Basmati de Açafrão com Cogumelos, Ervilhas e Tâmaras. Espera que já te dou o arroz!






É amarelinho, longo, solto e muito perfumado. É o arroz que vos sirvo hoje no meu tacho de alumínio anti-aderente Le Creuset .
O basmati é muito utilizado em pratos Asiáticos e saladas, cultivado no Paquistão e na Índia, esta qualidade de arroz é excelente para acompanhar pratos condimentados orientais. Diz-se com frequência que é o príncipe dos arrozes.
Os grãos deste, são mais finos do que os arrozes de grão comprido comuns e a cor é absolutamente branca. Os seus bagos ficam particularmente leves e soltos após a cozedura, o sabor e textura são excelentes. Utilizo-o com alguma regularidade.
Este vem pintado de açafrão, perfumado com especiarias e acompanhado por cogumelos, ervilhas e tâmaras. Para os amantes de arroz, aqui fica mais uma combinação de sabores com contrastes muito interessantes. Tão bom que ficou que não sobrou um baguinho!





  Basmati de Açafrão com Cogumelos, Ervilhas e Tâmaras


Ingredientes:

1 chávena de chá de arroz basmati
2 chávenas de chá de caldo de legumes
1 cebola média picada
dentes de alho picados q.b.
1 fio de azeite
1 chávena de chá de ervilhas
200 g de cogumelos laminados
1 mão-cheia de tâmaras descaroçadas
1 colher de sopa de açafrão-das-índias Margão
2 vagens de cardamomo Margão
1 pau de canela Margão
pezinhos de hortelã a gosto


Método:

Verta um fio de azeite para um tacho (de preferência que seja de base grossa e anti-aderente, para que não pegue), junte a cebola picada, os alhos, o açafrão, o pau de canela e as vagens de cardamomo, mexa, deixe alourar evitando que os alhos queimem. Junte as ervilhas e os cogumelos, espere que estes últimos libertem um pouco da sua água e amoleçam.
À parte dilua um caldo knorr legumes no equivalente a 2 chávenas de chá de água fervente.
Retire as vagens do cardamomo do tacho, junte o arroz, envolva no resto dos ingredientes e adicione as tâmaras e o caldo de legumes. Tape e deixe cozinhar em lume brando respeitando o tempo de cozedura da embalagem. Depois de cozido junte um raminho de hortelã e deixe descansar tapado e fora do lume 5 minutos antes de servir.

 NotasEste arroz multiplica-se cerca de 3 vezes o seu tamanho original depois de cozido. Calcule em média 50 g de arroz cru por pessoa se se tratar de um acompanhamento ou um pouco menos nas receitas em que o arroz é misturado com legumes, carne ou peixe.





Tâmaras. A fruta das arábias. Costuma-se dizer que a ingestão de 3 tâmaras por dia é um passaporte para uma vida longa e saudável. Será? Confesso que há dias em que excedo esta dose, depois de comer a primeira torna-se difícil parar.

  


Bastante energéticas, com açúcares naturais, são também uma boa fonte de proteínas, fibras, minerais, vitaminas e enzimas digestivas. Óptimas para preparar certos pratos doces e salgados, tantos quanto a nossa imaginação o permitir.







partilhar esta receita

20 comentários

  1. Acabei de experimentar e é delicioso! Não tinha tâmaras, utilizei passas e adicionei uma malagueta ao refogado. Obrigado pela receita. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fabiana, que óptimas noticias! ;)
      Ainda bem que gostou, boa ideia substituir as tâmaras por passas, também gosto de o fazer.
      Obrigada pelo seu feedback, um beijinho <3

      Eliminar
  2. Este é o tipo de arroz e ingredientes que me enchem completamente as medidas Dulce e a cor e aspecto, são de babar!!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia estou contigo, adoro este tipo de arroz com diversos sabores, ingredientes e texturas, por mim faz uma refeição só por sim.
      Obrigada, um beijinho! <3

      Eliminar
  3. Me encanta el cazo de le creuset y el arroz tiene una pinta inmejorable , de diez. Un saludito

    ResponderEliminar
  4. E que belo arroz para se esperar :) Adorei a cor!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  5. Este arroz es una delicia, que aromático y sus texturas me ha encantado, y con ese toque de canela uhmmm tengo que hacerlo
    Besinos
    El toque de Belén

    ResponderEliminar
  6. uma conjugação de sabores bem interessante!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. que arroz magnifico, deve ter um cheiro incrível, e um sabor ainda melhor.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  8. Deve ser mesmo saboroso pelo os ingredientes que leva. Sou fã de arroz, prefiro-o à massa e batata. Adoro e adorei a sua sugestão. Obrigada!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  9. Depois da crise do pinhão, deixei de fazer arroz de pinhões e nunca mais encontrei uma receita de arroz que me agradasse, axo que vou cessar as minhas buscas este parece-me um substituto perfeito ;)

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Adoro arroz dessa cor! Aposto que estava muito bom :)

    ResponderEliminar
  11. Esse arroz ficou com um ar mt tentador :) Bjinhos.

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.