Gelado de Morangos em Caixinhas de Waffles


Olá a todos, e que tal um geladinho de morangos servido em caixinhas de waffles?
Pouca gordura e pouco açucar tanto melhor, também nos gelados tento dominar a dupla maravilha açucar/gordura e garanto-vos que com muito bons resultados.
Como sabem da quantidade de gordura aplicada ao gelado, assim resulta a mais ou menos cremosidade deste, daí que muitos de nós prefira os gelados de compra bem cremosinhos e docinhos...
Podemos alterar estes hábitos a qualquer momento, basta tomarmos consciência do que estamos a comprar, lendo os rótulos das embalagens , mas claro,  ficará ao critério de cada um.


Ingredientes para o gelado:
  • 500g de morangos lavados, arrajados e congelados
  • 70g de açucar
  • 2 claras de ovo
  • 2 iogurtes naturais
  • 250ml de natas magras 10% de gordura
  • doce de morangos para decorar (opcional)

Notas: Poderá aumentar a quantidade de açucar se gostar das coisas para o doce, coloque por exemplo 120g de açucar, eu reduzi um pouco mais o açucar, porque era minha intenção colocar a compota de morangos por cima do gelado e tive receio que se tornasse enjoativo, para nós ficou no ponto.

Preparação na Bimby ou no liquidificador:


Colocar os ingredientes no copo e dar uns toques turbo, bater à velocidade 5 /6 alguns segundos.
No caso de usar o liquidificador, bata a uma velocidade de modo a que a mistura fique homogénia.
Leve o preparado à sorveteira por cerca 40 minutos, ou até obter a consistência desejada.
Caso não possua sorveteira deverá colocar o preparado dentro de uma caixa hermética e levar à arca  frigorifica 3-4 horas, deve bater a mistura de 2 em 2 horas para destruir os cristais de gelo formados, é importante guardar o gelado em caixas herméticas.
Deverá colocar o gelado cá fora uns minutos antes de servir.
Se gostar, poderá decorar com uma colherzinha de doce de morangos, por cima do gelado na altura de servir.


Receita dos waflles:

250g de farinha
80g de margarina amolecida             
2 ovos
250ml de água quente
150g de açucar

Bata o açucar com a margarina, os ovos e a água, mexendo sempre,  adicione por ultimo a farinha.
Colocar pequenas porções de massa na máquina, assim que começarem a ganhar o tom dourado, retire da máquina, coloque dentro de uma tacinha de sobremesa, moldando o waflle ainda quente, assim obtem o formato de caixinhas como as das fotos.

Iogurtes de Manga



Iogurtes de manga...

Ingredientes:

800g de leite meio gordo (utilizo magro)
5 colheres de sopa de açucar amarelo
1 iogurte de aroma de manga
4 colheres de sopa de leite em pó
compota de manga (1 colher de sobremesa por cada frasco)

Preparação:

Coloque no copo da Bimby todos os ingredientes, excepto a compota de manga, programe 4 minutos/ temperatura 50ºC/ Vel. 4.
Adicione a cada frasquinho de iogurte 1 colher de sobremesa da compota de manga, verta depois o preparado do iogurte, coloque na iogurteira por 10 horas, retire e leve ao frio pelo menos 3 horas antes de servir.


Notas: Como utilizo leite magro ou de soja, deixo na iogurteira cerca de 12horas.
Quando retiro do frio gosto de bater o iogurte com a colher, não aprecio o iogurte sólido, nas fotos pode parecer que está para o liquido, mas é pura opção da minha parte.
A iogurteira que utilizei tem 6 copinhos com a capacidade aproximada de 150 ml cada.

Bolinhas de Trigo com Sésamo


Olá a todos, o pãozinho é de trigo, de vez em quando também se aprecia um pãozinho branco, é pobre e por isso a receita fica guardada para  o "  ás vezes ", a original pede água, mas neste caso foi trocada por leite e para os adornar polvilhei umas sementes de sésamo, quando saiem do forno trazem consigo um gosto formidável.
Foi amassado na MFP, e posteriormente formei bolinhas, pincelei com um pouco de leite, deixei levedar a 2ª vez e foram ao forno a 200ºC por 20 minutos.

Ingredientes:

400ml de leite mormo
+/- 12g de fermento fresco de padeiro
1 colher de sopa de açucar ou mel
700g de farinha de trigo
2 colher de chá de sal( pode reduzir para 1)                                 
leite q.b. para pincelar
sementes de sésamo q.b para polvilhar                                 

Preparação:

Diluir o fermento fresco com o leite e colocar os ingredientes pela ordem indicada na cuba da máquina, programar MASSAS LEVEDADAS.
Retirar, fomar bolinhas, pincelar com leite morno e povilhar com as sementes, dispor as bolinhas num tabuleiro forrado com papel vegetal e esperar mais 30 minutos para fazer a 2ª levedação.
Levar a cozer em forno pré aquecido nos 200ªC por 20 minutos.

Notas: Se utilizar o fermento biológico seco deve adicioná-lo em último com a farinha.


Choco frito em Boa Companhia

Olá a todos, hoje trago-vos a partilha de um petisco...raramente o faço precisamente por ser 100% frito, para diminuir os impactos psicológico e fisico das frituras nas nossas vidas, nada como lhes arranjar uma boa companhia e foi o que fiz uma salada cheia de cor, que mostrou estar à altura deste petisco.


Ingredientes:

1 choco grande limpo e arranjado (+/- 1500g)
2 ovos
farinha de milho
tempero seco de coentros e alho
sal
óleo para fritar
2 a 3 limões

Preparação:

Temperar as tiras de choco com coentros e alho ( tempero seco), bater os ovos, passar as peças do choco por farinha de milho, depois pelos ovos batidos e colocar no óleo quente a fritar, até ficarem com uma cor dourada, retirar e colocar em cima de papel absorvente.
Retirar o papel depois de bem escorrido e colocá-los numa travessa de servir, adicionar um pouco de sal refinado, regar com sumo de limão e servir.

Notas: Para o choco ficar macio é importante congelá-lo antes de o fazer.
Servi com uma salada de mistura de alfaces; escarola, cebolinho, alface roxa, canónigos, tomate cereja, milho, laranja, manga, um requeijão de Seia .....penso não me ter esquecido de nada...ficou com este aspecto e garanto-vos que estava óptima.

Pasteis de Gila em Massa Filo

Olá a todos, há já algum tempo fiz estes pasteis, por altura da minha compota de gila , não sei bem porquê, ainda não os tinha partilhado aqui no blog. São muito fáceis de realizar e com a vantagem de podermos colocar o recheio da nossa preferência, neste caso foi o doce de gila que estava em destaque na minha cozinha, acho que tinha sido o último doce a ser feito e na altura queria colocá-lo em tudo ou quase tudo ah, ah, ah...estava mesmo bommmm e o entusiasmo foi uma constante!



Ingredientes:

1 embalagem de massa filo(10 folhas)
1 frasco de doce de gila (a receita está aqui)
margarina derretida q.b.
açucar em pó para polvilhar q.b.

Preparação:

Abra a embalagem da massa , retire as folhas uma a uma,  pincele levemente com a margarina derretida, remova com cuidado o papel que vem junto à massa, coloque o recheio a meio , enrole suavemente e dobre as pontas, colocando os pasteis num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal ou tapete de silicone.
Pré aqueça o forno nos 200ºC , coloque o tabuleiro lá dentro cerca de 25 minutos ou até a massa começar a ficar com uma cor dourada. Retire e sirva polvilhado com açucar em pó.


Desejo a todos uma excelente Páscoa, as receitas voltarão na próxima semana, até breve.
Beijinhos para todos.

Folar Doce e Simples



A Páscoa está aí, e com ela chegam os folares, o bolo simboliza o ninho, e os ovos a fertilidade, uma nova vida.
Já testei outras receitas de folares, mas sem duvida esta é a preferida cá de casa, de miolo bem formado, macio e de paladar suave consegue permanecer óptimo por vários dias.

                                                                         Folar Doce e Simples
Ingredientes para a massa:

250ml de leite morno
100g de manteiga ou margarina amolecida
1 ovo
110g de açúcar
570g de farinha T65
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 colher (café) de erva-doce em pó ( coloco de sobremesa)
1 colher (café)de canela em pó (coloco de sobremesa)

Para decorar:

ovos cozidos em casca de cebola
1 ovo (pincelar)

Preparação:

Na cuba da MFP, juntar os ingredientes pela ordem indicada.
Seleccionar o programa "Massas Levedadas" e deixar prosseguir até ao fim. A massa no início parece pegajosa, mas com o amassar irá ficar macia, elástica e desprende-se.
Retirar a massa, que estará macia, e separar desta um pedaço equivalente a uma tangerina, para a decoração.
Dividir a massa, para dois folares, ou tomá-la toda, para um só folar, e na bancada enfarinhada moldar uma bola com a massa do folar, enrolando os lados para baixo e para dentro, tornando a superfície lisa.
Enfarinhar um tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete de silicone e moldar o folar. Com a mão fazer no centro as covas para os ovos. Colocar os ovos fazendo pressão para que se enterrem.

Dividir a massa, que foi separada para decoração, em número igual ao dos ovos usados e fazer rolinhos em cada porção. Dividir cada rolo a meio e fazer uma cruz em cima de cada ovo. Com o dedo empurrar as extremidades dos rolos, como se estivéssemos a fazer um furo na massa.

Pincelar com o ovo batido e deixar descansar 15min. enquanto o forno aquece.
Levar ao forno pré-aquecido, a 180ºC durante 30-35min.



Notas: Rende 2 folares

Fonte da receita:Pão, Bolos e Cia.


Tagliatelle Fresca de Cereais com Legumes e Frango

Olá a todos, depois de alguns dias sem postar, eis que chega uma massa fresca de sabor delicioso, fácil de fazer e a condizer com a preguiça que se instalou na minha cozinha após o ultimo fim de semana, é que aqui por casa entrámos no verdadeiro espirito " Dolce Far Niente " e como é bom em determinados momentos fazermos estas pausas, e saborear a vida de acordo com o nosso apetite .
Aproveito para agradecer todos os simpáticos comentários deixados no último post , desta forma ficarei estragada com mimos!


Ingredientes:

1 embalagem de massa fresca de Tagliatelle de Cereais
1 embalagem de legumes Chineses ( congelados )
1 fio de azeite
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de molho Shoyo
2 peitos de frango(grelhado/assado/cozido)

Preparação:

Coza a massa de acordo com as instruções do pacote, escorra e reserve.
Num Wok ou similar, coloque o fio de azeite com os dentes de alho picados e deixe ganhar cor, junte o molho shoyo e adicione os legumes envolvendo-os neste molho e deixando-os cozinhar por 10 minutos.
Adicione o frango desfiado e a massa que tinha reservado, envolva e sirva de imediato.

Hoje é um dia especial

Olá a todos, partilho convosco a data do meu aniversário, a cada ano que passa , vai crescendo serenidade dentro de nós e vamos tomando consciência do valor da vida.
Sou muito grata pela vida.
Beijinhos para todos.

Crumble de Morangos


Olá a todos, a receita veio do Blog da Alegna , depressa se tornou presença obrigatória em época de morangos. Pouco doce, com a calda dos morangos a misturar-se no interior crocante do crumble, fica delicioso, outra vantagem é a rapidez e simplicidade com que se prepara, enquanto preparamos a refeição principal , a sobremesa resolve-se em 30 minutos.
Ingredientes:

200 gr farinha trigo
100 gr manteiga
75 gr açúcar amarelo
500g de morangos
2 colheres de sopa de açúcar em pó                                      
1 pacote de açúcar baunilhado
1 pitada de canela

Preparação:

Lavar os morangos e cortá-los ao meio, colocá-los dentro de uma taça. Juntar o açúcar em pó, o açúcar baunilhado, a canela e misturar tudo com uma colher. Colocar este mistura de morangos no pirex onde se vai cozer o crumble.
Colocar a farinha, o açúcar e a manteiga num recipiente e misturar com a ponta dos dedos, até obter uma massa areada, a parecer areia grossa.
Colocar esta massa por cima dos morangos e levar ao forno pré aquecido a 200º durante 20 minutos ou até que esteja douradinho por cima.

Notas: Se misturar a massa na Bimby programe 15 Segundos /Vel. 4.
           Farinha+margarina+açucar



Fonte: La Casita Verde

Salada Simples de Frango

A sugestão é uma salada de frango, pretende juntar ingredientes frescos tais como a fruta , alface, tomate e outros que possamos gostar, ou ter à mão. É uma excelente oportunidade para reciclarmos sobras de frango assado, que por vezes nos sobram da refeição anterior.


Salada Simples de Frango
Ingredientes :

2 peitos de frango assado (préviamente desfiado)
1 alface ( de preferência iceberg )
1 maçã
1 laranja
tomate cereja (pode ser outro)
pés de coentros frescos (opcional)
croutons de azeite e alho

Ingredientes para o tempero:

 molho de iogurte:
1 iogurte natural
1 colher de sobremesa de mel
1 pitada de sal
ervas aromáticas a gosto
1 dente de alho bastante esmagado
Misturar e bater os ingredientes do molho muito bem e aplicar na salada.

Preparação:

Lave e corte as folhas de alface, o tomate, corte as frutas em pequenas peças, adicione o frango desfiado.
Coloque tudo dentro de uma saladeira , adicione os croutons , polvilhe com os coentros picados na altura , por último regue com o molho de iogurte e envolva delicadamente.

Aproveitem os dias quentes e refresquem-se sem culpas!

Bolo de Limão com Sementes de Papoila

Olá a todos, a receita veio do blog da querida Isabel  Atiler Dulcia  , assim que li a receita e ao ver as imagens percebi que saíria um bolo macio, húmido e com o aroma a limão que tanto gosto, no dia seguinte estava mais fofo e saboroso, uma delicia.
A Isabel cozeu-o na Fussion Cook , o meu foi ao forno convencional, dobrei a receita porque queria um bolo maior, e claro reduzi o açucar e a gordura como já é hábito aqui nesta cozinha.

Ingredientes:

3 ovos
170g de farinha de trigo (usei com fermento branca de Neve)
180g de açucar ( reduzi para 120g)
casca de 1 limão (só a parte amarela)
sumo de 1 limão
1 iogurte de limão
100g de óleo de girassol( reduzi para 50g)
1/2 colher de café de bicabornato de sódio
1 colher de chá de fermento quimico
3 colheres de sopa de sementes de papoila

Preparação na Bimby ( Termomix) :

Pulverizar a casca do limão com o açucar nas velocidades 5/7/9 progressivo , até ficar bem fino.
Adicionar os ovos e programar 3 minutos( 1 minuto por cada ovo) Temp. 37º/Vel. 3.
Juntar o sumo do limão, o óleo e o iogurte e bater 30 segundos Vel.3.
Peneirar a farinha com o fermento e o bicarbonato, adicionar à mistura anterior, bater 3 Minutos / Vel 2 e juntar as sementes de papoila batendo mais uns segundos à mesma velocidade.
Ligar o forno nos 180ºC, untar uma forma e levar ao forno cerca de 35 minutos, foi mais ou menos o tempo de ficar cozido e com esta cor douradinha.Para a decoração polvilhar com açucar em pó.


Método Tradicional:

Raspe a casca de um limão e adicione ao açucar, junte as gemas e bata com o açucar até obter um creme fofo, adicione o iogurte o óleo, o sumo e continue a bater. Junte a farinha peneirada com os fermentos , bata e adicione aos poucos as claras em castelo, delicadamente para não as quebrar, junte as sementes e envolva, verta para a forma préviamente untada com margarina. Leve ao forno como descrito em cima.
Decore com açucar em pó.

Gracias Isabel, me ha quedado con una pinta estupenda, el toque del limón me gusta mucho.
Besitos Guapa.

Douradas ao Vapor

Olá a todos, tem vindo a ser um hábito esta cozinha apresentar sobremesas, mas não se pense que cá por casa só se comem doces, doces e mais doces...pelo contrário tento dar à minha familia uma alimentação o mais saudável e equilibrada possivel.
Também se torna complicado fotografar as refeições da hora do jantar, não há paciência para as sessões fotográficas em torno dos pratos, depois de um dia quase terminado.
Utilizo com alguma frequência a cozedura a vapor, que a Bimby nos permite fazer no acessório Varoma, para além de ser uma das melhores formas de preservar os nutrientes como as vitaminas e minerais, é rápido e conserva o gosto natural dos alimentos, pouco sal e com algumas ervas aromáticas obtem-se um resultado excelente.

Ingredientes:

Douradas arranjadas e escaladas( no meu caso foram 4)
sumo de  2 limões
1 fatia de bacon por cada dourada
uns pézinhos de tomilho fresco (usei da minha horta )
sal q.b
alho em pó q.b
pimentão doce q.b

Preparação:

Quando comprar as douradas, peça para as escalarem (abrir ao meio)
Abrir as douradas temperar com o sumo do limão, sal ,  pimentão, e alho em pó . Deixe tomar gosto por 30 minutos.
Coloque dentro de cada dourada uma fatia de bacon e uns pézinhos de tomilho, feche o peixe disponha no tabuleiro da varoma e  leve a cozer por cerca de 40 minutos /vel 3/ Temperatura Vapor.

 Cozi em simultâneo dentro do cesto umas batatinhas novas para acompanhamento.
Tempere no prato com um bom azeite e sumo de limão.
Sirva polvilhado com coentros picados na altura.

Strawberry Custard

Olá a todos, como alguns de vocês já sabem, adoro morangos, e em época deles tento aproveitar ao máximo o seu consumo, aqui há dias em busca de uma sobremesa rápida e para aproveitar alguns morangos que tinha no frigorifico, encontrei esta deliciosa receita que sem demoras experimentei, só vos digo que será para reperir mais vezes, absolutamente deliciosa com um gosto e cremosidade muito suave a batido de morango, experimentem que vale a pena.


 
Ingredientes:
250g de morangos
100g de açucar (usei amarelo)
3 ovos
500ml de leite à temperatura ambiente
2 colheres de sobremesa (usei de sopa de farinha maizena)

Preparação na Bimby (Thermomix)

Colocar os morangos lavados e arranjados dentro do copo e triturá-los durante uns 30 segundos Vel. 5/6/7.
Adicionar o resto dos ingredientes e programar 9 minutos /Temperatura 90ºC / Vel. 4 / .
Colocar em tacinhas e assim que arrefecerem levá-las ao frio, podemos decorar com morangos na hora de servir, deve servir-se bem fresco.

Método tradicional:

Lavar e arranjar os morangos, triturá-los até que fiquem em puré.
À parte juntar os ingredientes e bater até ficar uma mistura homogénia, adicionar o puré de morangos, misturar bem e levar a lume brando, mexendo até começar a engrossar, é necessário que este processo seja feito lentamente com o lume brando para não talhar o creme.

Notas : Podem fazê-lo em banho maria se preferirem .
A minha experiência foi feita na Bimby, traduzi para o método tradicional e não me parece que existam diferenças significativas no resultado, apenas um pouco mais de trabalho, pelo facto de estar a mexer enquanto vai ao lume.



Flores de Pão Recheado


Olá a todos, em massa de pão de leite, recheio de doce de tomate, saíram estas flores de pão, que serviram de forma sábia o lanche do Domingo passado.

Ingredientes:

300 ml de leite
70 g de margarina amolecida
2 colheres de café de sal
4 colheres de sopa de açucar
550 g de farinha de trigo T.65
1 colher de chá de fermento seco biologico ou 12 g de fresco préviamente diluido no leite
1 gema de ovo diluída num pouco de leite para pincelar

Recheio:
Compota de fruta a gosto q.b.
Usei compota de tomate, mas pode ser a da sua preferência.

Preparação:

Colocar todos os ingredientes por esta ordem na cuba da máquina de fazer pão, programar Massas Levedadas.
Quando terminar, retirar a massa para cima de uma bancada polvilhada de farinha, com a ajuda de um rolo da massa, esticar porções de massa formar rectângulos, e barrar com a compota, enrolar como uma torta (recambole/tarta) cortar pequenas porções e dispor numa forma de bolo préviamente untada com margarina, agrupar a massa lado a lado do meio da forma para as extremidades.
Deixar levedar até dobrar de volume, pincelar com a gema de ovo e levar a forno pré aquecido nos 180ºC cerca de 30 a 35 minutos, depende dos fornos.

Notas e sugestões : Se pretender um efeito brilhante, quando retirar do forno, pode pincelar com geleia, mel ou até um pouco de margarina derretida.
A forma que usei tem um diâmetro de 24cm.

Tarte de Feijão e Amêndoa


Olá a todos, a receita veio daqui com algumas alterações, troquei o coco pela mesma quantidade de amêndoa,  usei massa quebrada e claro reduzi a quantidade de açucar , tento sempre reduzir  ao máximo a dupla maravilha gordura/açucar. Fica uma tarte deliciosa que consegue convencer-nos fácilmente que comer  uma só fatia é pouco...muito pouco!


Ingredientes:

1 rolo de massa folhada  (usei quebrada)
280 g de feijão branco (uma lata pequena)
350g de açúcar ( coloquei 190g de açucar)
80g de farinha
80g de margarina
5 ovos
100g  coco ralado (coloquei a mesma quantidade de amêndoa moída)
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Estender a massa numa tarteira e picar a base com um garfo. Reservar.
Escorrer o feijão da lata e passá-lo por água. Escorrer novamente e transformá-lo em puré. Numa taça juntar o puré de feijão com todos os restantes ingredientes. Bater muito bem, até obter uma massa homogénea. Verter a massa sobre a base da tarte, polvilhar com açúcar e levar ao forno cerca de 35 minutos, ou até estar douradinha.
Quando se retira do forno deixar arrefecer um pouco e voltar a polvilhar com açucar em pó.