Sopa de Feijão Manteiga




Olá, considerando a sopa o prato mais antigo do mundo, dispensa apresentações, digo apenas, que não passo sem ela, alimenta, regula o apetite, pertence ao grupo (cada vez menor) das refeições económicas, vamos lá comer sopa!

Ingredientes :
  • água (quantidade a gosto)
  • couve coração
  • alho francês (parte branca)
  • 2 batatas doces
  • 1/2 abóbora manteiga
  • 2 chávenas de chá de feijão manteiga cozido
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola
  • massinhas a gosto
  • 1 fio de azeite
  • 1/2 colher de café de cravinho em pó ( ou 2 cabeças de cravinho)
  • sal a gosto

Como fiz a minha sopa:
  1. Lavei os legumes e descasquei-os.
  2. Coloquei uma panela ao lume com o fio de azeite, os alhos esborrachados e a cebola cortada em meia lua, deixei alourar um pouco, adicionei  parte da abóbora aos cubos, metade do feijão cozido, uma batata doce, deixei estufar um pouco, e adicionei água a tapar os legumes.Reservei o resto dos legumes para colocar depois da sopa triturada.
  3. Depois de estarem cozidos, triturei, adicionei um pouco de sal, o cravinho, a couve cortada em tiras, o resto cortado em cubinhos, o alho francês em rodelas, a 5 minutos de estar tudo cozido adicionei as massinhas, deixei mais 5 minutos e retirei do lume, nesta fase convém corrigir o sal e a quantidade de água, poderá gostar da sopa mais liquida acrescentando mais água .

Sugestão: Na altura de servir polvilhe com coentros frescos picados .

partilhar esta receita

30 comentários

  1. ola querida Duxa eu adoro a tua sopa esta muito delisiosa e hoje aqui até que cai bem pois esta a chouver beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Que sopinha boa!!!
    Também gosto de usar batata doce na sopa.
    As fotos estão lindas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ai,ai,esta sopinha esta mesmo bem apetitosa!

    Adoro mesmo comer um pratinho de sopa,como se diz,sopa regala a alma...
    beijinho Duxa...

    ResponderEliminar
  4. Olá, Duxa!Com o tempo a chamar o Outono, esta sopa cai como uma luva, tem um aspecto muito reconfortante. Cá em casa nunca falta sopa, faço uma panela diariamente, o meu marido não passa sem ela, mesmo no Verão! A sopa faz mesmo muito bem e como dizes "ainda" é um prato económico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Esta é das minhas, sopinha com couve e feijão e essas massinhas redondas adoroooo, aliás todos adoram :) beijinho

    ResponderEliminar
  6. ESTA SOPA JÁ CHEIRA A INVERNO.
    CÁ EM CASA O MARIDO E O FILHOTE NÃO PASSAM SEM SOPA , EU RARAMENTE COMO.
    A TUA FICOU EXCELENTE.
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Também gosto muito de sopa mesmo no verão sabe-me sempre bem. Bela sopinha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá

    Adoro sopa embora no verão fique sempre mais tentada com saladas e coisas fresquinhas. No entanto já ando com vontade de sopa, sábado já foi uma sopinha de feijão encarnado da avó o jantar!
    A tua sopa está com aspecto delicioso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Sopinha ao meu gosto amiga...adoro...bjokitass

    ResponderEliminar
  10. Lovely soup, Duxa. It reminds me of Minestrone, which I love very much.

    ResponderEliminar
  11. My! What a delicious and flavourful soup! Looks really good! Thank you for sharing! Have a lovely week!

    ResponderEliminar
  12. Esta sopa faz as minhas delicias e é uma das minhas sopinhas de eleição e olha só que linda e apetitosa ficou Duxinha,

    beijinhos e tem uma fantástica semana!

    ResponderEliminar
  13. Querida Duxa, adoro estas sopinhas e com o tempo mais fresquinho sabem tão bem pelo jantar, de feijão são das minhas favoritas, se for o branco então ainda melhor :))Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  14. Ola Duxa... Agora vai começar a minha epoca do ano favorita... o Outono e começa ja a saber taooooooo bem uma sopinha e a tua tem um aspecto delicioso, maravilhoso... hummm tao cremosa!!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Bom dia Duxa,
    A tua sopinha ficou maravilhosa, muito reconfortante :) Eu gosto muito de sopa, e de feijão é das minhas preferidas. Lindas fotos!
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  16. Olá Duxa,

    adorei este post, sabes eu adoro sopa de feijão de manteiga e costumo fazer de várias maneiras, em puré, com legumes... adoro.
    A tua tem um aspecto que me deixou água na boca.

    Bjinho

    ResponderEliminar
  17. Eu também não dispenso uma boa sopa como a tua! Tenho sempre sopa feita em casa para todas as refeições.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Que óptimo aspecto...
    Beijinhos
    Belinha

    ResponderEliminar
  19. Perfeita a sopa.
    Adoro sopa de macarrão com feijão.
    bjs

    ResponderEliminar
  20. Duxinha a sopa ficou bem rica com tudo que precisamos para mim chega uma sopinha das tuas ao jantar :) :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Mew encantan las sopas!!!ya tengo ganas de cocinarlas!!! esta se ve una maravilla!!! me la llevo.
    Bss

    ResponderEliminar
  22. Ai Ai Duxita querida, saiba voce que agora são exatamente meio dia, a minha hora de almoço já se faz longe, pelo tamanho do rombo que estou sentindo no meu estomago. Que sopinha deliciosa, cremosa do jeitinho que gosto, adoro sopinhas assim, independente do clima, ia muito bem um pratinho desse a essa hora. Muito boa sua sopa, e nunca me ocorreu colocar cravo na sopa, vou fazer em uma próxima vez, o sabor deve ficar delicioso. Bjokas amiga, tenha uma linda semana

    ResponderEliminar
  23. Que bela sopinha agora que os dias comecam a arrefecer e a noite vem mais cedo , `e bem reconfortante.
    Um habito que se vem perdento e `e tao saudavel. gostei da sugestao.

    ResponderEliminar
  24. Ola Duxa!
    Formiguinha voltando...:)

    Adoro sopa e assim sem passar melhor ainda mas como na minha Casinha tenho um esquisitinho (filho) a sopinha e toda ralada.
    A tua ficou com um aspecto delicioso e o feijao manteiga deu-lhe aquele toque final. Comia ja uma tigelinha dela bem quentinha.:)

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  25. Oi querida adoro sopa a tua ficou irresistivel ótima semana bjs!

    ResponderEliminar
  26. Duxa, está um belíssima foto. Adorei a receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. é a minha sopa preferida :).. Ficou fabulosa...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Duxa, que feijão apetitoso!
    Abraços pra você.

    Silmara


    www.casaefogao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  29. Que boa esta sopinha, ficou bem caprichada e aconchegante. Cá em casa nunca se nega um pratinho de sopa, agora com a chegada do Outono vão ser mais comuns na nossa alimentação! Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.