Filetes de Pescada em Farinha de Milho e Sumo de Laranja


Raramente faço fritos, e quanto menos os faço menos me apetece fazer.
A fim de minimizar o "estrago", tenho sempre à mão uma garrafita de óleo de amendoim, é uma boa opção quando queremos fritar.

Ingredientes:
  • Filetes de pescada (1 a 2 por pessoa dependendo do tamanho)
  • 1 ovo
  • sumo de 2 laranjas
  • raspa da casca de 1 laranja
  • sal
  • pimentas moídas na altura
  • alho em pó
  • folhas de louro
  • laranjas às rodelas para acompanhar (opcional)
  • 4 colheres de sopa de farinha de milho (+/-)
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • água q.b para formar o polme
  • óleo para fritar

Preparação:

  1. Temperar os filetes de véspera com o sumo das 2 laranjas , pimentas, alho em pó, sal e folhas de louro, guardar tapado no frigorifico até ao dia seguinte.
  2. Num recipiente fazer um polme com as farinhas, o ovo e um pouco de água, mexer bem , adicionar um pouco de sal e a raspa da casca da laranja, a consistência deve ficar semelhante à de uma papa que não cai, logo que viramos a colher para baixo.
  3. Aquecer uma frigideira com óleo, banhar os filetes no polme e fritar 2 de cada vez para que o óleo não arrefeça, vire assim que verificar que está dourado.
  4. Escorra bem em papel absorvente, regue com mais uma gotas de sumo e sirva acompanhado com laranjas às rodelas .
 Sugestão: Costumo servir com salada de agrião e mistura de alfaces.

Notas: Quando os filetes são muito grandes corto-os ao meio, para que não se partam quando os fritamos.
Deve ajustar a consistência do polme sempre que se justifique, adicionando um pouco mais de água e mexer bem, caso fique liquido, adicione mais farinha.

 


partilhar esta receita

33 comentários

  1. Que delícia!!! Eu adoro encontrar receitas com peixe porque além de não saber cozinhá-los eu não conheço muitas receitas, gostei da sua porque é bem prática, vou tentar fazer aqui em casa!!! Bjks

    ResponderEliminar
  2. Duxa, os filetes ficaram tão bonitos!
    Eu adoro filetes e o meu marido também, já não faço há imenso tempo, é um prato a experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Duxinha,
    Esses filetes estão com um aspecto super apetitoso... Ja ia um acompanhado com uma boa saladinha : )

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Duxita belíssimos estes filetes, era hoje que podia jantar contigo ehehe

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Com laranja, nunca experimentei, mas gostei da sugestão!
    Ficaram com otimo aspeto!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. FILETES DEVEM SER OS UNICOS FRITOS QUE SE COMEM CÁ EM CASA E MESMO ASSIM MUITO RARAMENTE APESAR DE GOSTAR.
    OS TEUS FICARAM PERFEITOS PARA MIM COM APENAS A SALADA JÁ FICO SATISFEITA DISPENSO OUTRO ACOMPANHAMENTO.
    BJS

    ResponderEliminar
  7. E agora o que fazer? pois é é que eu sou super fan desse peixe e aqui nao ha mas que ma haaaa estou a brincar pois nao o es adorei a tua edeia gostei mesmo muito mas quando for a Portugal por o Natal vou comer haaaa beijinhos grandes fica bem amiga

    ResponderEliminar
  8. Olá Duxa, também sou como tu faço fritos raramente e quanto menos faço menos me apetece. Já um docinho apesar de não fazer muitas vezes ao contrário apetece sempre comer ;) Esses filetes devem ser muito saborosos devido ao sumo da laranja, adoro. Mas será que se fossem fritos na actifry não ficariam bons?! Coisas de mulher que se preocupa com a linha, mas não dispensa um bom prato! ;)

    Beijinhos querida.

    ResponderEliminar
  9. Adorei esta sugestão Duxa! Nunca experimentei o polme mas tem um ar tão estaladiço que me vou aventurar da próxima vez. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Adoro, e ficaram mesmo perfeitos os teus...
    Duma próxima tempero com a laranja tb, acho que devem ficar mesmo saborosos..
    beijinhos querida

    ResponderEliminar
  11. Que buena idea lo del zumo de naranja!!! me la llevo. Bss

    ResponderEliminar
  12. adoro filetes de pescada e também faço muitas vezes com farinha de milho. ficam muito melhores.

    bjos

    ResponderEliminar
  13. Interesting use of orange...I never tried fish like that.
    Cheers Duxa

    ResponderEliminar
  14. Duxa ; minha amiga estes filetes de pescada estão um sonho adoro olhar para um peixe e o ver sequinho que foi o caso deste nada de oleo a escorrer, ficou com a textura mt fofa e sequinho 5*, Parabens.

    Beijinhos grandes e cuida de ti!

    ResponderEliminar
  15. Hummmm que bom aspecto esses filetes só podem ter ficado uma maravilha, já te roubava uns para o meu almoço,ehehehe,adorei a sugestão :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. El sumo de laranja con la pescada ficou optima!!! muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Também não faço com frequência, mas confesso que gosto destas refeições....os teus filetes estão deliciosos! Costumo temperar com sumo de limão, mas vou experimentar com o de laranja e com a raspa...gostei muito da ideia ;)
    Beijinho querida

    ResponderEliminar
  18. Que engraçado, há dias experimentei isto mas com carne, já partilhei no SI.
    com sumo de laranja deve ficar óptimo!

    ResponderEliminar
  19. BOM DIA QUERIDA DUXA!
    EU TAMBÉM NÃO GOSTO DE FAZER FRITURAS, MAS QUANDO FAÇO USO ÓLEO DE CANOLA OU DE GIRASSOL.
    VOCÊ CONHECE O ÓLEO DE ALGODÃO?
    É BOM TBM, JÁ USEI MUITO AGORA NÃO ESTOU ENCONTRANDO MAIS NOS SUPERMERCADOS.
    OS TEUS FILÉS ESTÃO COM GOSTINHO DE QUERO MAIS, FICARAM SEQUINHOS.

    BJS, FICA COM DEUS!

    ResponderEliminar
  20. Que apetitosinhos ficaram Duxinha e essa dica também a sigo cá em casa pois o óleo apesar de carote vale o investimento e fritar com a farinha de milho também fica mais suculento e menos gurduroso

    beijokas e obrigada pela partilha!!

    ResponderEliminar
  21. Olá Duxa,

    de um coisa simples, fazes aqui um execelentro prato. Parabéns.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  22. Gosto demais de peixes do mar e ver a foto de seu prato me deu água na boca! Hmmmm... Parece tão saboroso! Aproveito para agradecer seu comentário por ocasião do meu aniversário! Fiquei muito feliz com sua atenção! Beijos, Paula

    ResponderEliminar
  23. Muito obrigada pelos vossos comentários,depois de uma manhã atribulada foi muito bom recebê-los.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  24. Belos filetes tia Duxinha...
    Aqui a sua sobrinha ficou a babar por eles hihih.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Amiga sigo esperando al tecnico del horno ..he tenido que conhelar la masa de hojaldre que hice a ver cuando la puedo utilizar ....Que filetes de merluza tan jugosos a veces tambien le pongo harina de maiz , pero no esa salsa .que buena bsssMARII

    ResponderEliminar
  26. Os meus filhos gostam imenso de filetes, os teus estão com um dourado magnífico!

    ResponderEliminar
  27. Eu também raramente faço fritos, pela saúde e pelo cheiro que deixa pela casa. Mas uns filetes assim não dispenso nem digo que não! Gosto do toque da laranja a temperar. Para além da saladinha, juntava um rroz de tomate à festa :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  28. Duxa que casi me meto dentro de la pantallaaaaaaaaaaa , vaya fotazas amiga !!!

    Besinos.

    ResponderEliminar
  29. Gostei dos temperos q usaste nos filetes :) Já apontei! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  30. Hummm...Uma delícia, ficaram perfeitos!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  31. Olá Duxa, visitar os teus blogs é sempre um prazer delicioso... parabéns. beijos. Lucia

    ResponderEliminar
  32. Duxa minha amiga esses filetes estão de dar água na boca. Nunca comi acompanhado de laranja. Adorei a sugestão e a receita!
    Milhares de beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.