Legumes Salteados com Bacon e Galinha


O meu wok serviu de palco a uma reunião de legumes salteados em bacon.
Havia no interior do frigorifico, uma caixa com um peito de galinha. Eram dois, o outro foi desfiado para dar apoio a uma canja, este ficou dentro da caixa à espera da criatividade da cozinheira.
Depois de confiscado, foi cortado em cubinhos muito pequenos e transportado para junto dos legumes, o facto de estar dentro do frio, permitiu-me cortá-lo em cubinhos quase geometricos (gosto de os ver todos do mesmo tamanho, são manias).
A refeição fez-se num instante, e serviu duas pessoas.


Os ingredientes que usei:

1 peito de galinha cozido, cortado em cubos
bacon em cubos
2 dentes de alhos picados finamente
2 chalotas cortadas finamente
1 alho francês cortado em rodelas finas
ervilhas
ervilhas tortas
cogumelos
pimento vermelho cortado em tiras
cenoura ralada
rebentos de soja
sementes de sésamo pretas
óleo de amendoim
1 colher de chá de maizena
4 colheres de sopa de molho de ostra* ( coloquem a gosto, cuidado com o sal)

Notas:

*Pode ser substituido por  molho shoyo.
Poderão os legumes, serem substituidos por outros a gosto, mais, poderão utilizar os sacos de legumes congelados à venda prontos a usar, tornando a refeição ainda mais prática e rápida.

Preparação:

Colocar dentro do Wok o óleo de amendoim, o bacon, os alhos, o pimento e as chalotas, assim que começarem a murchar, adicionar a carne e os outros legumes. Temperar com o molho de ostra,  envolver, tapar um pouco e deixar cozinhar cerca de 10 minutos. Adicionar a colher de maizena diluida em duas colheres de sopa de água e juntar ao legumes, envolver e apagar o lume. O molho engrossa de imediato.
Polvilhar com 2 colheres de sopa rasas de sementes de sésamo.
Servir simples ou acompanhado por massa a gosto.


partilhar esta receita

39 comentários

  1. Ficou com muito bom aspecto e serve perfeitamente para acompanhar massa ou arroz. E por vezes, com a canseira do dia-a-dia, é bom poder recorrer a coisas simples para poder relaxar um pouco no sofá a ler um livro :)

    ResponderEliminar
  2. Amiga Duxa,que delicia essa forma de servir os legumes,com bacon e galinha,completo!
    Gosto demais desse tipo de preparação!
    Uma ótima tarde.
    bj bj
    Ivani

    ResponderEliminar
  3. Duxa nem sei o que dizer deste delicioso pratinho estes legumes estam de comer e chorar por mais um pratinho bem colorido amiga adorei, mais uma vez e como sempre a suprendernos, parabens.

    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  4. Ficou com um aspecto mesmo apetitoso.
    Gosto de refeições assim.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Tia Duxa,

    Se gostei? Claro que sim não é...
    a lista de ingredientes deixou-me a babar... e a foto fez-me guardar esta receita nos favoritos. hihih.
    Agora é convencer o Sarinho a gostar de cogumelos... mas eu consigo!
    Beijocas* :)

    ResponderEliminar
  6. Duxa se essa refeição servi-se três eu ainda me lançava á estrada :) Ficou deliciosa!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Para mim só os pimentos eram retirados porque de resto está perfeito!!!!PAra a próxima experimenta colocar umas amendoas inteiras sem pele juntamente com a carne, fica muito bom...

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  8. Duxa, vaya colorido !!!

    Con ver el plato ya entra por la vista y apetece comerlo al instante.

    Besinos guapa.

    ResponderEliminar
  9. Duxa, que ótimo aspecto têm este prato que nos apresentas!!!
    Beikos.

    ResponderEliminar
  10. Duxa querida, que legumes maravilhosos, adorei a sugestão, perfeita !!
    Espreita o meu blogue ;))
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  11. Mesmo como eu gosto! muita cor e nem quero pensar no sabor pois a fome aperta! bjks

    ResponderEliminar
  12. adoro legumes seija la como for os teus estao uma maravilha e muito bem coloridos adorei o seu aspecto maravilho mas nao é de estranhar pois aqui so ha coisas boas e muito boas para a saude adorei beijinhos e fica bem amiga coraguem penso em ti muito forte beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  13. QUERIDA DUXINHA,
    COM ESTES INGREDIENTES FICOU PERFEITO, UM PRATO DE ASSANHAR AS LOMBRIGAS,RSRS, BOM DEMAIS!

    FICA COM DEUS MINHA DOCE E QUERIDA AMIGA!
    BEIJÃO...♥

    ResponderEliminar
  14. Que delicia este prato Duxa!!! muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Duxa, gosto muito de legumes salteados, ainda ontem fiz uma couve salteada deliciosa que agradou a todos cá de casa. Essa não fica atrás e sendo de aproveitamentos só é de louvar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Hi Duxa,
    Mmm, bacon, mushrooms and vegatables - beautiful colorful meal. I love stir-frys!

    ResponderEliminar
  17. Oi querida...hoje mesmo meu almoço foi mais ou menos isso...porém com alguns legumes a mais,temperos japonêses e com cabelinho de anjo,feitos também na wok que comprei a uns duas semanas,ficou ótimo,tão quanto deve ter ficado o seu...

    Beijinhos

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    Sharon

    ResponderEliminar
  18. ESTA BEM AO MEU GOSTO, NEM PRECISAVA DE MAIS NADA.
    ERA UMA REFEIÇÃO E TANTO PARA MIM....SDOREI.
    BJS

    ResponderEliminar
  19. Que maravilha!
    Tenho que experimentar. Gosto destes teus pratos... asiáticos!
    beijinhos:-)

    ResponderEliminar
  20. Ah, que beleza, ficou com um aspecto bem tentador!!!
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  21. Esta é uma refeição da qual gosto muito. A visão é logo motivada pelo colorido. O apetite desperta de imediato. É sem dúvida uma sugestão muito completa com carne,legumes e massa.Faltam-me as ervilhas tortas e o molho de ostra em casa. De resto, estou pronta para arregaçar as mangas.
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  22. Que sugestão maravilhosa! Adoro este tipo de pratos pela beleza das cores!

    ResponderEliminar
  23. Duxa, não conhecia o teu blogue e já fiquei fã e estou a seguir-te!. Logo para começar uns legumes salteados com massa que eu adoro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Adorava ter uma coisa destas, para fazer estas maravilhas amiga....bjokitas

    ResponderEliminar
  25. Duxa,
    Para mim esta refeição está perfeita! Tem tudo o que me agrada e o aspecto convida mesmo a uma garfada...já me abriu o apetite!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  26. ficou com um aspecto super bom, muito aptitoso, beijinhos. (:

    ResponderEliminar
  27. Deve ter ficado uma delícia, um refeição completa e prática.
    bjs

    ResponderEliminar
  28. Parece deliciosa essa refeição Duxa! Saudável e colorida, até anima o espírito só de olhar :) Acho que uns frutos secos também cairiam bem no wok!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  29. Amiga Duxa, perdoe-me oa ausência nos últimos tempos, mas a correria por aqui tem andado brava e eu clamado por mais horas no meu dia...rs!
    Já dei uma olhado no que andei perdendo e me encantei com aquele strudel de maçã e bagas goji. Já copiei e em breve hei de fazer.
    A receita de hoje é excelente, apesar de não preparar muito carne de frango em casa, essa é uma das formas que mais me apetece.
    Delícia!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  30. Duxa este plato lo hago miles de veces a mi marido y a mi nos encantan!!!! Bss

    ResponderEliminar
  31. E ficou mesmo uma belíssima refeição oriental!

    Maravilha que eu adoro,

    Meus cumprimentos à Chef!

    ResponderEliminar
  32. Ando a (re)descobrir alguns legumes e esta receita parece bem apetitosa :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  33. Woooow ficaram maravilhosos Duxa, adorei! :) adoro legumes salteados!

    ResponderEliminar
  34. Duxa!
    Estava a ler a tua receita e a pensar que com molho de ostras ficava uma refeição perfeita, e pelos vistos ficou! faço este tipo de comida muitas vezes para o meu rapaz, eu como só os vegetais, é saudável e super rápido.

    Comprei as caixinhas de papel num saldo aqui, a loja já nem existe.. se voltar a encontrar compro-te um pacotinho :)

    beijinhos e bom fim-de-semana!
    (Acho que em Portugal somos qs vizinhas, sabias?)

    ResponderEliminar
  35. Duxa querida,

    Venho te convidar a participar no 7 Links Project, cujo objectivo e essência podes encontrar neste tópico:

    http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/2011/12/7-links-project-blog-da-missb.html

    Beijinhos e bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  36. Gosto imenso de usar o Wok, há imensas possibilidades...são sempre receitas ricas na cor e no sabor, como esta que está magnifica!

    ResponderEliminar
  37. Olá Amiga!

    Sou curioso e adoro cozinhar, experimentar coisas novas. No que diz respeito a óleos, como português e adepto de azeite caseiro e bom, que dizes em lugar do óleo de amendoim.
    Vou experimentar e digo o resultado.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro, considero uma boa escolha, aliás também sou a favor do uso de azeite.
      Combinado, fico a aguardar feedback ;)
      Abraço!

      Eliminar

Obrigada por deixar comentário.