Gelado de Kiwi Aromatizado com Hortelã





Parte das férias já ficaram para trás. Dias bonitos, vividos sobretudo em família e entre amigos a um ritmo brando, o típico de quem está de férias.
Apesar do descanso destes dias, voltar para a cozinha e preparar as refeições do nosso dia-a-dia , não tem sido pêra doce, acreditem! Vivo uma espécie de "preguiça crónica" bem instalada,  se assim lhe posso chamar. A acompanhar este meu estado de espírito, temos as temperaturas altas que nos convidam ao passeio. Afinal é Verão há que aproveitar, não concordam?
A cozinha deste lado tem sido muito leve, faz-se de boas saladas e pratos simples, como se quer nesta altura do ano
Regresso aqui ao blog com este gelado de fruta. Kiwi porque tinha alguns já bastante maduros na fruteira e pensei neles com alguma urgência para um gelado.

Comprei cones de baunilha para o servir, mas o calor era tanto neste dia, que impediu que as bolas se mantivessem firmes enquanto fotografava.  Optei por fazer as fotos dentro desta taça, já diz o ditado "uma mulher atrapalhada é pior que um homem bêbado".
Experimentem vão certamente gostar! Para os mais gulosos podem servi-lo regado com um ganache de chocolate, o que me dizem?



Gelado de Kiwi Aromatizado com Hortelã


Ingredientes:

500 g de polpa de kiwis maduros ( valor aproximado) + 2 fatiados para decoração (opcional)
200 g de açúcar
75 ml de água
4 a 5 pézinhos de hortelã
1 colher de sopa de sumo de limão
1 pitada de flor de sal
1 lata de leite evaporado
1 clara de ovo
1 pacote de natas ( 35% gordura) bem frias 

Método:

Lave e descasque a fruta. Corte em pedaços pequenos.
Coloque um tacho ao lume com o açúcar, a água e a hortelã. Deixe ferver alguns minutos em lume brando até obter uma calda. Apague o lume, deixe arrefecer e retire a hortelã.
Triture ligeiramente os kiwis, adicione o sumo de limão e a calda já arrefecida, tempere com flor de sal e misture. Junte o leite evaporado e a clara de ovo e bata até obter um preparado homogéneo.
Entretanto, à parte bata as natas até ficarem bem firmes e envolva-as bem no preparado anterior.
Se tiver sorveteira coloque o gelado lá dentro no tempo recomendado pelo fabricante antes de o levar ao frio. Se não for o caso, coloque de seguida o gelado dentro de um recipiente hermético no congelador e bata 2 a 3 vezes durante o processo de congelação, para evitar a formação de cristais de gelo.  Em ambos os casos deverá esperar cerca de 6 horas antes de o servir.





Para a semana deixo-vos outro gelado que fiz e que se nos levou aos céus, fiquem atentos!
Bom fim-de-semana ou boas férias se for o caso.





partilhar esta receita

7 comentários

  1. Mt bom, Duxa :) Só uma questão: as natas q usaste são daquelas com 'menos' 35% gordura, certo? Pq nos ingred tens um '+' :) Bjinhos e bem-vinda de volta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anjo-de-mel ;)
      As natas devem ser das "gordas" as de 35% de gordura, óptimas para montar e tornar os gelados cremosos, nestas alturas temos de fechar um bocadinho os olhos à quantidade de gordura :D Usei as frescas da Longa Vida, nunca nos deixam ficar mal.
      Obrigada, um grande beijinho.

      Eliminar
  2. Esse gelado ficou com uma cor lindíssima.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/passatempo-cozinha-pra-3-e-uns.html?m=1

    ResponderEliminar
  3. Humm... Que aspecto fantástico. Parece-me uma óptima sugestão :)
    Beijinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.