Pudim francês

Olá a todos, a minha relação com os pudins é muito tranquila e descontraída , ou seja , é das sobremesas que me saíem sempre bem , basta reunir os ingredientes , misturá-los e regra geral vão a cozer ou ao frio , sem preparações demoradas ou cuidadas , no fundo preparam-se com relativa facilidade.
MAS . . .geralmente decido em cima da hora que vou fazer um pudim , ora aí está o meu problema com eles , querer tirar-lhes esta parte , que eles tanto precisam para ficarem firmes e bonitos , falo do tempo que devem estar no frio.
Assim , repito-me sempre quando os pudins vão para a mesa ,  digo sempre , para a próxima deixo mais tempo no frio, ficaria melhor se.....blá, blá, blá, blá.......................



Ingredientes:

  • 8 gemas + 1 ovo inteiro
  • 200 g de açucar ( coloco apenas 150 g )
  • 2 colheres de sopa de amido de milho ( maizena )
  • 100 ml de vinho do Porto
  • 1/2 litro de leite morno
  • caramelo liquido  para barrar a forma ( 5 colheres de sopa )
  • raspa da casca de 1 laranja ( não consta na receita mas gosto de adicionar)
Preparação:

  1. Deite a gema e o ovo para uma tijela, junte o açucar e mexa bem até ficar uma mistura clara.
  2. Junte depois o amido de milho e o vinho do Porto, a raspa da casca da laranja,  mexa , adicione o leite e mexa delicadamente.
  3. Barre uma forma de pudim com o caramelo, verta-lhe a mistura , tape e leve a cozer em banho-maria , durante 45 minutos.


Notas:
Cozi o pudim na panela de pressão, em forma com tampa, adicionei cerca de 2 dedos de altura de água dentro da panela de pressão e coloquei dentro a forma do pudim, convém não adicionar mais água, para que esta não entre dentro do pudim. Assim que a panela começa a apitar, conta-se 20 minutos e desliga-se.
Deixa-se arrefecer e para não se correr o risco de ao desenformar o pudim partir-se,  convém ir ao frio umas 5 a 6 horas antes de servir, o ideal será preparar o pudim de véspera e só desenformar minutos antes de servir.



Fonte: Revista Teleculinária Gold /Pudins  nº36

partilhar esta receita

32 comentários

  1. mesmo assim ficou muito bem amiga, também tenho sempre pressa para desenformar...bjokinhasss

    ResponderEliminar
  2. Olá Duxa...
    As tuas fotos deixaram-me com água na boca e cheia de vontade de comer um pouquinho.

    Simplesmente delicioso.

    BEijinhos

    ResponderEliminar
  3. Delicioso esse pudim.
    Maravilhoso.
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Com o tempo fui aprendendo e agora se quero pudim tem de ser feito à noitinha para o podermos comer ao almoço do dia seguinte. Mas claro que ás vezes dá mesmo vontade de fazer em cima da hora e a verdade é que se come na mesma hehehe. Esse está mesmo guloso amiga e uma tentação deliciosa

    beijinhos doces e BOM DOMINGO!!

    ResponderEliminar
  5. Mmm, you're having a sweet weekend?
    Looks mouthwatering.

    ResponderEliminar
  6. Adorei a tua versão de pudim francês,....estas imagens dizem tudo,...estava um delícia não?
    Beijinhos e bom fds,...
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Ola Duxa,que pudim maravilhoso,ca em casa quando faco pudim o meu filho esta sempre de olho nele,o pobre do pudim nunca descansa muito tempo no frio,camada de gulosos!ehehe

    ResponderEliminar
  8. DUXA ..que bellezad de pudim se ve increible lo apunto paha hacer ya hoy .bsss buen finde largo MARIMI

    ResponderEliminar
  9. Duxinha querida esse pudim deu-me uma vontade doida de comer uma fatia, esta com um aspecto maravilhoso!!! Engraçado que aqui em casa nao tenho muito o habito de fazer pudins, mas ate gosto e muito!!!

    Beijocas minha querida

    ResponderEliminar
  10. Temos sempre um doce que é a nossa especialidade, que nos sai sempre bem, como se o soubéssemos fazer desde crianças:D
    Acho que no geral todos padecemos desse "mal". Pensamos sempre à última da hora no que queremos fazer, e por mais que consigamos um bom resultado no final, há sempre algo que poderia ficar melhor, mas quando a mesma situação acontece, nós repetimos o "erro" e dizemos a mesma coisa...
    De qualquer forma, por muito que este pudim precisasse de estar mais um pouco no frio, acho que está bonito e com um aspecto super delicioso! Aposto que foi todo comido no dia!!:D

    beijinhos Duxa**

    ResponderEliminar
  11. Ficou tão lindo querida Duxa! Eu também aprecio pudins, a sua textura e consistência, mas lá está, têm de ser feitos com antecedência, e eu não gosto muito de esperar :) Este está perfeito, e com o toque do vinho do porto ainda melhor.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Me gustan los puding, este se ve delicioso, una foto preciosa!!!! besotes

    ResponderEliminar
  13. EU GOSTO DE DEIXAR NO FRIO DUM DIA PARA O OUTRO, PORQUE SENÃO PARTEM-SE TODOS.
    MAS MESMO ASSIM O TEU FICOU UMA DELICIA.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  14. O teu pudim está excelente!!!!
    Qual isto qual aquilo??!!!!
    Também costumo fazê-lo e são de facto deliciosos....Apenas troco o vinho de porto por licor a gosto!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  15. Pois eu só depois da Bimby chegar cá a casa à uns anitos é que comecei a fazer pudins, antes disso era desgraça certa. Passei a cozê-los na varoma e agora sim, já podemos saborear um belo pudim.

    Este é uma optima sugestão, acho que vou experimentar em breve
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  16. Ai...ai.... que me custa tanto ver estas coisas ainda por cima um lindo e apetitoso pudim, pudims são a minha perdição amiga adoroooooooooo.

    Hoje foste muito màzinha, não perdes por esperar :-)

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  17. Hola Duxa, como siempre me quedo pasmada cuando veo tus recetas, inmejorables las recetas y las fotos .
    Mucho tiempo sin saber nada de ti, entre para invitarte al sorteo que organize , te dije que lo mandaria a Portugal si te tocaba y no respondistes, creia que estabas enferma y me preocupe.

    Ya paso el sorteo pero mi blog esta abierto para ti siempre que quieras.

    Un abrazo y beijos tambien

    ResponderEliminar
  18. Duxinha com mais ou menos horas para mim está perfeito. A minha única tentativa foi um desastre. Tomara eu que tivesse sido apenas falta de frio, mas, foi mesmo falta de jeito e não tenho nenhum :( beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Ola querida Duxa o teu pudim esta muito mas nao leves a mal o que vou-te dizer os pudins que cozem em panela de presao so cozerem 20 minutos se nao eles cozem demais nao leves a mal ok mas mesmo assim esta muito bom e esse caramelo eu ja la ponha o dedo haaaaa beijinhos e obrigada tu sabes cuida de ok? bom domingo

    ResponderEliminar
  20. Obrigada a todas, desejo-vos uma boa semana.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Olá Duxa. todas as fotos são tentadoras, mas a última despoleta mesmo a gula. Que delícia deve ser esse seu pudim. Já fiz o seu pudim de arroz doce que publicou há poucas semanas e todos cá em casa adoraram. Vou publicá-lo esta semana se tiver oportunidade. Ficou mesmo saboroso. Obrigada pela partilha.
    Quanto a este, se experimentar depois digo-lhe. Prometo.
    Beijinhos e boa semana
    Patrícia

    ResponderEliminar
  22. Pois a mim,os pudins intimidam-me. Creio que fiz uma vez e saiu meio torto. Tenho de me aventurar novamente. Ficou lindo. E as fotos estão mesmo sugestivas. Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
  23. Duxa, está delicioso! Eu adoro pudins é das minhas sobremesas preferidas.Bjs.

    ResponderEliminar
  24. Eu ri muito do blábláblá...pq é bem assim mesmo...rs
    Aqui em casa, eles amam pudim e tem q ter outro docinho na fila, para que o pudim fique na geladeira esperando esfriar =)
    Agora, vamos combinar, é delicioso de qualquer jeito e o seu ficou bem lindo com essa forma cheia de ondinhas, gostei!
    Te desejo uma linda semana, cheia de renovo...
    Um bejim bem grande, viu?!

    ResponderEliminar
  25. DUXINHA MINHA QUERIDA,
    ESTE PUDIM ESTÁ MARAVILHOSO,COMO SEMPRE VOCÊ ARRASA!

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    BEIJÃO....

    ResponderEliminar
  26. Olá Duxa,
    Eu sou assim, gosto de comer pudins, mas não me ajeito muito bem...vou anotando as tuas receitinhas para me arriscar um pouco mais...é que são sempre tão tentadoras! Uma delícia este...mesmo com poucas horas de frio, ficou maravilhoso...

    Obrigada pelas tuas lindas palavras....beijinho do coração para ti e uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  27. Parabéns pelo blog! As fotografias estão muito bonitas! (Digamos que estou quase a salivar...)

    Vou adicionar o eu blog à minha lista de blogs a seguir!!!

    (www.hojeparajantar.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  28. Duxa nunca foi o meu forte fazer pudins mas experimentei á pouco e até me saiu mais ou menos :)
    Este esta uma delícia, super cremoso aposto que já se foi tudinho :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  29. Duxa, amei essa receita de Pudim na pressão nunca fiz!
    Vou fazer em breve e te conto.
    Bjkinhas

    ResponderEliminar
  30. Gosto desse pudim, ja fiz este pudim
    frances
    e é muito bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      também é dos meus preferidos,
      obrigada pelo comentário.
      Um abraço.

      Eliminar

Obrigada por deixar comentário.