Marmelada


Marmelada, o doce de cor âmbar, que se desmancha na boca, no final encontramos os grãozinhos da fruta não totalmente triturada...é sem dúvida o meu doce de eleição e aquele que me transporta até à infância.


Ingredientes:

  • 650g de marmelos lavados, descaroçados e partidos em cubos
  • casca de 1 limão só a parte amarela
  • polpa de meio limão sem caroços e sem a parte branca
  • 1 pau de canela (opcional)
  • 350 de açucar ( a regra é colocar o peso da fruta em açucar, pessoalmente acho demasiado)



Preparação na Bimby (Thermomix) em 30 minutos.

  1. Colocar no copo da Bimby o açucar e a casca do limão, pulverizar alguns segundos Vel. 9.
  2. Adicionar os pedaços de marmelo com casca,  e a polpa do limão, dar 3 ou 4 toques Turbo , baixar com a espátula o que ficou nas paredes do copo e triturar uns 15 segundos /vel. 7/8/9.  Juntar o pau de canela.
  3. Substituir o copo pela cesta (para evitar salpicos) e programar 30 minutos//Temp. 100ºC/Vel.3.
  4. Findo este tempo estará com a consistência da minha, se gostar dela para cortar à fatia, programe mais 10 minutos/ Temp. Varoma/Vel. 3. Coloque em taças , deixe arrefecer, cubra com papel vegetal embebido em aguardente.
Notas: Depois de fria fica com uma consistência mais densa.
            Rendeu 2 tacinhas igual à foto.





Fonte: Receita adaptada do livro base da Bimby

partilhar esta receita

40 comentários

  1. Também já vi marmelos à venda e a primeira reacção foi de espanto. Para mim marmelada é sinónimo de tempo frio, mas isso era antes, no tempo das 4 estações. Talvez por isso me lembre, tal como a ti, a infância. Com uma fatia de queijo é tão bom :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Deslumbrante...está linda. Comia um bocadinho :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Duxa à dois fins de semana atras estive a tarde toda de domingo a fazer marmelada :) :) tinha muitos kilos de marmelos e na bimby fiz apenas 800g de cada vez, segui a receita do livro base apenas reduzi a quantidade de açúçar e no final coloco sempre mais 10minutos, varoma, vel.3 para ficar mais durinha :)
    A tua marmelada, gostei da receita com limão, agrada-me imenso.

    Beijinho

    P.S. Adorei as fotos

    ResponderEliminar
  4. A tua marmelada tem um óptimo aspecto.
    Pessoalmente não gosto, mas faço todos os anos para a minha Mãe e para oferecer.

    ResponderEliminar
  5. Querida Duxa, não há comentários, sem duvida que doce soberbo!!!Excelentes fotos,adorei :))Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  6. Duxa, é realmente um doce de eleição e que nos transporta à infância. Lembro-me de quando a minha avó a fazia e depois a geleia. A tua está perfeita.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Marmelada é tão boa! Ficou com optimo aspecto!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  8. Era em casa dos avós que havia sempre marmelada... que saudades! e que optima ficou a tua! bjks

    ResponderEliminar
  9. OLÁ QUERIDA DUXA!
    NUNCA COMI A FRUTA,SOMENTE O DOCE QUE JÁ VEM ENLATADOS.
    O TEU DOCE FICOU UM ESPETÁCULO COM AQUELAS TORRADAS,BOM DEMAIS!

    BEIJOS, FICA COM DEUS!

    ResponderEliminar
  10. Duxita essa torrada com essa marmelada me deixou alucinada pra pegar um avião e bater à sua porta. Adoro marmelada com torrada e um cafézinho. Espera ai que já to chegando, guarda um pouco prá mim...hehehe. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Fico embevecida a olhar para as tuas fotos Duxinha e a marmelada está de comer e lambuzar hummm

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  12. que maravilha amiga, adoro esta marmelada....bjokinhass

    ResponderEliminar
  13. Duxa eu adoro marmelada, ainda ontem veio uma caixinha dela ´de casa da minha sogra, que delícia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. ai nem te conto!!!Tenho uns marmelitos ali a pedirem destino de marmelada e tenho tido uma perguiça...só porque custam tanto a descascar!

    A tua tem uma textura linda!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  15. Engraçado como a marmelada lembra a tantos de nós a infância, parece-me que os antigos (os avós), gostavam imenso de dar ás crianças pãozinho com marmelada:)

    *Andréa, o marmelo é uma fruta que deve ser cozida. Crua, ao natural, é muito rija,sem doce, é sim própia para cozer e fazer compotas, geleias,etc.
    Beijinho.
    *Josy, fico à tua espera no aeroporto pode ser amiga?
    Beijos até já:)))

    *Ritinha, experimenta não descascar, lava muito bem os marmelos com uma escovinha, depois é só parti-los e retirar os caroços, vais ver que a textura da marmelada fica melhorada.
    Beijinho.

    *Moni sempre achei que a receita do livro está com muito açucar, é um exagero.
    Beijinhos.

    * Fraldinha também adoro juntar a fatia de queijo, ou da ilha picante, ou um amanteigado de Seia;)
    beijinho.

    Obrigada a todas:)

    ResponderEliminar
  16. Eu adoro marmelada, nunca fiz.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Maravilhosa essa cor!
    Quanto à infância porque será que nos leva de volta lá?
    Pelo que disseste, mas acho que também saudades dos tempos em que as coisas eram tão bem mais simples.
    beijoca

    ResponderEliminar
  18. Também a mim me lembra os dias em que chegava da escola e a minha mãe estava a fazer uma tachada de marmelada... Aquele cheirinho era fantástico!!!
    Tenho estado à espera que o tempo arrefeça para fazer (sabe melhor) mas como amanhã me vão oferecer marmelos, se calhar faço no fds.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  19. Siempre haces esas fotos tan apetitosas... está preciosa, espléndida!

    ResponderEliminar
  20. DUXA A TUA MARMELADA FICOU PERFEITA TEM UMA COR LINDA...ADOREI.
    BJS

    ResponderEliminar
  21. adoro a mermelada! mais aqui e uma confussau este nombre. Marmelada es membrillo, y compota es mermelada! jajajajajajajaja. beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Que delicia, ficou com uma cor maravilhosa. Também por estes lados se aprecia muito marmelada... Eu adoro com queijo.
    Gostei muito da tua ficou deslumbrante na tua bimby... :D
    Beijocas

    ResponderEliminar
  23. Olá, Duxa!Está linda a tua marmelada, é um doce simples e bom!Tenho marmelos para me dedicar no fim de semana a essa tarefa, faço-a na panela de pressão e desde que descobri essa receita, não quero outra pois dá sempre certo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Esta marmelada ficou mesmo uma tentacao!
    Comia agora numas tostinhas..
    beijinho

    ResponderEliminar
  25. Preparing for winter? You'll have nice treats when dull weather comes!

    ResponderEliminar
  26. Que rica marmelada Duxa.
    Ficou com uma textura óptima e uma cor linda.
    Este ano vou-me aventurar a fazer,vamos lá ver o que vai sair daqui.

    BEijinhos

    ResponderEliminar
  27. Já comprei marmelos, estão a fruteira,mas dessa vez não vou fazer marmelada... é para assar! Adoro marmelos, tanto assados como em marmelada.
    A tua tacinha é muito gira e a consistencia da marmelada parece perfeita. Parabens.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Duxinha... que nao te falte o queijinho de Seia para comeres com a marmelada amiga... tou a poucos kilometros dessa linda cidade serrana, basta apitares que ele vai aí ter lolol....

    Também gosto muito mas muito mesmo de marmelada com queijo, ainda nao fiz a minha.... só no domingo!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  29. Muito obrigada Margarida;) esse queijo é uma tentação, quando vou aos queijos tento fingir que não o conheço...o mal é começar:)))
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  30. Olá querida Duxa!

    Deixa que eu te diga, que a tua marmelada está com um aspecto divino!!!! Que maravilha
    Com certeza que deve estar deliciosa!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  31. Que lindo que fica nunca provei mais com essa carinha deve ser maravilhoso bjs!

    ResponderEliminar
  32. Isto é que vai uma marmelada aqui. Que saudades quando a minha mãe fazia, no tempo em que havia tao poucos miminhos para se comer. E quanto à tua foto, onde estão os teus caracóis? Vai busca-los gostamos deles!!! bjs

    ResponderEliminar
  33. Ficou com óptimo aspecto.
    Adoro a Bimby, mas quando experimentei para fazer marmelada não ficou muito bem... Alguma coisa falhou, não sei o quê...
    Desde então faço sempre do modo tradicional.
    Beijinhos
    Belinha

    ResponderEliminar
  34. Your marmalade looks fabulous! Reminds me that I need to make some soon. Love homemade jams! Thank you for sharing!

    ResponderEliminar
  35. Maravilhoso! Ficou com muito bom aspecto. Eu adoro pão com marmelada e manteiga... transporta-me para a minha infância :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  36. O meu marmeleiro este ano deu muitos marmelos e andei a distribuir pelos amigos, ainda não tive tempo de fazer a minha marmelada, a tua ficou excelente, bjs.

    ResponderEliminar
  37. Duxa, que delicia, e é tão facil fazermos na Bimby. Ainda não fiz este ano, mas vou fazer um bocadinho.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  38. Duxa,
    Sou mais uma apaixonada por marmelada, n trouxe nenhuma de Portugal a pensar que podia fazer a minha aqui, mas já me arrependi. Marmelos nem vê-los... que inveja.

    beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  39. Duxa, aqui temos frutas diferentes daí, marmelos não fáceis de encontrar. Marmelada me lembra infância, meu pai comprava em lata, industrializada. Teu doce me trouxe lembranças boas, está um capricho só, minha amiga "mãos de Fada" (agora vc já sabe o que significa em "Brasileiro"...rsrs
    Querida, tenham todos vcs um ótimo fim de semana

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.