Tarte de Grão com Amêndoas



Esta é mais uma das minhas paixões, tarte de grão com amêndoas, ando sempre à procura de novas receitas, ou receitas já testadas mas que possam ser melhoradas, ou simplesmente transformadas, e claro fico contente quando as coisas correm bem. Foi o caso desta tarte, que nos veio surpreender com o seu gosto delicado e viciante.

Esta receita veio do site da Vaqueiro, fiz algumas alterações à original, reduzi a quantidade de açucar e substitui o limão pela laranja. A minha tarte não ficou tão alta como a original, devo ter usado uma tarteira maior ( a que usei tem 24 de diametro) .




Achei engraçado o pano de cozinha trazer um poema de Alberto Caeiro, é uma boa ideia levar desta forma simples, poemas de amor até às nossas cozinhas, sendo o amor o ingrediente principal para o sucesso das nossas receitas.


O amor é uma companhia
 
O amor é uma companhia.
Já não sei andar só pelos caminhos,
Porque já não posso andar só.
Um pensamento visível faz-me andar mais depressa
E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo.


Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo.
E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.
Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas.
Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto na ausência dela.


Todo eu sou qualquer força que me abandona.
Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio.


Alberto Caeiro


                                                  Tarte de Grão com Amêndoas

Ingredientes:

1 placa de massa quebrada refrigerada
1 lata grande de grão cozido
200 g de açúcar amarelo
1 pau de canela
raspa da casca de 1 laranja
4 gemas batidas
150 g de miolo de amêndoa picada grosseiramente
açúcar e canela em pó




Método:

Desenrole a placa de massa quebrada e coloque-a sobre o papel vegetal numa forma de tarte e pique a massa com um garfo ou com um palito.
Deite o grão num coador de rede e lave muito bem em água corrente. Triture até reduzir a puré .
Misture o puré obtido com o açúcar amarelo, o pau de canela e a raspa da casca da latanja. Leve ao lume e deixe engrossar, mexendo sempre até fazer estrada. Retire do calor e adicione as gemas previamente desfeitas e misturadas com o miolo de amêndoa grosseiramente picado. Leve de novo ao lume para secar mais um pouco.
Retire do calor e deixe arrefecer completamente.
Deite o recheio de grão sobre a massa quebrada e leve a cozer em forno quente (200 °C) cerca de 30 minutos ( depende dos fornos ). O forno deve estar pré-aquecido quando colocamos lá a tarte.
Depois de fria polvilhe com açúcar em pó e/ou canela.

Sugestão : Este recheio poderá também ser utilizado para fazer azevias, é delicioso.


Acompanha muito bem com um vinho Moscatel :)







partilhar esta receita

45 comentários

  1. A tarte parece-me perfeita. Apesar de nunca ter provado tarte de grão com amendoas, deve ser deliciosa.
    Esse poema é dos meus poemas de amor favoritos. Sei-o de cor... Lindo
    Bom domingo
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Que linda!
    Essa fatia pede mesmo para ser comida :)

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito do grão nos doces, que optima ficou! bjks

    ResponderEliminar
  4. Duxa essa tarte ficou uma verdadeira delícia!
    Bjs um bom domingo.

    ResponderEliminar
  5. Esta é daquelas sobremesas que se pode levar sempre, pois quase toda a gente gosta, mesmo os que não apreciam grão no prato!
    Está com um aspecto maravilhoso... :)

    ResponderEliminar
  6. adoro essas tartes acho que sao as minhas perferidas e em pasteis ainda mais gostei mt da cor do tei recheio bem essa fatia esta mesmo como eu gosto nao esta mt seca parabens bjs e bom domingo saude

    ResponderEliminar
  7. Já fiz de feijão, mas nunca de grão. Vou guardar porque achei o aspecto fantástico.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  8. Nunca fiz tartes de grão mas comi pásteis e gostei.
    E para falar a verdade nem gosto nada de grão.
    A tua tua tarte ficou linda ,tem um interior delicioso.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Até babei, ao olhar para essa deliciosa fatia! A receita já vai comigo, bjs :)

    ResponderEliminar
  10. Nunca comi tarte de grão, mas essa abriu-me o apetite :D

    Vou guardar a receita :D

    Beijinhos e bom resto de Domingo! :D

    ResponderEliminar
  11. Olá Duxa, estava a ler a tua receita e lembrava-me de algo com estes ingredientes, é isso as Azevias.

    Deve ficar deliciosa, já cheira a Natal...
    Um beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  12. Duxa, que perdição!!! Está maravilhosa!
    Vai para a lista de coisas a fazer brevemente, ai vai, vai!!
    Boa semaninha :))

    ResponderEliminar
  13. Que tarte deliciosa Duxa=) Também gosto muito de tarte de grão com amêndoa, mas nunca fiz. Esta parece-me muito bem;)
    Fiquei só com uma dúvida. Quando dizes uma lata grande de grão é de 500g? É que aqui onde estou tem diversos tamanhos e umas bem grandes=) beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria José, o peso da lata escorrida não sei, sei que é das grandes da Compal, qualquer coisa como 800 e tal gramas com água e grão, depois de escorrido não sei qual o peso.Por aqui temos 2 tamanhos de latas; pequeno e grande, depois temos os frascos de vidro.
      Espero ter ajudado um bocadinho;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  14. Perfeita esta tarte, com um interior apetecível.. Já dava uma trinca!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Eu simplesmente adoro tartes de grão!! Sejam pequenas ou assim grandes como a tua, são sempre irresistíveis :)

    A tua ficou linda!

    ResponderEliminar
  16. Deve ser muito boa!
    tal como tu ando sempre à procura de novas receitas e esta é das que vão para a lista "A experimentar".
    Boa semana e bjnhos

    ResponderEliminar
  17. Ola Duxa !
    Cá estou eu a ver a receita ... Que facil, se tinha visto mais cedo ainda a tinha feito hoje !
    Beijinhos e boa semana !
    Xi coração.

    ResponderEliminar
  18. Tem um aspecto divinal, também gosto imenso deste tipo de tartes, vou levar a receita comigo, para experimentar logo que tenha oportunidade. bjs

    ResponderEliminar
  19. Facil e muito saboroso!!! com açúcar amarelo fica menos doce...agradavel, bjs:)

    ResponderEliminar
  20. Duxa, que aspeto delicioso, até fiquei com águas na boca :):)
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Oi Duxa, realmente genial esta idéia de poemas em panos, deveri se estender por mais lugares.Agora essa torta minha amiga, mesmo não ficando alta como a original fiquei aqui com vontade de uma fatia.Beijos minha querida, tenha uma semana maravilhosa.

    ResponderEliminar
  22. que aspecto delicioso! sou fã destas tartes de amendoa, grão...uma delicia :) beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Adoro suas tortas. Essa é mais uma perfeição sua
    bjos

    ResponderEliminar
  24. Duxa minha querida amiga esta tarte ficou um luxo quem me dera poder provar essa fatia jà prontinha a chamar por mim; adorei!

    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  25. uma verdadeira tentação. adorei!
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  26. Olá Duxinha!
    Adoro o paninho com o poema de Alberto Caeiro (o meu heterónimo favorito).
    E adoro esta bela tarte (a amêndoa apoderou-se de ti!!). Que sorri para mim.
    E concordo, o amor é o ingrediente essencial.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  27. Olá Duxa,
    Esta tarte está maravilhosa. Adoro!
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Mais uma bela tarte saída da tua cozinha inspiradora! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  29. Duxa, tu matas-nos de delícias! A torta ficou fantástica,...
    Beijinhos
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  30. ideal para la merienda Duxa!!!!! adorei. beijinhos linda

    ResponderEliminar
  31. Duxa,

    Adorei as tuas fotos, bem como adorei o aspecto dessa tarte, está fabulosa. :-)

    Parece-me que nunca terei provado uma tarte de grão, mas fiquei muito tentada, gosto destas experiências novas !

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  32. Mi querida amiga,que alegria saber de ti,!!!!!!!!! ,como siempre haciendo recetas exquisitas y yo sin parar de tomar nota,te sigo en facebook y siempre leo todo lo que publicas,aunque no comrnte,por que estoy regular de salud,espero recuperarme pronto.

    Un abrazo amiga y tracatráaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  33. Amiga Duxa.
    Esta tarte está uma loucura de deliciosa e tem um aspecto gostoso e bonito.
    Acho que nunca comi tarte de grãos desse jeito, mas vou experimentar, pois o resultado ficou muito tentador. As fotos estão muito boas.
    Boa semana e beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
  34. Linda tarte!
    Também costumo ir ao site da Vaqueiro e claro fazer imensas receitas de lá, por exemplo o pão de abóbora adaptei de lá, entre outras. É um excelente site e o melhor é que estão sempre a actualizar com receitas novas!

    Isto vai acalmar (melhorar nunca melhora não é?) com o tempo e com o factor mudança. Tenho de deixar de fazer as coisas que fazia, limpar a casa por exemplo tenho de arranjar alternativas (e não passam certamente por ter empregada pois não dá), ir limpando aqui e ali durante a semana e os homens cá de casa que façam o resto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Esta tarte está simplesmente espectacular... Aquela TENTAÇÃO...
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  36. Minha amiga,dai so saem delicias,e uma atraz da outra,e ca fico eu a salivar!
    beijinho

    ResponderEliminar
  37. Cada vez que venho aqui, lá vou eu acrescentar mais uma receita na minha já extensa lista das "a fazer".

    ResponderEliminar
  38. Os paninhos lindos da Branca de Neve... Ainda há mais dois com poemas de Florbela Espanca e Luís de Camões!
    Tem um óptimo aspecto a tarte. Acompanho o seu trabalho nos blogues e facebook e sou fã. Parabéns!

    Ana Calvo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana:)
      quero ver se consigo os outros dois, são amorosos. Este foi-me oferecido na compra de
      2 pacotes de farinha Branca de Neve.
      Obrigada pelo teu comentário, deixou-me com um enorme sorriso,
      um beijinho.

      Eliminar
    2. Olá novamente!

      Se quiser os outros dois panos é fácil. Envie 6 provas de compra por cada pano (12) para as Fábricas Lusitana, e indique os panos que prefere. A promoção dura até ao final do ano. Ainda vai a tempo!
      Um abraço, e bons cozinhados ;)

      Eliminar
    3. Obrigada Ana, vou aceitar a sua sugestão, muito obrigada:)
      Um beijinho.

      Eliminar
  39. Duxa, essa tarte ficou fabulosa...!
    É impressionante como eu me vou babando completamente pelas páginas dos teus blogues, até fico atordoada com as tentações que vais partilhando!!
    Essa tarte de grão com amêndoas está uma gula, adorei!
    Beijocas:)

    ResponderEliminar
  40. Duxa,fiquei conhecendo o seu blog, ao navegar pela internet. Estou tão encantada com a poesia de suas fotos. Parece-me que você além de ma ótima cozinheira, tem um olhar muito especial sobre as coisas. Me encanto com pessoas que deixam a sensibilidade ser expressa e sabe comunicar muito bem por meio da arte. Não sei se pelo fato de ser da área de arte, mas me encanto com as belezas, o cuidado, a estética. Parabéns!

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.