Bolo de Maçãs da Tia Carminho





 
 
 
Gosto de maçãs. Gosto de as ver na cesta ao lado das restantes frutas, gosto de observar as suas cores e matizes, de as comer ao natural (ou não), de simplesmente lhes pegar, de as fotografar, de as cheirar..., não gosto de as descascar, nem de as descaroçar, e dificilmente resisto a sobremesas feitas com esta deliciosa fruta.

A tia Carminho, é uma senhora que conheci há muitos anos, avó de uma colega, e tal como eu ,
tem uma coleção invejável de receitas de bolos com maçãs. Gentilmente ofereceu-se para me passar a receita (esta e outras), depois de eu ter provado e elogiado o seu bolinho.
Deixo então esta deliciosa partilha, espero que faça imenso sucesso nas vossas casas, como fez na minha.

Um beijinho para a tia Carminho.





Não lhes consigo resistir...







                                                  Bolo de Maçãs da Tia Carminho


Ingredientes:

2 ou 3 maçãs
200 g de açucar ( podem reduzir um pouco)
4 ovos pequenos
300 g de farinha para bolos sem fermento
1 colher de chá cheia de fermento para bolos
150 g de margarina amolecida
1,5 dl de leite à temperatura ambiente
1 colher de sopa de essência de baunilha (de minha iniciativa)
1 pitada de canela ( de minha iniciativa)
1 pitada de noz moscada ( de minha iniciativa)
Um pouco de mel para pincelar a superficie do bolo depois de feito (opcional)
podem pôr açucar em pó se preferirem.



Método:


Bater a margarina com 150 g do açucar, até que fique em creme, adicionar as gemas, as especiarias e a essência de baunilha, continuar a bater, juntar o leite que deve estar à temperatura ambiente ( recomendações da tia Carminho). Bater bem.
À parte bata as claras em castelo bem firme, no final junte-lhe o restante açucar ( +50g) sem parar de bater.
Misture no creme ( margarina + açucar), as claras e a farinha ( já peneirada com o fermento), aos poucos e alternadamente, mexendo delicadamente , até que fique tudo bem incorporado.
Ligue o forno nos 190ºC.
Lave, descasque e descaroce as maçãs, corte-as aos pedacinhos.
Unte muito bem uma forma ( usei de 24), verta a massa e coloque os pedacinhos das maçãs por cima.
Leve ao forno cerca de 35 minutos,  dependendo dos fornos, faça o teste do palito.
Desenfomar com cuidado , pincelar com um fio de mel,  e polvilhar com um pouco de canela, ainda com o bolo quente.
Esta massa ganha  "pontos" se lhe juntarmos uma nozes:)









partilhar esta receita

37 comentários

  1. Duxa, que bolo fantástico. Está com um aspecto delicioso. Obrigada pela partilha desta receita. Tenho que experimentar.
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bom :) Ainda há uns dias fiz um "Bolo das Maçãs", uma receita da teleculinária que leva maçãs inteiras, de que gosto imenso ;) bem que ia uma fatia desta delícia agora ao lanche!
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  3. Eu também tenho uma tia Carminho! adorei o bolo, se leva maçãs está optimo! bjks

    ResponderEliminar
  4. Que bonito!!Tal como tu sou adepta das maçãs em pastelaria,mas aqui por casa sou a única e se quero comer uma fatia de uma deliciosa tarte de maçã só em dias de festa porque senão tenho de comer uma tarte sozinha.
    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Olá Duxita
    Este bolo ficou um regalo e chega mesmo em boas horas ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Fofinho, e sempre bom qualquer hora do dia:)

    ResponderEliminar
  7. Gosto imenso do bolos de maçã, aliás gosto de bolos de fruta, e achei que este tem um aspecto delicioso. Que maravilha a Dª Carminho ter partilhado a receita. Vou seguir a tua sugestão e acrescentar as nozes.

    ResponderEliminar
  8. Oi Duxa, que bom, bolo é comigo mesmo, adoro fazer, mas ainda não fiz de maçã, apesar de adorar a fruta, acabo deixando pra fazer depois e nunca faço, rsrs, mas essa sua receita é irresistível, agora eu faço, fiquei desejando pelo menos um pedacinho desse seu bolinho, mas tô tão longe...
    Bjs!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Duxa,
    gosto imenso de bolos e tartes de maçã e este que apresentas está tão bonito! A maça manteve-se na superfície da massa, que lindo efeito (a mim ia já tudo ao fundo, ahahah!).
    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Mmm até se sentiu o cheirinho daqui :D Também sou fã de maçãs, ao natural ou em doces :D

    Beijinhos! :D

    ResponderEliminar
  11. Cá estou eu para o bolinho Duxa :)
    Que lindo, perfeito mesmo, e as fotos lindas, cativantes.
    Eu também adoro maçãs e em bolos então, amo!
    Ficou um bolo tão cuidado que me deixou já com vontade de o fazer e comer.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Também adoro maçãs, seja como for, doce ou salgado=) Este bolinho deve ser uma maravilha, vou levar a receita! beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Duxa, já estou copiando, parece delicioso, vou fazer...amo bolo de maçãs.
    Vou experimentar, depois te conto, beijos.

    ResponderEliminar
  14. Duxa, mais um bolo maravilhoso e de maçãs é tudo de bom :))
    Adorei a sugestão e as maravilhosas fotos!
    Beijinhos querida e continuação de boa semana!

    ResponderEliminar
  15. Eu também adoro bolos de maça e este além de lindo deve ser uma verdadeira delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Este bolo é lindo!! Adoro bolos de maçã :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Querida Duxa, que bolinho tão lindo e tão convidativo !
    E que cor tão douradinha, fiquei aqui com água na boca...
    Ainda por cima tiraste uma magnifica foto das maçãs que mais gosto, essas assim raiadinhas ! :-)

    Que deliciosa fatia ia agora com o meu cafézinho nocturno ! ;-)

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  18. Que bolo tão bonito... ficou maravilhada. :)
    Então agora ficamos as duas aqui na cozinha da duxa a beber uma chávena de chá e a comer uma fatia deste bolinho. heheh. beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá! Vim provar do teu rico bolo! Adoro bolos com fruta, sobretudo maçã, mas como a minha filha não gosta acabo por não fazer com frequência, senão acabamos(eu e o marido)por exagerar na dose! Mas vou levar a receita para uma ocasião em que poderei partilhar!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Que rica!!! Me encantan las tartas con manzanas!!
    Bss

    ResponderEliminar
  21. E que fotogénicas que são as tuas maçãs!
    O bolo, esse tem um aspeto irrepreensível e apetitoso! Consigo quase imaginar a combinação de aromas que chagam de cada fatia!
    Simplesmente maravilhoso! Volto cá um dia destes para levar a receita!

    ResponderEliminar
  22. Que ha cambiado Duxa? La dirección? Ando liada!

    ResponderEliminar
  23. Esta receita é muito idêntica a uma que eu fazia e adorava mas que infelizmente lhe perdi o rasto.
    Vou experimentar esta versão que tem igualmente um aspecto verdadeiramente delicioso.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitashttp://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Duxa,
    Adoro este tipo de bolos com maçã. O teu está lindo e as fotos ótimas.
    Estou a imaginar o aroma ao sair do forno :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  25. Oi Duxa duas gentilezas a da tia Carminho em dar-lhe a receita e sua de partilha-la conosco.Esse bolo ficou lindo e parece muito saboroso.Fiquei com vontade de uma fatia.Beijos querida, tenha uma linda noite.

    ResponderEliminar
  26. O bolo ficou fantástico, Duxa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Bolo com maçãs sabe sempre bem :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  28. Querida Duxa!
    Tenho estado muito ausente, mas não podia deixar de vir aqui
    demonstrar o meu apreço por receitas como esta, singela mas magnifica!
    Gostei muito:) Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Rosa,
      é muito bom sentir a sua companhia,
      um grande beijinho.

      Eliminar
  29. Duxa, o que eu me perco por bolos de maçã!!
    Também eu não lhes resisto, a maçã é um fruto simplesmente maravilhoso e tudo o que é feito com ela se transforma num manjar dos deuses!!
    Ficou lindo e só pode ser delicioso!
    Um grande beijinho, querida:)

    ResponderEliminar
  30. Eu adoro bolo de maçã e esta versão é simplesmente deliciosa!! :) Ficou lindo!

    ResponderEliminar
  31. Se ve delicioso, este tipo de bizcocho me gusta mucho. las fotos son muy bonitas Bss

    ResponderEliminar
  32. Hmmmm que bolo delicioso!
    Gostei de todas as adições, nozes e canela, combinam tão bem.
    Quero uma fatia para o lanche. :)
    Beijinhos

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Olá Duxa!! Já fiz este bolo e adorei, fica óptimo embora tendo reduzido um pouco na manteiga. É mesmo uma delícia, e tenho que lhe dizer que me perco com as suas receitas, Parabéns!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!! Fico muito contente, que bom que gostou!!
      Obrigada pela simpatia, um beijinho :)

      Eliminar

Obrigada por deixar comentário.