Polvo Assado em Dias Frios




Porque os pratos de forno nesta altura do ano parecem dar-nos aquele conforto e prazer que procuramos numa refeição. Hoje trago-vos este polvo assado que ficou um petisco, isto para não falar do cheirinho que evadiu a casa. Faço imensas vezes no forno, embora nunca tivesse experimentado barrá-lo previamente com um preparado de alhos, azeite e sal. Fez toda a diferença no resultado final, garanto-vos!
Já aqui disse que estes polvos da Pescanova são macios, logo o tempo de cozedura que indico é suficiente, se utilizarem outros tenham isso em atenção.
Sendo uma fonte natural de proteínas e com baixo teor de gordura, é uma opção muito interessante para uma dieta equilibrada 😉



Polvo Assado

Ingredientes:
(serve 3 a 4 pessoas)

1 embalagem de Polvo Limpo Pescanova (800g )
2 cenouras
batatinhas novas q.b.
1 pimento vermelho                                                   
2 cebolas
dentes de alho q.b.
1 folha de louro
200 ml de vinho branco
azeite de boa qualidade (usei Oliveira da Serra)
sal e pimenta q.b.
coentros frescos q.b.


Método:

Leve um tacho com pouca água ao lume e quando ferver, junte o polvo (não precisa de descongelar). Cozinhe por 30 minutos, (verifique se está macio, espete com um garfo e sinta a textura) escorra. 
Faça um piso num almofariz com um fio de azeite, os alhos descascados e uma pitada de sal. De seguida barre o polvo com este preparado. Reserve.
Entretanto lave as batatinhas e as cenouras, coza-as em água e sal com uma folha de louro. Escorra e reserve.
Arranje o pimento e as cebolas, corte o primeiro em cubos e as cebolas em rodelas. 
Disponha tudo num tabuleiro de forno , batatas, cenouras, pimentos, cebolas e o polvo. Regue tudo com um generoso fio de azeite e com o vinho branco, tempere com um pouco de pimenta, envolva.
Leve ao forno cerca de 30 minutos a 200ºC. Retire e sirva de imediato salpicado com folhas de coentros frescos. 





partilhar esta receita

0 comentários

Obrigada por deixar comentário.