Almôndegas de Cebolada com Alcaparras







Almôndegas, um prato que sempre mereceu a simpatia dos meus filhos, nunca percebi bem o porquê, talvez pela sua forma redonda, ou por serem parentes directos dos tão apreciados hamburguers.
Como se costuma dizer já dei a volta ao carrocel, experimentei imensas receitas de almôndegas.
Por vezes, quando tenho tempo e paciência, sou eu que as faço. Compro a carne e moldo-as. Não foi o caso destas,  comprei-as já formadas. São de uma carne Alentejana bastante conhecida no mercado, merecem portanto a nossa confiança.
Lembrei-me de lhes juntar uma cebolada com alcaparras. Ficaram muito saborosas.



                                         Almôndegas com cebolada e alcaparras




Ingredientes:
(4 pessoas)

+/- 800 g de almôndegas de novilho ( ou outra carne a gosto)
1 fio de azeite
2 colheres de sopa  de polpa de tomate
1 folha de louro
alhos picados
1 pacote de sopa de cebola
400 ml de água
pimenta q.b.


Para a cebolada:

1 fio de azeite
2 alhos esborrachados
1 cebola grande cortada em rodelas
1/2 pimento vermelho cortado em tiras
2 colheres de sopa de alcaparras



Método:


Deite o azeite para um tacho, junte os alhos e deixe que tome gosto. Adicione a polpa de tomate, mexa, a folha de louro, a sopa de cebola préviamente diluida na água. Deixe que ferva e junte as almôndegas, envolva delicadamente, corrija os temperos ; sal e pimenta.

Deixe cozinhar em lume médio cerca de 25 minutos, mexa de vez em quando.

À parte faça uma cebolada,  adicione depois de pronta ao tacho das almôndegas, envolva e sirva de imediato.
Se gostar polvilhe com salsa fresca picada.


Acompanhe com puré de batata ou esparguete.








Gostaria de vos relembrar que está a decorrer  o Passatempo "Inspiração Portugal"
mais informações aqui. 
Poderão participar até ás 24 horas do dia 6 de Março.







Todas as participações até ao momento na nossa página do Facebook



Um abraço para todos!







partilhar esta receita

20 comentários

  1. Eu gosto tanto de almôndegas! As tuas ficaram com óptimo aspecto, por acaso não as faço assim, mas é uma óptima sugestão!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Mas que belas almôndegas amiga, e com um toque requintado, bjokitas

    ResponderEliminar
  3. almondegas são sempre uma tentação aqui em casa eu amooo mesmo e as suas estão divinas parabens bjão grandes

    ResponderEliminar
  4. Deve ter ficado uma refeição muito saborosa,
    gostei muito!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Excelente sugestão!!!

    Adoro bolinhas de carne (como eu lhe chamo) :)

    Beijinhos
    Aladiah

    ResponderEliminar
  6. Imagino o sabor e o cheirinho dessas almôndegas deliciosas :D

    Beijinhos e tem um bom dia :D

    ResponderEliminar
  7. Que bom aspecto! Gosto muito de almondegas. Excelente sugestão
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. gosto tanto e aqui em casa faço mtas vezes mas de outra maneira mas gostei mt da tua sugestao bravo bjs e tudo de bom

    ResponderEliminar
  9. Tenho ali um frasquinho de alcaparras que ainda não tive coragem de abrir.Tenho mesmo de me aventurar!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  10. Uma variaçao diferente mas com certeza muito saborosa e é um prato que adoro!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Duxa

    Já somos duas, cá em casa é um ilimitado receituário para almondegas, em todos as versões um sucesso para as pequenas.
    Já levo a tua sugestão

    beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  12. Ficaram umas almondegas bem apetitosas! Afinal este é um prato quase com sucesso garantido!
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. un plato muy completo y lleno de energía!!! beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Eu também sempre gostei tanto quando era miudo como agora :) É uma delicia!

    ResponderEliminar
  15. Olá, Duxa!
    Que aspecto apetitoso ;).... Sobrou para mim :)???? Bjokas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Perfeitas :) Estão mesmo bonitas as almondegas!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  17. Eu também gosto tanto de almôndegas!! :)
    E em casa sou só eu... mas quando faço umas vegetarianas toda a gente come!
    Vá-se lá perceber. Adorei a cebolada e as alcaparras, bem bom.
    E tantas receitas lindas no teu passatempo, parabéns.
    (eu ando sem folgas e não pude mesmo participar por falta de tempo...)
    Um beijinho querida.

    ResponderEliminar
  18. Eu cá sempre gostei e acho que vou continuar, sempre a gostar.
    É daquelas coisas que quase todos apreciam... :D

    Que belo prato, que nos apresentas!!
    Bem saboroso.

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/


    ResponderEliminar
  19. Adorei, esta uma refeição estupenda!
    beijinhos

    Mariana

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.