Bacalhau à Zé do Pipo







Um prato típico português, receita de uma célebre casa de pasto que existiu no Porto a cujo proprietário davam o nome de Zé do Pipo, autor da receita.

Gosto tanto deste prato que me esqueço que leva maionese, para quem não sabe, deve ser dos poucos molhos que não aprecio. Porém acho que o prato fica realmente mais saboroso, se aplicarmos uma maionese feita po nós.





                                                   Bacalhau à Zé do Pipo



Ingredientes:
(4 pessoas)

4 postas de bacalhau demolhado
1 kg de puré de batata
2 cebolas
2 colheres de sopa de pickles picados
100 ml de azeite
500 ml de leite
1 folha de louro
sal q.b
pimenta q.b
azeitonas e salsa para decorar


Para a maionese:

400 ml de azeite
2 gemas 2 colheres de sopa de vinagre
1 colher de chá de mostarda
sal e pimenta q.b.



Método:

Leve ao lume o leite com as postas do bacalhau , deixe ferver e desligue o lume. Descasque as cebolas, pique-as, deite-as para um tacho, junte o azeite e o louro, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Junte 3 colheres de sopa de leite de cozer o bacalhau, tempere com sal e pimenta, deixe ferver e desligue o lume.

Lique o forno a 200ºC. Escorra o bacalhau, coloque-o num tabuleiro de loiça ou de barro, cubra-o com a mistura da cebola e polvilhe com os pickles. Deite o puré para um saco de pasteleiro com boquilha e coloque , em volta do bacalhau, montinhos de puré.

Preparar a maionese:

Deite a mostarda e as gemas para uma tigela, mexa bem, junte metade do azeite em fio e mexendo sempre, adicione depois 1 colher de sopa de vinagre. Tempere com sal e pimenta e mexa bem.

Espalhe a maionese em cima do bacalhau e leve ao forno até ficar douradinho.
Sirva quente decorado com azeitonas, e se gostar polvilhe com salsa fresca picadinha.











Continuação de uma óptima semana,
obrigada a todos pela presença e comentários que me deixam muito feliz,
um abraço!











partilhar esta receita

32 comentários

  1. Cá em casa gostamos muito de bacalhau a Zé do pipo, o teu ficou com uma apresentação linda e muito apetitosa!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Uiiii... que pratinho tam bom e delicioso amiga agora me fez crescer àgua na boca, ficou 5* parabens!

    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  3. Esse bacalhau tem óptimo aspecto, comia já uma posta :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  4. As fotos estão de babar...............

    Que delicia.

    Bijoka

    Paula

    ResponderEliminar
  5. Também gosto, esse tem um aspecto mesmo divinal!!

    ResponderEliminar
  6. Gosto tanto e esse esta com um aspecto delicioso.
    Já almoçava novamente.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Excelente, é tão bom e este está com um aspecto super delicioso, com cores perfeitas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Por acaso não gosto muito de Bacalhau à Zé do Pipo, mas até eu reconheço que esse tem um aspecto divinal! :D

    Beijinhos e tem um bom resto de dia :D

    ResponderEliminar
  9. Duxa,parece que adivinhaste os meus pensamentos, ando com uma vontade de comer esse bacalhau, e ja tinha dito ca em casa que ia pesquisar uma receita, pois olha la ,,,ja tebho a tua,,, que deve ser maravilhosa pelo aspecto, gostei bastante!
    beijinho com carinho!
    Cindy

    ResponderEliminar
  10. Adoro!!!!
    Este fim de semana fiz bacalhau com broa e a seguir a este o bacalhau á zé do pipo é o que mais gosto!!!
    Gostei das tuas fotografias e se fosse à hora de almoço ficava já cheia de fomeca!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  11. Oi Duxa, esse bacalhau é maravilhoso, sou como você, não aprecio tanto a maionese, mas com uma maionese caseira é bem melhor, sem dúvida!!
    Sua receita ficou simplesmente divina, me deixou com água na boca, queria poder pegar um pouco agora pelo visor …hehe

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderEliminar
  12. Olá, Duxa!
    Que aspecto magnifico ;).... Aonde está o meu prato :)????? Não o vejo!
    Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Cá em casa sou a única que aprecia este prato...puré nem vê-lo...por esse motivo e com muita pena minha, não faço tantas vezes quantas gostaria :( Ficou com muito bom ar este prato!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Que bacalhau delicioso! As fotos estão lindas e fazem água na boca...

    ResponderEliminar
  15. É uma receita que muito me agrada, que bom aspecto!

    ResponderEliminar
  16. Um prato que adoro e o teu ficou muito mas mesmo muito tentador!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Duxa, o teu bacalhau ficou com um aspecto delicioso! Eu também não aprecio muito maionese, mas quando é caseira sempre é melhor :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  18. Ai minha nossa que bacalhau delicioso ... e o aspecto ...

    Beijo

    ResponderEliminar
  19. Parece que meu comentário anterior foi apagado, então segue denovo.
    Amo bacalhau e já estou pra fazer esta receita a um tempão, agora vou ter que fazer.
    Ficou divino.
    bjo

    ResponderEliminar
  20. Muito obrigada a todas!
    Agora só falta porem a receita em prática, sei que vão gostar:)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Gosto bastante mas ainda não fiz em casa! o teu está com aquele aspecto fantastico que nos deixa a babar! bjks

    ResponderEliminar
  22. Não é a minha receita favorita de bacalhau, mas o teu ficou com bom aspecto...ainda dava uma garfada :P

    ResponderEliminar
  23. Oi Duxa, já conheço este prato e adoro... agora com sua receita, vou fazer, espero que fique tão apetitosa quanto a sua, rsrs.
    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  24. Valha-me Deus Duxa... O que eu adoro este prato... Na tenho bacalhau de molho para matar saudades! Obrigado pela sugestão!

    ResponderEliminar
  25. Adoro esta versão de bacalhau, mas nunca tinha feito. É desta Duxa. Obrigada.
    Bjs.
    Maria

    ResponderEliminar
  26. Adoro bacalhau, e esta receita ficou mesmo a chamar por mim, ficou com um aspecto delicioso!

    Beijinhos,
    joana

    ResponderEliminar
  27. Duxita essa receita é mesmo espetacular, adoro bacalhau a Zé do Pipo, e o seu ficou maravilhoso, saboroso, e com um lindo visual. Beijinhos doce amiga

    ResponderEliminar
  28. Deve ter ficado muito bom.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  29. Uma das receitas de bacalhau que eu mais gosto, kiss
    Susana

    ResponderEliminar
  30. É impossível não entrar aqui e ficar de queixo caído com as delícias que você nos trás..
    Esse bacalhau minha linda.. vamos combinar.. que está dos deuses..
    Menina que coisa mais linda..
    Eu sou louca pra fazer um prato chique assim.
    Favoritei essa perdição aqui.. rsrs

    Um super beijo no seu coração e uma noite linda viu?

    ResponderEliminar
  31. Ola Duxa, eu não sei se gostei mais da receita ou da foto, na dúvida levo a receita, faço e fotografo pra ver se sai igual!

    Bom final de semana pra você!

    Bjs

    ResponderEliminar
  32. Gosto, gosto muito até!
    Mas isto nesta cozinha tem sempre outro sabor, outro aspecto, um aspecto maternal. :)
    Bom domingo. :)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.