Frango de Fricassé à Chefe Silva

Olá a todos, aprendi a fazer esta receita com a avó. Era eu garota, quando na altura se colecionavam os fascículos da Teleculinária cujas receitas eram transmitidas na televisão sob a direção do Chefe Silva, lembram-se? Na altura acho que todas as donas de casa colecionavam as revistas e assistiam à receita filmada , outros tempos... estava longe de mais tarde vir a herdar dois dos volumes já encadernados da Teleculinária e Doçaria.  Guardo-os religiosamente.
Tudo isto para dizer que frango de fricassé em casa , é feito com esta receita há vários anos , apenas troco a margarina que era comum usar-se na altura , por azeite.



Ingredientes:

  • 1 frango ( uso aproximadamente 800g de peitos de frango cortados em cubos)
  • 1 fio de azeite
  • 1 caldo de galinha natura
  • 1 cebola
  • 1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo (coloco 2 colheres)
  • 100 ml de vinho branco
  • 300 ml de água de água
  • 2 gemas
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de sementes de mostarda ( alteração à receita)
  • salsa picada na altura
  • sumo de 1/2 limão
Preparação:
  1. Corte o peito de frango aos cubos, tempere com sal, pimenta e sementes de mostarda .
  2. Num tacho verta o azeite, adicione a cebola picada e deixe alourar. Junte os pedaços de frango e deixe alourar, mexendo de vez em quando, seguidamente, espalhe a farinha de trigo, mexa novamente e junte o vinho branco.
  3. Tape, deixe suar 1 minuto e junte a água e o caldo de galinha.
  4. Deixe depois cozer lentamente cerca de 35 minutos.
  5. Depois de bem cozido mas sem se desfazer, retire do lume.
  6. Numa tigela, dilua duas gemas com um pouco do molho e o sumo do limão e junte tudo ao frango mexendo bem.
  7. Leve a aquecer sem ferver.
  8. Junte depois 1 colher de sobremesa de salsa picada e corrija os temperos.
 Notas: Servi acompanhado com arroz branco cozido ao vapor.
Este prato apesar de ter molho é bastante leve e saudável, reparem que a unica gordura aqui adicionada, é  o fio de azeite para alourar o frango, então vão lá buscar o pãozinho e molhem à vontade !!!




 Reparem na data, 26/4/78 , muitas de vós não eram nascidas.

partilhar esta receita

40 comentários

  1. Olá Duxa, por acaso herdei um livro desses da minha sograacho que é o 1.º volume. E já falei dele no meu blog. Tem receitas be tradicionais e deliciosas e raramente lhe ponho os olhos em cima!
    Gostei bastante do teu franguinho, por acaso nunca fiz essa receita, mas não tarda muito. Deliciosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também tenho muitas revistas dessas :) Muitas dos anos 90. E gosto muito. Há receitas que já são clássicos cá em casa. Este frango parece muito bom. Curiosamente, acabei de publicar uma receita de frango :) Estamos em sintonia :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ohhhhhhhhhh Duxinha... entao nao lembro desses fasciculos??? A minha mamy tem lá alguns de 1970 e tal... mais velhos que eu... mas os da minha mamy nao estao encardernados estao mesmo em original... velhinhos velhinhos... mas ela nem me deixa sequer tocar neles... é como um livro que ela tem da vaqueiro de 1967... nao posso sequer imaginar em meter-lhe um dedo em cima :D!!!... Bem mas deixando esses velhinhos tempos cada vez mais modernos de lado... adorei a receitinha... vou leva-la comigo!!!

    Beijocas minha querida... um dia desses temos que ir tomar cafezinho...

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto, ficou bem cremoso, fantástico mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Duxa, esses livros são uma maravilha, têm sempre receitas que nos agradam.
    Esse frango ficou uma delícia.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Que delicia de franguinho.
    A minha mãe tem umas 6 dessas, eu só tenho uma, mas qualquer dia, ela vai ser "assaltada", :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Oi Duxa,
    Receita deliciosa.Infelzimente não conheci essa revista, pois não circulou no Brasil.
    BJ,
    Lylia

    ResponderEliminar
  8. DUXA ..yo tambien guardo reetas y revistas del año catapum ..vamos de mi madre ...y cuanto se aprende ..se recuperan esas recetas que se habian quedado a trás y que son deliciosas.Esta me encanta con ese arroz ..que buena pinta .Las recistas ya tienen años eh?´´´JAJA . besos MARIMI

    ResponderEliminar
  9. Duxa, eu nascida já era, e lembro-me desses programas, adorava ver.
    A minha sogra tem uma prateleira cheia dessas revistas assim encadernadas, adorava tê-las cá em casa.
    Gosto imenso desta receita, fica bem saborosa
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. ola Duxa, eu ja era nascida sim, nasci em 75 e lembro bem dessas receitas na tv, era uma loucura!apaixonante esses tempos, a minha mãe(agora é meu :)tem um livro desses de capa grossa em castanho do chefe silva,aind ahoje vou lá experimentar, desse maravilhoso livro descobri muitas receitas mágicas e lindas.beijokas linda

    magnolia

    ResponderEliminar
  11. Adoro as receitas do chefe silva, sou super fã....boa receita amiga...bjokitass

    ResponderEliminar
  12. Linda refeição amiga, adorei bastante a composição desse creme deve ter ficado um franguinho bem delicioso, amei.

    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  13. Hehe, eu nasci menos de 6 meses depois! Grande ano :) Bjinhos

    ResponderEliminar
  14. Este franguinho deve ser delicioso. Adoro as receitas de livros antigos, são ótimas.
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Lembro-me bem de ver a gaveta da minha mãe cheia dessas belas revistas...tens aí umas relíquias!! :) mais um anito e eu nascia...mas recordo bem e com saudades esses belos tempos.
    A receita ficou fantástico, reconfortante e apetitosa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. DUXINHA,
    UMA RIQUEZA DE LIVROS E DE RECEITA TAMBÉM, ADOREI!

    BEIJÃO......

    ResponderEliminar
  17. Duxa que delicia esse frango!! Adorei!! E guarde com todo carinho realmente essas preciosidades! Livros assim temos que guardar com muito cuidado! Parabéns ! Beijos! Tereza

    ResponderEliminar
  18. Eu nasci antes tb ;)... adoro estes livros antigos, são receitas mesmo boas.
    Tenho imensos recortes de revistas antigas e nunca me desiludiram...
    Ficou excelente o teu franguinho Duxa, adoro fricassé..
    beijoca

    ResponderEliminar
  19. Que reliquias tu tens Duxinha, belas revistas e com verdadeiros tesouros. Esta receitinha mmmm uma maravilha

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  20. A veces me miro las de mi madre, y auqnue las fotos son un poco feas, las recetas son fantásticas...como esta tuya!!!Bss

    ResponderEliminar
  21. A MINHA MÃE TEM MUITAS DESSAS REVISTAS, E TEM RECEITAS BEM INTERESSANTES.
    ESSE FRANGO FICOU UMA DELICIA. EU NUNCA FIZ MAS COMI MUITAS VEZES FEITA PELA MINHA MÂE.
    BJS

    ResponderEliminar
  22. Riquísimo, acompañado de arroz es un plato genial.
    Besos

    ResponderEliminar
  23. Seems very delicious recipe, Duxa...
    Have a good weekend!

    ResponderEliminar
  24. Adoro receitas que vão frango.
    A sua ficou de mais
    bjos

    ResponderEliminar
  25. Uma comida que eu gosto muito, um franquinho caprichado com arroz, e está servido um belo prato!

    Deliciosa sugestão, eu agradeço!

    Um abraço,

    Renata

    ResponderEliminar
  26. ooooooooooo, quero um prato grande! ;) muitos beijinhos linda

    ResponderEliminar
  27. Eu conheço bem esses livros. Também os tenho eheheh. Oferta da minha sogra. bjs

    ResponderEliminar
  28. Hummm... Que delícia de refeição!! Um franguinho assim é uma boa pedida para qualquer dia da semana. Também amo receitinhas antigas.

    Beijos

    ResponderEliminar
  29. É verdade, o Chefe Silva faz parte das nossa recordações relativamente a receitas! Sei que ele agora já não está no activo e eu já tive o privilégio de estar a cozinhar num sitio usado por eles durante muitos anos para fazer a Teleculinária! O teu frango não fica nada a dever ao original, de certeza! Bjs. Lúcia

    ResponderEliminar
  30. Também tenho algumas dessas revistas, que herdei da minha mãe! São um pequeno tesouro e sempre clássicos nas nossas cozinhas. Um óptima receita do chefe Silva. Ficou bem cremoso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  31. Lembro-me tão bem destas revistas em casa da minha mãe. Ainda hoje recorremos a elas para recuperar receitas que gostamos de recordar!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  32. hummm mas que bom que ficou adorei beijinhos

    ResponderEliminar
  33. eu sou desse tempo, ainda tenho algumas revistas que ainda flhei e faço alhuns pratos. que bom reviver :)
    excelente prato gostei:)
    bom fim de semana
    paula

    ResponderEliminar
  34. A minha maãe e a minha sogra têm muitas revistas dessas, eu lembro-me de ver na televião e a minha mãe pedia-me para anotar a receita.

    Gosto muito de frango fricassé e o teu está guloso.

    bjs

    ResponderEliminar
  35. Receita anotada! A apresentação ficou muito bonita, Duxa. Parabéns! Beijos, Paula

    ResponderEliminar
  36. Eu tenho algumas (poucas) dessas revistasantigas, verdadeiros tesouros para mim e que vieram da minha querida sogra e as receitas que saíram delas para a minha mesa fizeram sempre sucesso. Fico contente e agradecida por disponibilizares aqui a preparação desta delícia que entretanto já arquivei para pôr em prática! Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  37. Duxa uma receitinha que me vou atrever a realizar!!!!
    Quanto ao chefe Silva...Também tenho uns cinco volumes dele! Sempre que podia "desviar uma verbita" para comprar mais um volume...Eu comprava! Em 1978, já existia, não me interessava muito,era pelos cozinhados!!! Para mim o ideal eram batatas fritas todos os dias!!!!Hehehhe!!!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  38. Duxa,
    Eu tb via o Mestre Silva e a minha tia ainda tem imensas tele culinárias.
    De vez em qd havia umas maiores, eram as Especiais, lembras-te?
    Aprendi tantas tantas receitas com o Mestre Silva, ele sim um Mestre a valer, nada como cert@s "Chefs" que andam agora por ai...

    boa semana!

    ResponderEliminar
  39. Olá Ana, concordo plenamente contigo, aprendi muito com o nosso chefe Silva, sempre preocupado em não deixar dúvidas, tudo muito bem explicadinho. Adoro as receitas dele, tenho outros livros dele, pois é um profissional que merece toda a nossa consideração.
    Beijinhos querida.

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.