Salteado de Legumes Mexicanos, Camarão e Bulgur




Os dias bonitos levam-nos a refeições mais práticas e leves, aqui por casa sentimos assim.
Hoje, partilho convosco esta refeição saborosa e nutritiva feita com bulgur ou triguilho, um cereal que é uma excelente alternativa ao arroz, massas ou batatas. Alinham? Venham daí comigo!
Para os que ainda não o conhecem, deixo uma breve nota. É feito com trigo inteiro. Pobre em gordura, é integral e rico em fibra e proteína, destaque mererecido para 3 dos minerais que o compõem: ferro, fosforo e magnésio. Um bom alimento portanto!
A preparação é fácil e feita num piscar de olhos, bastam cerca de 15 minutos para o nosso bulgur ficar pronto. Decidi juntá-lo aos legumes e ao camarão em jeito de salada, posso-vos garantir que ficou uma delicia.



Salteado de Legumes Mexicanos, Camarão e Bulgur


(serve 3 a 4 pessoas)

2 chávenas de chá de bulgur biológico
1 embalagem (750g) de legumes mexicanos para saltear (compro no LIDL)
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
sumo e raspa da casca de 1 limão
4 dentes de alho picados
4 a 5 colheres de sopa de molho de soja
folhas de hortelã q.b.
1 fio de azeite
1 colher de sopa de manteiga
sal q.b.

Miolo de Camarão Pescanova 80/100 Saboroso, prático e versátil, descongela em cerca de 10 minutos. Basta mergulhar o produto, ainda embalado, em água fria.

Método: 

Prepare o bulgur de acordo com as instruções do fabricante. Eu faço assim: deito para dentro de um  tachinho a quantidade de bulgur pretendida, adiciono depois o dobro de água e tempero com sal, assim que ferve conto 15 minutos, tapo e desligo o lume para repousar. Reserva-se tapadinho.
Passe a embalagem do camarão por água corrente para descongelar. Depois do produto descongelado escorra bem. Tempere com o sumo do limão (reserve a casca deste), alhos picados e o gengibre ralado. deixe a marinar por 15 minutos.
Prepare uma frigideira funda antianderente. Coloque ao lume com um fio de azeite e junte a embalagem dos legumes mexicanos, adicione o molho de soja, envolva e deixe a saltear por alguns minutos ( 8 a 10), polvilhe com a raspa fina da casca do limão.  Prove e corrija o tempero, se necessário junte mais uma pouco de molho de soja. Desligue o lume e reserve.
Escorra o liquido da marinada do miolo de camarão. Ponha ao lume uma frigideira com a colher de manteiga, espere que aqueça e junte o camarão, levante o lume nesta altura e salpique com um pouco de sal , mexa e deixe cozinhar 2 a 3 minutos dos dois lados, sacudindo a frigideira para não deixar queimar. Retire do lume e adicione ainda quente aos legumes reservados.
Sirva por cima do bulgur reservado, devendo depois envolver com o garfo no próprio prato, para que os sucos se misturem e os sabores se uniformizem. Se gostarem, juntem umas folhinhas de hortelã conferem uma frescura tão boa aos pratos.






partilhar esta receita

0 comentários

Obrigada por deixar comentário.