Cevadinha Primavera com Atum




Ando cada vez mais rendida aos cereais integrais. O protagonista de hoje, é a cevada ou cevadinha (como é conhecida na versão em grão). Alimento base da salada que vos falo adiante. É também uma óptima escolha se a quisermos incluir em sopas, e há até quem a substitua ao arroz para fazer deliciosos risottos, ou mesmo enriquecer a massa de pães (utilizando em forma de farinha). É nutricionalmente muito rica, razão pela qual a devemos ter presente mais amiúde na nossa alimentação.
Sendo um cereal integral necessita de demolhar cerca de 4 a 8 horas, ou a noite toda. Depois é escorrer bem a água e cozê-la na panela de pressão, bastam cerca de 30 minutos.
Inspirei-me no livro da Marta Horta Varatojo e fiz esta salada que decidi juntar também atum.Tão rica, colorida e saborosa, penso que o nome "Cevadinha Primavera" lhe acenta como uma luva 😉
Se quiserem dar-lhe uma certa frescura, finalizem com folhas de hortelã picadinhas ou manjericão. E na altura de a servirem não se esqueçam de ralar casca fina de limão por cima dos pratos, vão gostar, fica uma delicia!




Usem e abusem das aromáticas vivas. Não só dão cor e frescura aos nossos pratos, como intensificam sabores tornando-os mais apaladados, o que também nos permite reduzir substancialmente a quantidade de sal. Assim sendo, as aromáticas devem integrar os temperos das nossas refeições.
Neste prato usei a hortelã, mas se preferirem podem juntar manjericão, salsa ou coentros. É como mais gostarem.



Cevadinha Primavera com Atum


Ingredientes:
(serve 3 a 4 pessoas)

1 chávena (chá) de cevada integral 
1 chávena (chá) de ervilhas (usei congeladas)
1 chávena (chá) de milho (usei congelado)
feijão verde redondo q.b.
1 cenoura cortada em cubinhos
1 cebola picada
vinagre de ameixa* q.b. (este vinagre contém sal marinho, o que se aconselha a redução de sal no resto dos alimentos). 
2 dentes de alho
3 a 5 pés de hortelã
raspa fina da casca de 1 limão
sal marinho q.b.
azeite q.b.
Atum ao natural quantidade a gosto 

* O vinagre de ameixa encontram nas lojas Celeiro


Método:

Demolhar a cevada durante 4 a 8 horas, ou a noite toda.
Cozinhar a cevada na panela de pressão durante 30 minutos. Para 1 chávena de cevada use 3 de água. Tempere com um pouco de sal marinho.

À parte, faça um refogado com azeite e alhos, junte a cenoura e a cebola cortados em cubinhos.
De seguida junte as ervilhas, o milho e o feijão verde partido em tiras. Tempere com um pouco de sal marinho. Cozinhe durante uns 15 minutos ou até verificar que os legumes estão macios e tempere com o vinagre de ameixa.

Escorra bem a cevada depois de cozinhada e envolva bem nos vegetais. Por fim junte o atum e volte a envolver. Misture a hortelã picadinha e polvilhe com a raspa da casca do limão.

Sirva morno ou frio. É óptimo para levar na marmita no dia seguinte.




Bons cozinhados!


partilhar esta receita

0 comentários

Obrigada por deixar comentário.