Bolo Integral com Figos, Aveia e Granola


Olá a todos, encontrei a receita que vos trago no Figos & Funghis , fiz algumas adaptações que indicarei em baixo nos ingredientes, a versão figos ficou aprovada, agora ando curiosa para testar a versão original com maçãs.

Ingredientes:
  •  5 figos frescos (o interior)
  • 2 chávenas de aveia em flocos finos
  • 1/2 chávena de granola (ou 1 chávena de aveia em flocos grandes)
  • 1 chávena de farinha de trigo integral
  • 1/2 chávena de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento químico em pó
  •   1 chávena e 1/2 de açucar
  • 4 ovos
  • 1/2 chávena de chá de óleo de girassol
  • 1 colher de sobremesa de farinha de alfarroba
  • 1 pitada de cravo em pó
  • 1 colher de chá cheia de canela em pó                
Como fiz:
  1. Bati os ovos com o açucar e o óleo, até obter uma mistura homogénia, adicionei a polpa dos figos.
  2. Numa outra taça juntei todos os ingredientes secos e misturei-os bem com o auxilio de uma vara de arames.
  3. Verti a mistura liquida, para dentro dos secos lentamente, de forma a ficar tudo muito bem misturado.
  4. Untei uma forma com margarina, salpiquei um pouco de açucar e canela, verti para lá o preparado, polvilhei um pouco de aveia e levei a forno pré aquecido nos 180ºC cerca de 30 minutos, convém fazer o teste do palito.

Fonte: Receita adaptada do Figos & Funghis, um beijo Fabiana.




partilhar esta receita

39 comentários

  1. Que maravilha Duxita belo o teu bolo muito mesmo....bjokitassss

    ResponderEliminar
  2. Duxa, esse bolinho até dá para comer sem preocupações de tão saudável que é! Não é?

    Bejinhos

    ResponderEliminar
  3. Essa fatia está mesmo a pedir trinca Duxinha.
    Fiz os teus pãezinhos saloios que puseste no SI, em breve sai no blogue, alterei só as doses de farinha por uma questão de logistica heheh. Ficaram deliciosos como sempre.
    Uma beijoca

    ResponderEliminar
  4. Que rico bolo!O meu marido trouxe-me hoje um balde cheio de figos da casa da minha sogra e neste momento boa parte já está a cozer num tacho para doce, já fiz uma salada e agora vejo este bolo, estou com uma vontade enorme de experimenta-lo, vamos ver se os figos chegam ao fim de semana...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Lina, também me ofereceram uma caixinha de figos,comi alguns, sou uma verdadeira apaixonada por esta fruta, fiz compota, e tinha alguns já muito maduros a precisar de ajuda muito urgente, pensei em utilizá-los num bolo e não me arrependi.
    Beijinhos.

    Sarinha fico a aguardar esses pãezinhos, obrigada:)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Duxa, esse bolo me parece bem saudável.
    Abraços pra você.

    Silmara
    www.casaefogao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Duxa,cheguei agora do trabalho e vejo um bolo desses quase cai pro lado ,adoro bolo de figo,e este ficou com um aspecto maravilhoso,comia agora essa linda fatia que tens ai!
    Adorei a receita!
    beijinhos
    Cindy

    ResponderEliminar
  8. adoreoiii! gosto inmenso do figos!!! ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Tenho sempre a sensação de que sou a única que não gosta de figos. Por isso Duxinha vais-me desculpar mas vou ver a outra versão com a maçã. Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Duxa, qué pinta mais deliciosa ten o teu bolo.

    Bicos

    ResponderEliminar
  11. Olá Duxa!
    Deve ser maravilhoso!
    Beijinho e resto de boa semana!
    http://osdiasdanossavida.blogspot.com /

    ResponderEliminar
  12. Bela bolo sim senhora Duxa.Essa fatia pede para ser comida.

    BEijinhos

    ResponderEliminar
  13. Duxa esse bolo deve ter ficado uma verdadeira delicia!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  14. Duxa, esse bolo vou fazer de certeza!
    Ficou maravilhoso, como tudo o que sai da tua cozinha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Ficou com uma cor linda e um excelente aspecto!Gosto muito de bolos com figos e assim saudável comia o dobro... :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. DUXA QUERIDA,
    O MEU ESPOSO SÓ PODE COMER COISAS INTEGRAIS,EU ME DIVIDO EM DUAS NA MINHA COZINHA, LEVO ESTA RECEITA. SEU BOLO ESTÁ BOM DEMAIS, COMO SEMPRE VC É SUCESSO!

    BEIJOS........

    ResponderEliminar
  17. This cake looks lovely! I like all the ingredients in it!
    You have been tagged in a game, please stop by my blog for more details! Thank you! :)

    ResponderEliminar
  18. Gostei muito da tua versão, pois adoro figos!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  19. Duxa este bolinho ficou delicioso, quer dizer eu não provei mas vindo dessa cozinha só pode :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Duxa,
    A versão ficou fantástica e esse bolo ficou lindo e delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Obrigada a todas, é de facto um "rico" bolinho:)
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  22. Duxa, não posso passar por cá à hora do lanche! Fico com um apetite :) Que bolo lindo e cheio de coisas boas, figos, aveia, canela, alfarroba, que delicia.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Que bela fatia de bolo Duxita, gosto muito de bolos elaborados com frutas frescas, e além de tudo saudável, pois tem tbém dois ingredientes que aprecio, a aveia e a granola. Lindo. Gostei muito...bjokitas

    ResponderEliminar
  24. Que maravilha Duxa!!!Quem disse que os bolos tem de ser todos para a engorda???Este é integral, tem frutinha e aveia para trabalhar o organismo todo!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  25. Olá Duxa!
    O teu bolo ficou uma tentação de crescer água na boca!!!
    Um beijo:))

    ResponderEliminar
  26. Essa fatia está qualquer coisa de divinal!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Que belo bolinho e ainda por cima pode ser comido sem gosto a pecado... Aprovadissimo!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  28. Um maravilha mesmo Duxa, figo é uma das minhas frutas favoritas, ficou com uma cor e uma textura maravilhosas. Você é mesmo minha amiga "mãos de fada" (também se usa essa expressão em Portugal para se referir à alguém caprichoso?). Você precisa me ensinar algumas daí, fixe eu já sei o que é...rsrs
    bjs

    ResponderEliminar
  29. As tuas fotos dos bolos deixam-me sempre a salivar... K delícia :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Me encantan los higos y éste bizcocho está de lujo,abrazos grandes.

    ResponderEliminar
  31. HOLA DUXA ..parece que nos hemos puesto de acuerdo haciendo postres de higos ...jaja, este bolo integral se ve delicioso..una de las frutas que mas me gustan son los higos ...fantastica receta bsssMARIMI

    ResponderEliminar
  32. Oi Duxa fiquei babando na foto que delícia de receita bjs!

    ResponderEliminar
  33. Olá Duxa!

    Mais um bolo perfeito para mim. Eu adoro figos!

    Ficou com uma cor linda e um aspecto fenomenal. Deve ser mesmo delicioso. E ainda por cima saudavel. Havera coisa melhor?

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  34. Olá, adorei a receita...vou levando comigo. Adoro figos...apesar de se bem difícil achar uns figos bonitos aqui na minha cidade. Seu blog é lindo...parabéns.
    Bjs, Ci.

    ResponderEliminar
  35. hummmm eu quero essa fatia pois ela esta uma delicia adorei parabens beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Este bolo só pode ser divinal
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.