Coroa Salgada

Coroa salgada, deve existir pouca gente na blogosfera que não tenha visto esta receita , ou que não a tenha experimentado.
Lembro-me de a fazer logo no inicio de me registar no Forum Bimby , e já lá vão 3 anos.
Continua a ser muito apreciada cada vez que a faço, acho que é a massa que a torna tão especial. Para os que já a conhecem, é sempre bom relembrar a receita, para os que a estão a ver pela primeira vez, experimentem que vão gostar.
Dobrei as quantidades de modo a fazer duas coroas ( assim o R. e a M. levam para a merenda que tanto gostam).
Para ótimizar a cozedura, coloquei as duas em simultâneo no forno e escolhi a cozedura ventilada, a de cima ficou um pouco mais escurinha, para ajudar essa foi a que teve direito a sementes de sésamo pretas, ficou a condizer com o tom de pele, sorte a minha  :) , na outra polvilhei sementes de girassol. Costumo adicionar à massa uma colher de sopa de açucar, não fica doce e dá um toque agradável, apesar da receita original não o contemplar. Também não costumo voltar as fatias para cima dando aquele efeito de flor, quem gostar pode fazê-lo.


Ingredientes:

400 g de farinha
150 g de leite
50 g de manteiga em textura pomada (amolecida)
20 g de fermento padeiro ou 1 pacote de vahine ( coloco 10 a 12 g , são suficientes)
3 gemas de ovo
1 de chá de sal
1 colher de sopa de açucar
Recheio:

      Ficam alguns exemplos:
( coloca-se a charcutaria que mais gostarmos)
  • fiambre                                                   
  • bacon
  • paio york
  • paio
  • chourição
  • queijo

Preparação na Bimby ( Thermomix )

Deitar no copo, o leite o sal e a manteiga. Programar 1 minuto, temperatura 37º, velocidade 3.
Juntar as gemas e a levedura, misturar uns segundos na velocidade 2.
Incorporar a farinha e misturar 15 segundos, velocidade 6, e de seguida programar 1 minuto velocidade Espiga.
Tirar do copo, verter a massa numa tigela, se possível de plástico, tapar com película aderente e deixar em repouso até dobrar o volume.

Preparar e armar a coroa:

Uma vez dobrado o volume dispor a massa numa bancada entre dois plásticos. Formar um rectângulo com a ajuda de um rolo.
Retirar o plástico superior. Pintar a massa com manteiga derretida.
 Dispor o recheio que escolhemos pela massa.
Enrolar devagar como se tratasse de uma torta, ajudando com o plástico, selar as pontas com um pouco de água e com os dedos.
Colocar a massa num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, e dar a forma de coroa.
Fazer uns cortes, com uma faca afiada, sem cortar até ao final da fatia( falo da parte de dentro)
Dobrar cada pedaço para cima. (saltei este passo)
Pintar com clara de ovo, polvilhar com queijo ralado. (polvilhei com sementes)
Colocar no forno, pré-aquecido a 50º C, com uma tigela de água no interior deste e deixar que a massa dobre o seu volume.
Uma vez dobrado o seu volume, subir a temperatura a 180º e deixar uns 20 a 25 minutos ou até estar dourado.

Notas:
Pode preparar a massa e amassar manualmente, ou utilizar a Máquima de fazer pão para preparar e amassar, escolhendo o programa "Massas levedadas".


Fonte: Forum Bimby, receita colocada pela Carocas.

partilhar esta receita

40 comentários

  1. Bem... com esse aspecto quero uma fatia para o meu lanche...
    beijo

    ResponderEliminar
  2. Esta receita é óptima.
    Também eu a fiz e publiquei em Maio de 2009.
    Que bom recordar...
    Beijinhos
    Belinha

    ResponderEliminar
  3. Yo jamás la he echo, y no la conocía.
    Cómo esposible que te haya quedado tan absolutamente perfecta?

    ResponderEliminar
  4. Uma tentação estas coroas vindo desta rainha da cozinha....tu. Adorei esse interior hummm,


    beijinhos doces!!

    ResponderEliminar
  5. uauuuuuuuuuuuuu! ficou linda!!!! quero uma!!! beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adorei esta receita. Fica lindo e é fácil.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha!
    Está com um aspecto mesmo apetitoso!

    ResponderEliminar
  8. OLÁ QUERIDA DUXA!
    UMA RECEITA TÃO ESPECIAL ASSIM, MERECE MESMO REPETIR, A TUA CORA FICOU MARAVILHOSA!

    BEIJOS......

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha Duxita...adoro estas coisinhas assim sabes salgadinhas....bjokitas

    ResponderEliminar
  10. Ficaram lindas...Apetece asssaltar o ecran e tirar essa ultima fatia!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  11. Duxa que receita deliciosa... vou levar comigo para experimentar... obrigado por partilhares!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Duxa, com esse aspeto quem resiste!? Quem fez volta a fazer e quem não fez tem mesmo que fazer! :)
    Gostei imenso das tuas coroas cheias de semnetinhas deliciosas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Duxa já vi imensas vezes esta coroa no forum mas ainda n a fiz, deste-me um empurrão eheheh
    Que delícia, esse interior... :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. É uma excelente receita! Óptima para as merendas e piqueniques.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. E eu sem lanchar... que optimo aspecto!! bjks

    ResponderEliminar
  16. Eu adorei, ja esta guardada para fazer.beijokas

    ResponderEliminar
  17. Duxa
    Nem sei se ria ou se chore só de olhar para estas imagens espetaculares...Essa fatia está mesmo a sorrir para mim! Esta receita não me vai escapar, adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Essa coroa é um sucesso, então nas festas desaparece num ápice. Ficaram perfeitas
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  19. This looks so yummy. My family would go nuts for this.
    Mimi

    ResponderEliminar
  20. Nossa Duxita não conhecia essa receita não? Que beleza que fica amiga!!! Esse recheio está do jeitinho que gosto, vou experimentar com certeza Duxa. Linda de viver. Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. É só mimos para os filhotes :) esta última foto dá mesmo vontade de ir já fazer, estou cheia de fome, a sopa está a acabar de fazer. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  22. Esta já fiz uma vez e também não revirei a massa. A coisa não estava a correr muito bem... Desisti!!! Mas fica muito boa e esse passo não é fundamental!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Una presentación preciosa!!!!muy buena receta!!!Bss

    ResponderEliminar
  24. Eu nunca fiz, mas deu-me vontade... k aspecto excelente :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Deve ser óptima!
    E fica muito bonita.
    Bjs...

    ResponderEliminar
  26. Duxa minha querida, agora estou em "maus lençóis" ( conhece essa expressão, quando estamos em uma situação difícil?...rsrs). Queria ter feito o pão irlandês nesse fim de semana, estou trabalahndo muito e não tive tempo e agora vejo essa outra maravilha...ai amiga, vou ter que me decidir qual fazer primeiro. Duxa, as fotos ficaram lindas, mas isso nem é novidade, né querida?
    beijos, adorei e não conhecia a receita

    ResponderEliminar
  27. FIQUEI ATÉ COM ÁGUA NA BOCA...QUE DELICIA.
    ESTA MAIS QUE PERFEITA.
    BJS

    ResponderEliminar
  28. Estas coroas estão dignas de um lanche de rainha, ou dos príncipes da casa. Gostei muito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Duxa querida, que tentação um lanche perfeito receita anotada bjs!

    ResponderEliminar
  30. Que coisa mais linda!! Nunca tinha visto, mas adorei

    ResponderEliminar
  31. I would love to try this recipe, as it looks mouthwatering. Thanks for sharing, Duxa

    ResponderEliminar
  32. It seems delicious, I will try to make it!

    ResponderEliminar
  33. Duxa, eu não conhecia essa Coroa, mas adorei, ficou linda e deve ser deliciosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Me encanta ese trozo cortado, te ha quedado una miga maravillosa.

    TE felicito por el blog, me encanta tu cocina.

    un besazo

    ResponderEliminar
  35. Que bonita coroa!!!
    Vou "tentar" fazer este fds para o aniversário do meu filho ainda sou novata nestas lides da cozinha...
    beijo

    ResponderEliminar
  36. Ficou com um aspecto delicioso. Também quero voltar à escola só para levar umas fatias destas :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  37. Duxa, que cousa mais bonita, e non quero nin pensar o rico que debe de estar. Perfecta...

    Bicos

    ResponderEliminar
  38. Seja antiga ou recente, está com um aspecto imponente e apetecível.
    Adorei.

    Mariana do blog: gostopelossabores.blogspot.com

    ResponderEliminar
  39. Muito obrigada pela visita Mariana, fui conhecer o teu blog, parabéns! Como tem um formato diferente ao que estou habituada, não sei como se faz para te seguir.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.