grande beijinho!

      Eliminar
  3. Olá Duxa! Muito bom, hei de fazer este bolinho :) Bjinhos! P.S. - espero q este meu comentário apareça, pq os outros sumiram :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida ;)
      sem querer devo ter andado a mexer onde não devia... tenho destas coisas :D
      Hoje depois de ler o teu comentário na página do facebook voltei aqui e encontrei um monte de comentários para moderar e publicar e claro os teus estão incluidos. Peço imensa desculpa pelo sucedido <3

      Obrigada, obrigada e obrigada se não fosses tu acho que nunca ia chegar lá :D Beijinhos.

      Eliminar
    2. Não tens de quê ;) Bjinhos grandes e obrigada pela inspiração! Tb ando a mudra de hábitos há uns meses, ou melhor, uns poucos de anos, deixando de comer isto ou aquilo, mas devagar devagarinho ;)

      Eliminar
  4. Olá ��
    Também mudei a minha alimentação, alimentos de verdade são a minha opção! E sinto extraordinárias mudanças, agora a minha missão é arrastar os que amo para a alimentação 100% de verdade "bicho e planta". Sem fundamentalismos!
    Onde posso encontrar a goma xantana?
    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina, fico contente por saber ;) As mudanças são imensas sim e são essas mudanças que me fazem perceber que estou no caminho certo. Concordo no equilibrio, nada de fundamentalismos, claro!

      Eu compro a goma xantana nas lojas celeiro/dieta.

      Beijinhos e tudo de bom <3

      Eliminar
  5. Olá ��
    Também mudei a minha alimentação, alimentos de verdade são a minha opção! E sinto extraordinárias mudanças, agora a minha missão é arrastar os que amo para a alimentação 100% de verdade "bicho e planta". Sem fundamentalismos!
    Onde posso encontrar a goma xantana?
    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Tiene que ser una auténtica delicia ¡Me encanta! Un abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola:)
      Obrigada pela tua visita e simpático comentário <3
      Um abraço também.

      Eliminar
  7. Também adoptei um estilo de alimentação saudável já há algum tempo!

    Este bolo deve ser delicioso, gostava de experimentar :)

    Beijinho e continuação de boa semana <3
    https://demantanosofa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Carla, fico feliz por saber ;)
      Sim este bolinho ficou muito saboroso com o sabor intenso da laranja.
      Obrigada um beijinho e boa semana também para ti <3

      Eliminar
  8. Gosto mt de bolos de laranja e este deve ser super bom pous essa fatia diz mt bjs e força

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa ;)
      Muito obrigada se pudesse enviava-te uma fatia!
      Beijinhos querida.

      Eliminar
  9. Waouu que rico !! me encanta el sabotr a naranja y cvon esas pipas uhmmm y ese corte riquísimo.

    Besinos
    El toque de Belén

    ResponderEliminar
  10. Olá minha querida k saudades, eu tb desde de Outubro último k passei a usar outros alimentos, como açúcar de côco cacau cru xilitol etc etc. Vou fazer este bolinho. Não faço hoje pk não th a goma. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mila que bom! É muito bom quando escolhemos cuidar da nossa saúde <3
      Um grande beijinho querida :)

      Eliminar
  11. Olá Isa, que bom! Espero que faças e que gostes.
    Um beijinho querida <3

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.