Caldo de Legumes Assados com Galinha e Hortelã






Estou adorar esta minha decisão de replantar pezinhos de hortelã do exterior, para dentro de casa. A verdade é que a uso com bastante frequência às refeições, nas compotas e até nas bebidas quentes e frias. Dos canteiros exteriores em determinadas alturas do ano apenas restavam os talos, pois a sua folhagem era literalmente devorada pelas lagartas.
Esta erva além de aromática e saborosa, segundo sei é rica em vitamina C, fibra e cálcio e é no talo que se verificam as maiores concentrações de minerais e a vitamina C, se um dia esta informação chega ao conhecimento das lagartas creio que nem os talos nos deixam.
Os vasos que tenho com a planta encontram-se por detrás de uma das janelas da cozinha, como o sol não está muito forte, não há perigo de a queimar. Sei que no exterior com sol directo desenvolvem folham mais exuberantes, mas ainda assim estou feliz com a minha de folhinhas delicadas e perfumadas.
A base do caldo de hoje, foi feito com legumes assados (é quase sempre nesta altura do ano que utilizo esta técnica) durante o passado fim-de-semana, substitui a habitual cozedura dos legumes em água. Experimentem fazer um tabuleiro de legumes assados para servir de base às vossas sopas, garanto-vos que vão gostar do sabor muito mais rico e intenso, agora que ligamos o forno com maior frequência é uma óptima ideia rentabilizamos energia e tempo. Depois de assados podemos guardá-los vários dias numa caixinha hermética dentro do frigorífico prontos para servir de base à sopa seguinte.






Caldo de Legumes Assados com Galinha e Hortelã


Ingredientes:

2 fatias de abóbora com casca
3 alhos-franceses só a parte branca
1 courgette descascada
2 batatas-doces descascadas
1 fio de azeite
1 peito de galinha ou outra parte a gosto
sal q.b.
pimenta moída na altura (Margão)
1 pitada de cravinho em pó (Margão)
1 raminhos de hortelã
massa a gosto
água q.b.


Método:

Lave e prepare os legumes. Disponha-os num tabuleiro de forno, tempere de sal , pimenta, cravinho em pó e finalize regando-os com um fio de azeite. Leve-os ao forno pré-aquecido nos 180ºC até que fiquem cozinhados.
Entretanto coloque uma panela ao lume com o peito de galinha, água e sal. Deixe cozinhar.
Quando os legumes estiverem assados, retire a polpa da abóbora com a ajuda de uma colher de sopa, para dentro de um recipiente, reduza todos os outros legumes também a puré. Adicione ao caldo de galinha, junte as massas, mexa, rectifique o sal e deixe ao lume até que a massa coza. Se necessário junte mais água . Retire do lume, desfie a galinha, distribua pelos pratos, finalizando com pés de hortelã.







partilhar esta receita

10 comentários

  1. Olá Dulce,
    Que delicia esta sopa e que linda está a tua hortelã!!
    Eu tenho uma plantada lá fora no jardim que cresce desalmadamente, tipo daninha e aguenta as intempéries e o frio que por cá se faz sentir.
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  2. Perfeito para um dia de Outono :D

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Que delícia de receita!
    Onde eu moro o tempo tá um dia nublado, de chuva, deu uma vontade de comer esse "Caldo de Legumes Assados com Galinha e Hortelã". Nunca tentei assa-los, adorei essa possibilidade!!!! Vou testar aqui em casa!!
    Beijokas, Lorena!
    ( Dona de Casa Atrapalhada - http://cozinhandonapressao.blogspot.com/ )

    ResponderEliminar
  4. Deve ser bem saboroso!
    Beijinhos

    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. desde luego este guiso se ve delicioso, enhorabuena!! bss

    ResponderEliminar
  6. Com este frio, um caldinho sabe sempre bem e o teu parece uma delícia! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  7. Um prato óptimo para estes dias frios que se aproximam, bem aromático.
    Convido-te a fazer-me uma visita em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada a todas, um caldinho neste tempo é sempre muito bem-vindo às nossas refeições, e sim estava muito saboroso ;)
    Beijinhos, bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  9. Uummmmmmmmmmmmmm que pintaza tiene ese plato seguro esta de muerte relenta ,hasta las rodillas me llegan las babas.
    Bicos mil y feliz fin de semana wapa.

    ResponderEliminar
  10. Tenho de experimentar. Normalmente é chato ter de ligar o forno de propósito para isso, mas tem tão bom aspeto que vou ter de lhe dar uma oportunidade :)

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.