Compota de Abóbora com Laranja e Especiarias



É tempo de compotas.
A tarde foi de chuva, passada entre fruta, tachos, açucar e especiarias. E as combinações de aromas sucedem-se. A esta juntei-lhe o sumo e casca de uma laranja, gengibre, cravinho, canela e estrelas de anis. Ficou tão boa, mas tão boa..., digna de se comer à colherada na companhia de um queijinho branco.
.



                                           Compota de Abóbora com Laranja e Especiarias


Ingredientes:

700 g de abóbora limpa em cubos
400 g de açucar
1 pau de canela
2 estrelas de anis
2 cravinhos
1 colher de chá de gengibre em pó
sumo de 1/2 laranja
casca de 1 laranja

Notas: Estas quantidades que indico são adequadas para a preparação na Bimby,  poderão aumentar as quantidades caso a façam pelo método tradicional.

Método tradicional:

Limpe e arranje a abóbora . Corte em cubos. Leve ao lume uma panela com a abóbora, com o açucar, o sumo, a casca da laranja, o pau de canela, os cravinhos e o anis. Deixe cozer em lume brando, mexendo de vez em quando, e até que obtenha o ponto estrada* (+/- cerca de 1 hora). Assim que obter o ponto, retire as especiarias e a casca da laranja ( costumo colocar depois, dentro dos frascos quando guardo a compota). Poderá triturar com a varinha mágica, ou se preferir encontrar os pedacinhos da abóbora, deixe assim.
Guarde dentro de frascos préviamente esterilizados,  feche-os com o doce ainda quente, e coloque-os com a tampa voltada para baixo .

*Ponto estrada = Passar com a colher de pau no findo do recipiente, onde se encontra a calda ou o doce, este forma uma estrada que deixa ver o fundo ( temperarura 110ºC).





Preparação na Bimby:

Coloque no copo da Bimby todos os ingredientes, programe 40 minutos, Temp 100ºC/ Vel. Colher Inversa. Troque o copinho pelo cesto , para evitar salpicos.
Se gostar da compota triturada retire primeiro o anis, a casca da laranja e o pau de canela. Programe alguns segundos à Vel. 5/6. Volte a programar mais 20 minutos à temperatura Varoma para apurar a consistência.




                                          Bom fim-de-semana para todos,
                                                 um abraço!



partilhar esta receita

33 comentários

  1. Gostei da textura. VOu levar comigo
    bjos

    ResponderEliminar
  2. Mmm que bom aspecto :D Essa compota tem tudo o que eu gosto, a começar na abóbora e na laranja e a terminar no anis e na canela :D

    Tenho de experimentar :D

    Beijinhos e boa noite :D

    ResponderEliminar
  3. hum adoro doce e compotas feitos em casa pois tem outro gosto e ao menos sabemos o que comemos adorei a cor da tua que esta mt bonita fica mt bem com um queijinho humm ja estou a ver o filme rsrs bjs e tudo de bom bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Duxa, com tantas especiarias só pode ter ficado delicioso. Este ano tenho algumas abóboras da minha horta e já pensei em fazer doce, mas por enquanto tenho me deliciado com elas assadas ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Duxa, esta compota está mais que perfeita!! Simplesmente divinal!

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Deliciosa e aromatizada! Que bom que é este tempo. De aproveitar tudo e transformar em algo ainda melhor. E começar a pensar nos miminhos de natal :)

    ResponderEliminar
  7. Oi minha querida Duxa, com esses ingredientes só pode ter ficado tão boa, tão boa mesmo, rsrs.
    Beijos querida, tenha um lindo final de semana.

    ResponderEliminar
  8. Ai que inveja,adoro compotas caseiras,fiquei com agua na boca so de olhar as fotos,ficaram lindas!
    beijinho amiga

    ResponderEliminar
  9. Olá amiga !
    Esta compota está com um ar optimo para acompanhar uma boa fatia de pão rustico, tipo alentejano !
    Adoro compotas, ao pequeno almoço gosto de comer uma boa fatia de pão com compota, então agora neste tempo sabe tão bem !
    Ando curiosa com as estrelas de anis, tu usas bastante, tenho de experimentar !...
    Beijokas e bom fim-de-semana !

    ResponderEliminar
  10. Alguém consegue resistir a umas colheradas dessa delicia? Não me parece.
    Com pão, com queijo, com pão e queijo, sem nada, uma perdição.
    A combinação de sabores parece-me bastante agradável.. Já sinto o aroma. :)
    Beijinhos e bom fim de semana.

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Tem uma cor e uma textura muito apelativa, um queijinho a acompanhar seria perfeito. bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Já estou a imaginar a junção de todas as especiarias juntamente com a abóbora e a laranja. Parece-me uma delicia. E essa compota barrada no pão, nem imagino.

    As fotografias ficaram lindas. Já ganhou uma nova seguidora.

    Bons cozinhados! *
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Amiga,

    Ficou com uma cor espectacular esta compota, linda !
    Assim num lanchinho de um dia chuvoso como hoje, e com umas bolachinhas, seria perfeito !
    Ainda mais com as especiarias que utilizaste, deve ter ficado com um perfume fantástico !

    Achas que pode ser feita com abóbora congelada ?
    Tenho para ali alguma e não sei se ficaria bem !

    Beijinhos, bom sábado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel,
      sim, é claro que podes fazer com abóbora congelada, mas aconselho-te a
      deixares a escorrer dentro de um coador algumas horas, ou de um dia para o outro, para que largue toda a água possivel,caso contrário aumentaria o tempo de confecção.
      Um beijnho:)

      Eliminar
  14. Cosa c'è di più sano???? ottima...mi piace proprio la tua presentazione*_*
    Buon w.e.

    ResponderEliminar
  15. Olá Duxa,
    Uma deliciosa compota, bem aromática.
    As fotos estão espetaculares.
    Bom fim de semana
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. ora, gosto simplesmente porque sim!
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  17. Olá Duxa, a compota está com um aspecto de comer e chorar por mais, só de olhar pra ela dá-me vontade de a levar comigo.E é isso que eu vou fazer:)...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. este ano ainda não fiz de abobora, a tua ficou concerteza muito gulosa com esta combinação de sabores, bjks

    ResponderEliminar
  19. Olá querida Duxa!
    Adoro compota de abóbora :)
    E adoro com o toque da laranja e especiarias.
    A minha também já está feita, igual à do ano passado, mas que ainda não publiquei.
    Também lhe dou o toque da laranja e é algo fabuloso! :)
    Tão boa.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Que cor maravilhosa a "outono" tem este excelente doce. Adorei.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  21. Por aqui também saiu um semelhante esta semana, doces de abóbora são os meus preferidos e depois de experimentar com estas especiarias, fiquei rendida=) O teu está com uma cor maravilhosa, acompanha na perfeição uma fatiazinha de pão!! beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Antes do jantar estive a descascar uma abóbora enorme, amanhã também tenho destes "trabalhos" cá por casa!
    Que cor fantástica tem o teu doce, mesmo guloso!

    ResponderEliminar
  23. Olá Duxa,
    hoje ando pelas tuas cozinhas... já passei na inglesa agora fico aqui um bocadinho na portuguesa!
    Classificar esta compota seria certamente com a menção de excelente!
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Fiz na semana passada. Mas a tua é bem mais requintada e perfumada.
    Bom domingo.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  25. Olá Duxa, fiquei deliciada e cheia de vontade de experimentar esta receita. Fiz há mais de um mês mas s´adicionei canela e nozes, mas assim deve ficar bem melhor!! Que tentação
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  26. Duxa amei o seu blog... Suas receitas e as fotos... Tudo muito lindo. Bjss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Dany, fico muito feliz com as suas palavras,
      um beijinho.

      Eliminar
  27. Compota de abobora é das minhas preferidas e com sabor a anis deve ter ficado uma delicia.
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  28. Olá Duxa!
    Já é muito tarde mas se pudesse, servir-me generosamente dessa compota que deve
    estar delicia, até poderia ser com uma fatia de requeijão:)
    Beijinhos Duxa.

    ResponderEliminar
  29. Mi querida Duxa, siempre es un placer venir a verte a tu blog lleno de cosas ricas como de costumbre, al principio me volvia loca pensando que era abóbora,,pero investigando, es la calabaza,,no ??' es que haces cosas muy originales y muy ricas, como yo tengo tambien tengo abóbora y esta tarde que esta el tiempo chingo,,o sea lloveindo que aqui no lo suele hacer, me pongo manos a la obra y la hago, a ver como me sale...tracatra, tracatraaaaa.

    Un abrazo amiga

    ResponderEliminar
  30. Ayyy que me he equivocado, que son peras, vainilla y gengibre y yo creia que era calabaza,,,ayyyy que cabeza la mia.

    Un abrazo , ya va el segundo comentario.

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.