Bolo de Maçã, Courgette e Aveia

Domingo, meio do dia, recta final do fim de semana, é preciso fazer um bolo para os filhos levarem para a merenda de mais um inicio de semana, este irá ser um dos pensamentos que me tomam de assalto com o regressso das aulas, é necessário ajustar e organizar rotinas que ficaram guardadas em silêncio à espera de um novo ano lectivo, quando eram pequenos, fui eu que os incentivei a levarem merendas feitas em casa por serem mais saudáveis, agora que cresceram, são eles que insistem nesta postura.
O bolo de hoje conjuga três ingredientes que se combinam muito bem, obtem-se um miolo macio, húmido, com um sabor delicioso emprestado pela maçã e pela canela, diria que é obrigatório experimentarem!



Ingredientes:

*Capacidade da chávena que usei 220ml

  • 2 chávenas de farinha com fermento
  • 1 chávena de flocos de aveia
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de canela
  • 1/2 colher de café de noz moscada
  • 1 chávena e 1/2 de açucar amarelo
  • 1 courgette descascada e ralada
  • 1 maçã descascada e ralada
  • 1 maçã cortada finamente para a decoração(opcional)
  • 1/3 de chávena de óleo de girassol
  • 1 colher de chá de fermento quimico(tipo Royal)



Preparação:

  1. Ligue o forno nos 180ºC.
  2. Numa tigela coloque os ingredientes secos ; açucar, farinhas, canela, noz moscada, fermento, misture tudo com uma vara de arames e reserve.
  3. Rale para dentro de outra tigela, a maçã e a courgette, adicione os ovos e o óleo e bata até obter uma mistura volumosa.
  4. Misture o preparado liquido para dentro da tigela dos secos batendo até ligarem bem.
  5. Unte uma forma com margarina e verta para lá o preparado, se gostar, pode decorar o bolo com uma maçã cortada finamente, coloque em cima da massa com a disposição que mais gostar, salpique uns flocos de aveia por cima e leve ao forno cerca de 35 a 40 minutos, faça o teste do palito.
Sugestões: Quando retirar o bolo do forno pode pincelar as lascas de maçã com um pouco de mel, ficará com um aspecto brilhante.



partilhar esta receita

34 comentários

  1. Ficou lindo, adorei as fatias de maça em cima do bolo :)

    ResponderEliminar
  2. ESSE BOLO FICOU 5*, NUNCA COLOQUEI COURGETTE EM BOLOS MAS GOSTEI IMENSO DA COMBINAÇÃO.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Duxa, antes de mais, parabéns por teres incutido nos teus filhos esse gosto pela comida caseira/ saudável. Isso é tão importante! Em segundo lugar, parabéns por mais este bolo. Por tua causa, estou curiosa em relação à aveia nos bolos. Já uso no pão e gosto bastante, por isso acho que também gostarei nos bolos.
    Um beijinho
    P.S. Fiz o teu salmão teriyaki e adorei. Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. hummm bolo de maça eu adoro o teu esta muito bonito as fotas é que nao se vem nao sei se é assim obrigada pelo teu comentario toco-me muito es uma querida eu tb penso que vai correr bem assim espero graças a deus beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  5. Que bolo maravilhoso Duxinha,eu cá não me importava de levar uma fatia para o meu lanche.

    BEijinhos

    ResponderEliminar
  6. Este bolo está fantástico. Adorei. Tenho de experimentar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Os teus bolos saem sempre bem! É com cada beleza de fatia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. *Olá Ilídia, fiquei contente com as noticias sobre o salmão.
    Pressinto que irás aderir à ideia de juntar aveia aos bolos, depois logo me dirás.
    Obrigada,um beijinho.

    *Olá Isa, parece-me que as fotos já estão bem.
    Obrigada pelo aviso, beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Mais um excelente bolo... mais um para a lista, bjks

    ResponderEliminar
  10. Que bolo lindo, e de certeza delicioso! Vou levar a receita para fazer.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Olá Duxa.
    Também penso que nós é que somos o exemplo para os nossos filhos em todos os aspetos e a alimentação é um deles. Também tenho cuidados com os lanchinhos dos meus filhos, de 10 e 3 anos, e eles adoram quando abrem a lancheira e sai de lá um cheirinho a casa.
    Gostei muito do teu bolo, mesmo.
    Um beijo
    Patrícia

    ResponderEliminar
  12. Duxa, qué es courgette?
    Las fotos son maravillosas!!

    ResponderEliminar
  13. Belo bolo Duxita, a decoração com as fatias de maçã ficou linda, nunca usei abóbrinhas em massa de bolo, e já vi em vários blogs, preciso experimentar, e aveia em bolos fica reealmente delicioso, além de nutritivo. Bela merenda amiga. Bjos uma excelente semana

    ResponderEliminar
  14. COMO VOCÊ É CHIQUE AMIGA, O TEU BOLO ESTÁ UM ESPETÁCULO,LINDO DEMAIS!
    ONTEM APROVEITEI O MEU SÁBADO E FUI PASSEAR MAS HOJE APROVEITEI O DOMINGO PARA IR PARA O FOGÃO FAZER OS LANCHES DA SEMANA TAMBÉM PARA O MEU FILHO, RSRS.

    BEIJÃO!

    ResponderEliminar
  15. lindo com essa maçã enfeitando, realmente parece molhadinho e delicioso!
    boa semana
    beijo

    ResponderEliminar
  16. It looks beautiful. I love oats, zucchini and apples. Great recipe for the fall. Thanks for sharing!! :o)

    ResponderEliminar
  17. Muito obrigada a todas:)

    *Isabel courgette es lo que usted llama calabacín ;)


    Beijos, e uma boa semana:)

    ResponderEliminar
  18. Querida Duxa, eu adoro os teus bolinhos, são para mim sempre uma referência.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Duxa esse teu bolo é tudo de bom... fiquei com vontade de experimentar e lá em casa que toda a gente adora bolinho que leve maça!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  20. Ficou lindo e imagino o cheirinho na cozinha enquanto cozia...ai que maravilha. Este vou ter de fazer assim que possível Duxa!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Eu estou totalmente convencida. ADOREI!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  22. Vejo que a aveia veio para ficar nos teus bolos, confiando na mestre lá terei que colocar as mãos na massa. Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Está decidido vou comprar aveia e experimentar estes bolos maravilhosos que tens feito. Ficou lindissimo. E acho que louvar esse hábito que implementaste aos teus miúdos. Bjs

    ResponderEliminar
  24. Duxa os teus filhotes com um bolinho destes na escola é um sucesso daqui a pouco tens os amiguinhos todos á tua porta ehehehehe
    Tem um aspecto caseirinho e com maça só ser delicioso.

    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  25. Duxa
    Parabéns por teres uns filhos maravilhosos e que gostam tanto da paparoca da mamã (impossível não gostar ;), são valores como estes que se devem guardar e nunca esquecer! O bolo ficou maravilhoso, ando curiosa com a aveia nos bolos tal como as courgettes, tenho de me aventurar!!
    Parecem ficar bem saborosos...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Duxa soy tu fan número 1 , todo lo que haces me encanta y en este caso ha sido un flechazo en toda regla.

    Manzanas, avellanas, etc.....ufffff qué buena combinación !!!


    Besinos.

    ResponderEliminar
  27. Que bom aspecto este teu bolo amiga....bjokinhass

    ResponderEliminar
  28. Adorei a receita e já consigo comentar, bjs.

    ResponderEliminar
  29. Muito bom este bolinho. Os teus filhos devem ser a inveja da escola quando lá aparecem com estas maravilhas, eheheh!!!!

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  30. Esse bolo está divinal. Vou experimentar com certeza
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  31. Olá Duxa!

    Deixei uns dias de te visitar e agora só encontro coisas tão boas e tentadoras, como sempre.:)

    Este bolinho e o de chocolate, banana e aveia vou levar para experimentar porque ficaram com um aspecto fantástico e leva ingredientes que adoro.

    Obrigada por tão belas delícias.:)

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  32. Olá, Duxa!Que bolo delicioso e saudável!Os teus filhos tem muito bom gosto!Ainda não consigo convencer a minha filhota a comer bolos mais texturados, só gosta deles tipo pão de ló...mas eu sou persistente!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Adoro este bolo! Tenho que experimentar, apetece-me ir já a correr para a cozinha fazer um! :-)

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.