Sharlotka ( Russian Apple Cake )



A receita é Russa, e segundo sei, todas as mulheres Russas têm a sua própria receita de Sharlotka, ou bolo de maçãs. A Sharlotka está para os Russos, como a Apple Pie, para os Americanos.
A recomendação, é para que o façam preferêncialmente, com maçãs ácidas, as  Granny Smith , por exemplo.
Tão simples de fazer, delicioso, de massa muito macia e pouco doce.
Uma vez mais, para quem aprecia a dupla maçã/canela, fica a sugestão.

                                                         
                                                        Receita de Sharlotka

Ingredientes:

5 a 6 maçãs ácidas ( Granny Smith )
3 ovos grandes
raspa da casca de 1 limão
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher de café de canela
180g a 200g de açucar
150g de farinha para bolos com fermento
1/2 colher de café de bicabornato de sódio
açucar em pó para polvilhar
canela em pó para polvilhar
margarina para untar a forma
papel vegetal para forrar o fundo da forma



Preparação:

  1. Untar uma forma de fundo amovivel, e de preferência com aro ( a minha 26cm ), com margarina , fazer uma rodela em papel vegetal com o diâmetro da forma e voltar a untar, não esquecendo as laterais da forma, que também deverão ser untadas.
  2. Descascar e descaroçar as maçãs, cortando-as em peças pequenas, e dispondo-as para dentro da forma, até terminar as maçãs, polvilhar com um pouco de açucar e canela e reservar por instantes.
  3. Ligar o forno nos 180ºC, para ir aquecendo.
  4. Num recipiente, bater os ovos o açucar, a raspa da casca do limão e a baunilha, até obter um creme fofo e volumoso. Peneire a farinha com o bicabornato de sódio e misture aos poucos à mistura dos ovos, de forma a incorporar e sem bater muito. A massa ficará um pouco mais grossa que o habitual, é mesmo assim.
  5. Verta a massa para cima dos pedacinhos de maçãs empilhadas, de modo a que cubra todos os espaços deixados por estas, comece pela parte de fora , e aos poucos, vá cobrindo os pedacinhos que estão ao meio. Com a ajuda de uma espátula, alise a superficie.


Leve ao forno a 170ºC, cerca de 40 minutos, faça o teste do palito no meio do bolo, está no ponto, quando o palito sair seco no meio do bolo.
Retire do forno, e espere 10 minutos para desenfomar, reparará que as paredes do bolo irão mirrar um pouco e descolar-se-ão das laterais da forma.
Desenforme, volte o bolo para baixo e polvilhe com açucar e canela.
Podem servir morno, ou frio, acompanhado por uma bola de gelado, é delicioso!

Notas: Se durante a cozedura, verificarem que a superficie está a ficar um pouco escura ( a querer queimar ), tapem-no com uma folha de aluminio, e reduzam a temperatura para os 160ºC.




partilhar esta receita

34 comentários

  1. Hummmm Duxa que bom que deve ter ficado esse bolo de maçã, adoro!! Estamos em sintonia, também fiz um este fiz de semana e postei hoje, espreita se quiseres amiga.
    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Maravilhosa Duxinha, ficou perfeita e irresistivel

    beijinhos e obrigada pela partilha. Tem uma boa semana!

    ResponderEliminar
  3. fiz esse bolo este fim de semana! Vi no blog http://smittenkitchen.com
    tem receitas maravilhosas!
    É mesmo muito bom.

    ResponderEliminar
  4. Duxa con manzanas ácidas que bien.
    un saludito

    ResponderEliminar
  5. Gosto imenso de utilizar maçã nos bolos, acho que lhes dá um toque muito bom tanto a nível de sabor como de humidade da massa.
    A tua sugestão é bem apetitosa, já comia essa fatia agora ao lanche!

    ResponderEliminar
  6. DUZA ..AMIGA ESTO SE VE FANTASTICO ..me encantan estas combinaciones con manzana..me gusta mucho ..las fotos preciosas buen dia besos MARIMI

    ResponderEliminar
  7. Duxa mais um lindo bolinho amiga, eu jà me servia de uma bela fatia ai se jà....

    ResponderEliminar
  8. Obrigada a todas;)

    * Lenita, concordo contigo, o bolo é mesmo uma delicia.
    Vi-o pela primeira vez aqui : http://www.sassyradish.com/2011/04/russian-apple-spice-cake-charlotka/ , faz um bom tempo, chamou-me a atenção, pesquisei sobre a receita e verifiquei que existem inumeras receitas deste bolo, todas elas muito semelhantes, por vezes, só as quantidades dos ingredientes variam.
    Como não segui a receita de um só blogue, resolvi inspirar-me em várias receitas, e adaptei as quantidades que me pareceram melhor resultar, daí não ter mencionado uma fonte, como habitualmente o faço.
    Mas sim, o blogue smittenkitchen.com
    é uma doce tentação;)
    Obrigada pela tua atenção, um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Que perfeição!!!

    Aliás, que perdição...que tentação!!!

    Adoro esses bolos de maçã ao estilo europeu,

    Me conquistou de imediato,

    Levo comigo a receita

    Obrigada

    ResponderEliminar
  10. Duxa, com a mistura de ingredientes que o bolinho leva, eu de certeza que ia adorar provar uma grande fatia!
    Ficou simples e lindo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Este blog que não pára de nos surpreender. Só delícias!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Maçã e canela é sem dúvida uma dupla que nunca me canso :) deve ser maravilhosa este bolo à la russia :)

    ResponderEliminar
  13. DUXINHA MINHA QUERIDA,
    ESTE BOLO FICOU COM UM ASPECTO DELICIOSO, TENHO QUE FAZER QUALQUER HORA, DEU ÁGUA NA BOCA SÓ DE OLHAR PARA AS FOTOS, PARA ACOMPANHAR UM CHAZINHO BOM DEMAIS!

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA JUNTO A SUA FAMÍLIA!
    BJS..♥

    ResponderEliminar
  14. Eu adoro bolos de maçã e a Sharlotka já me anda há algum tempo debaixo de olho :)
    Ficou maravilhosa a tua, convidativa e a puxar para uns dedos de conversa em seu redor.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. mais uma delicia de maça eu adoro maça tenho uma receita que é quaze igual foi a minha cunhada que ma deu por o Natal mas nai se é igual tenho que ver em todo o caso adorei o teu bolo ele esta 5* ja comia uma fatia muito bom beijinhos e fica bem amiga assim como os teus bjs

    ResponderEliminar
  16. Duxinha, eu não aprecio, eu ADORO a dupla maçã/canela, acho a melhor combinação do mundo!! Esse bolo está com um aspeto maravilhoso e tão irresistível! Mais uma receitinha deliciosa que guardo daqui, adoro sempre as tuas sugestões!!:)
    Beijocas e uma excelente semana:)

    ResponderEliminar
  17. Uma dupla deliciosa, gosto muito de bolos assim...deliciosos!

    Bjs

    ResponderEliminar
  18. ADORO DOCES COM MAÇA E CANELA.
    ESSE BOLO FICOU F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O.
    ATÉ DEU ÁGUA NA BOCA.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  19. Adorei a sugestão! Vai para já para a lista de receitas a testar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Tem bom aspeto, estou tentada a fazer assim que tenha as maçãs. bjsmts

    ResponderEliminar
  21. Eu adoro esse dupla! :D E esse bolo ficou mesmo lindo! Parabéns :)

    ResponderEliminar
  22. que bom aspecto tem este bolo de maça...que tentação!!

    ResponderEliminar
  23. Maçãs, maçãs, maçãs. Não lhes resisto. Terei que anotar para fazer.

    ResponderEliminar
  24. Duxa,
    Ficou linda e com um aspeto delicioso... Não provei ainda essa receita , mas gostei muito do resultado final :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Tem um ar saborosissimo e eu adoro bolos de maçã!

    ResponderEliminar
  26. este bolo com uma bolinha de gelado fica optimo! ;P beijinhos linda

    ResponderEliminar
  27. Ficou muito apetitoso amiga,
    Boa quarta-feira,beijos

    ResponderEliminar
  28. Maravilha de receita Duxa!
    Gosto demais de bolo de maçã!
    Mais uma receitinha deliciosa saindo dessa cozinha...
    Boa noite querida.
    Bjs

    ResponderEliminar
  29. Apple cakes are my favorites...Any time, any kind ;-)

    ResponderEliminar
  30. Hummm, que coisa tão boa. Não conhecia este bolo.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  31. Querida Duxa.Esta receita é tão saborosa. A maçã a imperar numa tarte que nos faz salivar só de olhar.
    Fiz esta receita cá em casa o mês passado e também a publiquei no blog. Vale mesmo a pena.
    Muitos beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  32. Tenho que experimentar. Gosto tanto de bolos de maçã.

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.