Sapateira Recheada



Ingredientes:

4 colheres de sopa cerveja preta
1 colher de sobremesa de mostarda
1 colher de sobremesa de ketchup
1 colher de sopa de maionese
2 ovos cozidos
1 colher  de sopa de pickles( ou mais consoante o gosto)
5 mini tostas
1 colher de sobremesa de molho Inglês (opcional)
contéudo do interior da sapateira


Preparação:

Depois de as abrir e desprezar todas as partes não comestiveis, recolhe-se as partes brancas e as ovas, reservamos.
Na taça da picadora, colocar a carne do interior da sapateira, as ovas, os pickles, e pique 2 ou 3 segundos de forma a não deixar ficar em papa, reserve para uma taça, coloque na picadora os ovos as tostas, a mostarda , o ketchup e por ultimo a cerveja, pique mais uns segundos, retire, junte ao resto do preparado, envolva tudo e rectifique os temperos. Encha as cascas com este recheio e leve ao frio uns 30 minutos.
Sirva acompanhado de umas tostinhas e desfrute deste pequeno grande luxo que é o sabor deste recheio.

Pudim Frio de Leite Condensado Cozido

Olá a todos, para a sobremesa temos pudim frio de leite condensado cozido, é bom? Sim, é uma delicia, tem sabor a baba de camelo em versão pudim...experimentem!
O ideal é que a preparação se faça na véspera, assim terá horas suficientes para solidificar, caso não seja possivel aconselho pelo menos 6 horas de frio.



Ingredientes:

1 lata de leite condensado cozido (usei já cozido da Nestlé)
600ml de leite
1 pacote de nata ligeira (usei Mimosa)
8 folhas de gelatina ou 2 colheres de sobremesa de gelatina neutra em pó
algumas amêndoas torradas e picadas
3 ou 4 bolachas picadas
caramelo para forrar a forma opcional ( não usei)


Preparação:

Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria, bata os leites com as natas e, adicione a gelatina já escorrida e diluída num pouquinho de água quente, bata bem a mistura.
Verta para uma forma de pudim préviamente passada por água ou se preferir forrada com caramelo, leve ao frio de preferência de um dia para o outro, na hora de servir pique as amêndoas com as bolachas, desenforme e polvilhe o pudim.

Notas: Caso utilize a gelatina em pó, deve aquecer um pouco de água (30ml)sem deixar ferver e diluir a gelatina. Se gostar forre a forma com caramelo liquido antes de verter o pudim.
Se necessitar de cozer o leite condensado, faça-o em banho-maria, coloque a lata dentro de um tacho com água e deixe cozer por 50 minutos.

Queijadinhas de Leite

Olá a todos, ando numa fase de doces, só penso em doces, será deste frio? Que me dizem, andam a passar pelo mesmo? A solução passa por fazer uns docinhos, ir comendo e esperar que esta vontade vá para bem longe...estas queijadinhas são fruto do meu desejo por um doce, tinha que as fazer, são tão boas que o seu sabor e textura perduram nas nossas memórias, experimentem que vão gostar.


    
   

Ingredientes:

2 ovos
130g de açucar (usei amarelo)
1 colher de sopa de açucar baunilhado (opcional só para quem gosta do aroma)
400ml de leite
1 iogurte natural
40g de margarina amolecida
100g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento Royal


Preparação:

Bata os açucares com os ovos e a margarina amolecida, adicione o iogurte e o leite, continue a bater, por ultimo junte a farinha peneirada com o fermento, bata mais um pouco até obter uma mistura homogénia.
Unte umas forminhas, ou se preferir pode colocar directamente em forminhas de silicone.
Leve ao forno pré-aquecido nos 180ºC cerca de 40 minutos ou até ganharem cor, não as retire logo do forno assim que terminar a cozedura, espere pelo menos 10 minutos antes de as retirar.
Se gostar pode polvilhar com açucar em pó.


Nota: Se possivel, prepare a receita com os ingredientes todos à temperatura ambiente.

Biscoitos da Feira

Ao visitar A Paixão da Isa, vi esta receita de biscoitos, que pela sua simplicidade e aspecto, fez-me arregaçar as mangas e pôr as mãos na massa,  uma excelente companhia um chá, absolutamente deliciosos! São servidos?


                                                             Biscoitos de Feira
Ingredientes:

300 g de farinha de trigo (usei com fermento)
125g de açucar (usei amarelo)
75g de margarina amolecida
raspa de 1 limão ou laranja (usei laranja)
2 ovos
Preparação:

Bata os ovos com o açucar até obter uma gemada forte, junte-lhe depois a margarina derretida, a raspa do limão ou laranja e por fim a farinha, forre o tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal,  e com um saco de pasteleiro ou colheradas pequenas disponha de pequenas porções de massa, leve ao forno pré-aquecido nos 190°C cerca de 15 minutos, ou até ficarem douradinhos.

Notas: Coloquei em alguns bolinhos, um pedacinho de fruta cristalizada.

Muffins de Laranja

                                            São uns bolinhos deliciosos, experimentem!


                                                 Muffins de Laranja
Ingredientes:

cup medidor com capacidade de 240ml

2 cups de farinha com fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 cup de açúcar
Raspa de 1 laranja
2/3 cup de sumo de laranja - cerca de 160ml
1/2 cup de óleo de girassol
2 ovos
nozes 

Preparação:

Numa taça misturar os ingredientes secos e a raspa de laranja. Noutra taça bater os ovos com o sumo com a vara de arames e por fim o óleo. Abrir um buraco na taça dos secos e depejar de uma só vez o líquido. Envolver apenas o suficiente para a farinha ficar húmida. Em caso algum tentar desfazer os grumos, é mesmo assim. Forrar uma forma de mufins com forminhas ou untar com um pouco de manteiga. Ligar o forno a 190ºC. Deitar colheradas de massa em cada forma e vai ao forno 20m.

Preparação na Thermomix/Bimby:

Colocar dentro do copo a casca da laranja e o açucar e pulverizar uns segundos na velocidade 9.
Adicionar a farinha com o bicabornato de sódio e peneirar uns segundos à Velocidade 5, retire do copo e reserve.
Sem lavar o copo bater os ovos com o sumo de laranja Vel 4 /37ºC / 2minutos, adicionar em fio o óleo, e por último juntar a mistura da farinha que tinha reservada e bater 1 Minuto /Vel.5/6.


Notas: Para os mais gulosos, sugiro que coloquem  mais um pouquinho de açucar, para o meu gosto estão óptimos assim, não gosto dos bolos muito doces.


Fonte da receita: 3 Bichinhas na cozinha

Bacalhau Salteado em Pimentos e Alhos

Necessitava de gastar umas postas de bacalhau,  frequentemente trocadas por outras, estou a falar-vos das mal amadas postas que ficam juntas à cabeça do peixe, estão a ver quais são? Essas...andei a fingir que não as via, empurrando-as na gaveta lá para trás, mas este dia iria chegar... bom eu colecionei umas 6 postas, peixe suficiente para uma óptima refeição.


Bacalhau Salteado em Pimentos e Alhos
Ingredientes:

  • algumas postas de bacalhau demolhado
  • 1 cabeça de alhos
  • azeite de boa qualidade
  • 1 ou 2 pimentos vermelhos
  • batatinha nova
  • sal q.b.
  • pimenta moída na altura
  • 1 folha de louro
Preparação:

Num tacho coloque leite com um pouco de água e dê uma breve cozedura ao bacalhau, escorra, lasque-o retirando peles, espinhas e reserve.
Num outro tacho coza as batatinhas em água temperada com sal, folha de louro e dois dentes de alho, assim que ficarem cozidas, escorra-as ofereça-lhes um pequeno murro, reserve.
Num wok ou similar, descascar e picar os restantes alhos lá para dentro, juntar o azeite e os pimentos ás tirinhas, mexer e deixar cozinhar até os pimentos começarem a deitar cor, temperar com uma pitada de sal, juntar o bacalhau , temperar com a pimenta, envolver muito bem, desligar o lume e adicionar as batatinhas envolvendo-as no praparado do bacalhau e pimentos.
Faltaram-me as azeitonas que gosto tanto...ficam para a proxima;)

Notas: Se possivel coza as batatas com pele, ficarão com outro sabor, a quantidade de azeite deverá ficar ao critétio de cada um, as batatas tendem a absorver o azeite.




Rolinhos de Frango com Bacon




 
Uma proposta muito simples, bastam 5 minutos de preparação , e 50 minutos de forno, e temos os nossos rolinhos de frango prontos e com um sabor fantástico, experimentem!
 
 


Ingredientes:

3 peitos de frango
200g de fatias de bacon magro
1 pimento vermelho
4 colheres de sopa de polpa de tomate
2 cebolas
1 fio de azeite
1/2 copo de vinho branco
sal
pimenta
oregãos
alho em pó
sumo de 1 limão
palitos


Preparação:

Corte os peitos de frango em pedaços com cerca de 2 dedos, tempere com o sal, alho em pó, pimenta e o sumo de limão, enrole cada fatia de bacon num pedaço de frango, prenda com a ajuda de dois palitos.




Ligue o forno a 200ºC. Disponha num tabuleiro de ir ao forno, o fio de azeite, as cebolas cortadas em meias luas, o pimento em tiras, a polpa do tomate. Envolva tudo com uma colher de pau, coloque os rolinhos de frango em cima, regue com o vinho branco e polvilhe com oregãos, leve ao forno  por 50 minutos, virando os rolinhos a meio do tempo da cozedura a fim de ficarem tostadinhos dos lados.
Acompanha bem com arroz, batata e uma boa salada.

Entrançado de Amêndoas com Chocolate


Esta trança foi inspirada na revista "Bimby Momentos de Partilha nº6", a receita original é feita com nozes, chocolate, maçã e passas, neste utilizei amêndoas, chocolate e maçãs.
Deixo-vos escrita a adaptação para a máquina de fazer pão, caso o queiram amassar por lá e o processo passo a passo para uma melhor visualização da montagem,  fica o convite para testarem esta delicia.



Ingredientes para a massa:

200ml de leite
90g de margarina
90g de açucar ou mel
15g de fermento fresco de padeiro
600g de farinha de trigo T.65
1 ovo
1 pitada de sal
natas para pincelar q.b.


Ingredientes para o recheio:

150g de amêndoas torradas
100g de chocolate p/ cúlinária
2 maçãs em quartos descaroçadas
50g de açucar
2 colheres de chá de canela em pó


Preparar a massa na  Thermomix-Bimby:

Coloque no copo o leite, a margarina, o açucar, o fermento e programe 3 Min/ 37º /Vel 2.
Adicione a farinha, o ovo, o sal, e programe 3 Min/ Vel espiga.
Retire a massa do copo e deixe levedar cerca de 30 minutos em local morno.

Preparar o recheio na  Thermomix-Bimby:

Coloque no copo as amêndoas, o chocolate e programe 6 Seg/ Vel 8.
Junte as maçãs, o açucar, a canela e programe 5 Seg/ Vel 8.
Se achar que o recheio está demasiado espesso, adicione um pouco de leite(50g).


Preparação do recheio pelo método tradicional:

Rale as maçãs, derreta o chocolate no micro-ondas e adicione o açúcar, a canela, as maçãs raladas e as amêndoas partidas em pequenos pedacinhos, mexa muito bem e fica pronta.

Preparação da massa na Máquina de fazer pão:

Coloque na cuba da máquina os liquidos, incluindo a margarina amolecida e o ovo, depois os sólidos, programe massas levedas.

Nota: O fermento se for fresco deve ser diluído em leite morno, se for seco coloque em último lugar junto com a farinha.

Montar o entrançado passo a passo:

Estenda a massa com a ajuda de um rolo até formar um rectângulo. Espalhe o recheio por cima .




De seguida, enrole a massa até obter um rolo corte-o ao comprimento







Coloque uma metade em cima da outra , de modo a obter um X , entrance uma na outra e junte as extremidades. Coloque a coroa num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele com um pouco de natas e deixe levedar mais um pouco,  leve ao forno pré-aquecido nos 180º cerca de 30 a 40 minutos.


Bolo dos Saquinhos Aroma de Ananás

Olá a todos, ananás é o nosso aroma preferido para o bolo dos saquinhos, hoje fiz uma ligeira alteração, juntei-lhe um saquinho de farinha Custard, passou a 2 saquinhos de farinha de trigo e um saquinho de Custard como depois explico mais abaixo, o resultado foi um bolo super fofo, com um delicioso aroma a ananás.





Ingredientes:

1 saqueta de pudim usei Boca Doce mas pode ser outra
3 ovos
3 saquetas de açucar (coloco 2 acho mais que suficiente, para os + gulosos ponham 3)
3 saquetas de farinha de trigo (aqui coloquei 2 de trigo+1 de custard)
1 saqueta de óleo
1 saqueta de leite
1 colher de chá de fermento

Preparação:

Abre-se a saqueta e reserva-se o pó.
Batem-se os ovos com o açucar  até obter um creme fofo e esbranquiçado, junta-se a farinha peneirada com o fermento, o pudim préviamente dissolvido no leite, e por fim o óleo, batendo sempre entre cada adição.
Aquecer o forno nos 180ºC, untar uma forma com margarina , deitar o preparado e levar ao forno por cerca de 40 minutos, convém fazer o teste do palito.

Frango com Cerveja

A receita é do mais simples, e tenho a certeza que todos a conhecem, quando a faço costumo utilizar pernas e peitos, são as partes do frango que apreciam e como diz o velho ditado "Albarda-se o burro à vontade do dono".
Acompanhei com arroz de açafrão e ervilhas.




Ingredientes:

Pedaços de frango da nossa preferência
1 saqueta de sopa de cebola
1 cerveja  mini preta
1 fio de azeite
4 dentes de alho esborrachados
água q.b.
coentros frescos picadinhos


Preparação:

Deitam-se para dentro do tacho um fio de azeite e os alhos esborrachados , quando os alhos ganharem cor, adiciona-se os pedaços de frango, envolve-se e deixa-se fritar um pouco. Junta-se o preparado da  sopa de cebola ao frango, mexe-se e adiciona-se a cerveja de uma só vez, torna-se a mexer, assim que começar a ganhar fervura, vai-se juntando água aos poucos, pois a sopa  vai engrossando , deixar cozinhar em lume brando até o frango estar cozido.
Convém ir mexendo e vigiando durante a cozedura,  adicionando água de for necessário para o frango acaber de cozer.
Servir de imediato e polvilhar com coentros frescos picadinhos.


Waffles de Laranja com Mel

Olá a todos, vai um cházinho de toranja vermelha com uns waffles de laranja regados com mel?
 Foi sem dúvida um delicioso lanche, para um fim de tarde de Domingo.




Ingredientes:

500g de farinha
2 colheres de chá de fermento Royal
200g de margarina amolecida
150g de açucar
400ml de leite
2 colheres de sopa de açucar baunilhado
raspa e sumo de uma laranja
4 ovos
mel para regar os waffles


Preparação:

Bata a margarina com os açucares e os ovos, adicione a raspa e o sumo da laranja, continuando a bater, adicione aos poucos a farinha peneirada com o fermento .
Depois de prontos , coloque-os numa rede para arrefecerem, aqueça um pouco de mel no micro-ondas  para que fique liquido e regue-os, acompanhe com um chá sem açucar.

Pudim de Chocolate com Cuajada

Olá a todos, trago-vos este pudim com o ingrediente mágico, a cuajada cujo sabor é muito apreciado pelos meus filhos.
A receita veio dos Bons Petiscos, apenas dobrei as quantidades, e utilizei uma forma grande para  pudim, em apenas 3 horas, consegue-se uma sobremesa fresquinha e deliciosa!
A preparação foi feita na Bimby em 10 minutos, colocarei  também a forma tradicional de o fazer.


Ingredientes:

  •  1 litro de leite
  • 100g de chocolate preto
  • 4 saquetas de cuajada
  • 4 colheres de sopa de açucar
  • granulado de chocolate para decorar
Preparação na Bimby:

Colocar todos os ingredientes dentro do copo, convém partir o chocalate em peças pequenas e programar 1o minutos / temp. 90ºC / vel. 3.
Deite o preparado para uma forma de pudim préviamente passada por água, deixe arrefecer e leve ao frio cerca de 3 horas, desenforme na altura de servir e decore com granulado de chocolate.

Preparação tradicional:

Leve o leite ao lume com o chocolate partido em  pedaços , deixe que o chocolate derreta.
À parte, dissolva a cuajada misturada com o açúcar num pouco de leite, junte ao preparado anterior e deixe levantar fervura.
Verta o preparado na forma de pudim previamente passada por água fria e leve ao frigorífico até solidificar.
Desenforme na altura de servir, decore com o chocolate granulado.

Iogurt Tatlisi com xarope de limão

Olá a todos, o bolo é de iogurte com xarope de limão, já tinha despertado a minha curiosidade aqui, depois vim  encontrá-lo materializado aqui, com tão boa aparência tal e qual como eu o imaginei.
Na minha opinião este é sem duvida o melhor bolo de iogurte que já comi, adicionei 2 colherzinhas  de sobremesa das famosas sementes de papoila, ficou com este ar CHIC....




Ingredientes:
  • 5 ovos
  • 200g de açúcar
  • 180g de manteiga amolecida
  • 2 iogurtes naturais
  • 280g de farinha
  • 2 c. de chá de fermento em pó
  • 1/2 c. de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 c. de chá de essência de baunilha
  • raspa de meio limão
Syrup:

185ml de água fria
180g de açúcar
1 pau de canela
casca de limão
1 c. de sopa de sumo de limão

Preparação:

Numa tigela bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte as gemas dos ovos, uma a uma e batendo bem entre cada adição, adicione a essência de baunilha, a raspa de limão assim como os iogurtes, mexendo bem. Acrescente a farinha misturada com o fermento em pó e o bicarbonato, por último envolva as claras batidas em castelo.
Leve o preparado a cozer em forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha, em forno a 180ºC durante cerca de 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco (não totalmente) e desenforme.Entretanto, e enquanto o bolo coze, prepare o xarope levando ao lume a água com o açúcar e o pau de canela. Vá mexendo até o açúcar se dissolver. Acrescente a casca de limão e o sumo, reduza a temperatura para o mínimo e deixe assim durante 5 minutos. Descarte o pau de canela e a casca de limão e deite o xarope por cima do bolo ainda quente de maneira a ser absorvido.


 
Notas: Reduzi a quantidade de açucar tanto na massa do bolo, como no xarope, os valores que indico em cima já sofreram a redução, se experimentarem  o bolo não deixem de fazer o xarope pois garantidamente vale a pena, e olhem que eu não gosto dos bolos muito doces.



Fettuccine ai Funghi com Atum e Legumes

Olá a todos, lembram-se deste post? Hoje o post tem sabor a cogumelos, é bem mais suave que Al Pesto,  na minha opinião é um sabor bem conseguido, marca sem dúvida a diferença entre um prato de massa normal e um prato de massa aromatizada, cuja massa por si só, impõe um  rumo e um sabor diferente ao prato, confuso??? Por outras palavras, o que eu quero dizer é que, quando a estamos a degustar percebemos de imediato que se trata do retorno que pagámos por ela.


Ingredientes que usei:

250g de  Fettuccine ai Funghi
1 fio de azeite
cebola picada
alhos picados
1 cenoura ralada
1 pimento vermelho
cogumelos laminados
couve coração cortada em tiras
1 pacote de natas magras (usei ligeira da Mimosa)
atum
sal/pimenta q.b.
folhas de mangericão(secas)

Preparação:
Coza a massa de acordo com as indicações do pacote e reserve.
Num tacho deite um fio de azeite, a ceboa, os alhos, deixe alourar, adicione a cenoura ralada, os cogumelos, a couve, e o pimento vermelho, tempere com sal e pimenta, tape deixe estufar uns minutos até a couve estar macia, adicione as natas,  deixe ao lume mais uns minutos sem tapar.
Junte o atum, envolva e misture à massa reservada,  polvilhe com mangericão e sirva de imediato.

Bacalhau Gratinado

Olá, mais uma forma de preparar o bacalhau, esta receita veio de uma Teleculinária, tem ligeiras adaptações,
garanto-vos que fica muito bom.



Receita de Bacalhau Gratinado

Ingredientes:

  • 4 postas de bacalhau demolhado
  • 600g de batatas
  • alguns florões de brócolos
  • 3 ovos + 2 gemas
  • 500ml de béchamel *
  • 1 pacote de natas Mimosa (bacalhau/peixe)
  • queijo ralado
  • sal q.b 

Preparação:

  1. Descasque as batatas, corte-as em rodelas grossas, frite-as e reserve.
  2. Num tacho leve os 3 ovos a cozer com o bacalhau e por ultimo adicione os brócolos.
  3. Forre um Pirex com as batatas reservadas.
  4. Escorra o bacalhau e limpe-o de peles e espinhas, descasque os ovos e corte-os ás rodelas.
  5. Ligue o forno a 200ºC.
  6. Faça o Béchamel*  da seguinte forma : derreta 40g de margarina em lume brando, incorpore 30 g de farinha, e adicione  meio litro de leite quente, mexendo continuadamente até engrossar e ganhar corpo, tempere com sal, pimenta , 1 colher de chá de mostarda e noz moscada.
  7. Coloque o bacalhau e os brócolos em cima das batatas, bata as 2 gemas com as natas, regue os ingredientes com esta mistura, disponha dos ovos ás rodelas por cima e verta o béchamel por todo o tabuleiro, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno até gratinar.