Gelado de Baunilha








Gelado de Baunilha!
Um sabor clássico para refrescar os nossos dias...
Correu lindamente. Conseguimos um gelado de baunilha com o sabor dos sonhos de criança.




Gelado de Baunilha
 
 

Ingredientes:

120 g de açúcar
6 gemas de ovos
300 ml de leite meio gordo
1 colher de sopa de essência de baunilha
1/ 2 vagem de baunilha
400 ml de natas muito frescas
1 pitada de sal
 
Preparação :
( com ou sem sorveteira)

Bata as natas, o leite , metade do açucar, o sal,  e raspe o interior da vagem ( as sementinhas) para dentro desta mistura.
Leve a lume médio até quase levantar fervura. Retire do lume, tape e deixe arrefecer. Deixe repousar por 30 minutos.
Pode colocar dentro de outro recipiente, com água e  pedras de gelo para que arrefeça mais rápido. .

À parte, numa tigela bata as gemas com o açucar até ficar um creme esbranquiçado.
.
Leve de novo o preparado das natas ao lume ( médio), verta metade da mistura dos ovos mexendo bem para evitar que os ovos talhem, e repita misturando a outra metade continuando a mexer.
Mantenha em lume brando, sem parar de mexer até que engrosse. A mistura deve revestir a parte de trás de uma espátula ou colher de pau ( não convém que fique muito grosso).
Passe o preparado por um coador para evitar que leve grumos.

Cubra, deixe arrefecer por completo. Leve ao frigorifico durante 2 horas. O ideal será ficar no frigorifico durante a noite.

Assim que estiver bem frio adicione a essência de baunilha e mexa até que fique bem incorporado.

Leve à sorveteira durante 30 minutos. Retire, coloque dentro de uma caixa hermética e leve  ao congelador pelo menos 4 horas.

Caso não tenha sorveteira deve guardar dentro de uma caixa hermética, devendo mexer/bater o preparado de duas em duas horas para evitar a formação de cristais de gelo.
Deixe ficar no congelador no mínimo 4 horas.

Retire para fora do congelador uns 10 minutos antes de servir.

 
 Fonte: Receita ligeiramente adaptada daqui.
 
 
 
 

 

Um abraço para todos!


 

partilhar esta receita

23 comentários

  1. É um clássico de gelado! Uma verdadeira delicia :)

    ResponderEliminar
  2. Que delicioso gelado...
    Beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  3. Que delicia, que cremosidade tem esse geladinho e, de baunilha, um dos meus preferidos.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  4. Ja apetece comer um bom sorvete com o calor que faz por aqui,adorei o aspecto do teu...
    beijinho
    Continuacao de um bom dia!

    ResponderEliminar
  5. Gosto tanto de fazer gelados em casa...

    Esta receita parece-me muito boa, baunilha e dos meus sabores preferidos! :)

    Beijinhos*
    http://from-pot-to-the-heart.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Duxa querida,
    eu sou apaixonada por gelados, aqui estamos praticamente
    no invernos os dias estão frios, mesmo assim não deixo de
    saborear a um sorvetinho que tanto amo.
    A sua receita é perfeita, ficou com um aspecto tentador!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. bem com o calor que fez hoje até que sabe bem ele esta super humm bjs

    ResponderEliminar
  8. Ai que lindo gelado!! Essa segunda foto é uma tentação...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adoro gelados :) Esse está uma maravilha :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Que lindo seu gelado Duxa, ficou tão cremoso como gosto, e o sabor a baunilha é delicioso. Gostei. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Um sabor que adoro mas que nunca usei em gelados,
    O teu ficou divino.
    Bj

    ResponderEliminar
  12. Meu Deus a vontade que eu tenho de comer mesmo agora, maravilha :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. O tempo está a arrefecer mas marcha na mesma, já tenho colher e tudo :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Mais um geladinho do meu agrado! Tenho q começar a apontar estas receitas para fazer no verão! Sim, pq c este frio ainda ñ me apetece mt... Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  15. Obrigada,
    um grande beijinho para todos! ;)

    ResponderEliminar
  16. São sabores intemporais e esta versão ficou muito bem!

    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  17. Que delícia de aspecto!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  18. Adoro gelados e de baunilha é o meu preferido.Esse ficou muito cremoso,só dá vontade de pegar nessa colher e encher a barriga!heheheh.bjs e bom fim-de-semana,Violeta

    ResponderEliminar
  19. Oi Duxa, uma delícia, ah se eu tivesse uma sorveteira... pois acho que fica muito melhor, mais cremosa e dá menos trabalho, do que ficar mexendo a cada duas horas.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  20. Duxa,
    deixa-me sonhar com este gelado!
    Ando cheia de vontade de fazer um gelado de baunilha, com esse aroma tão especial.
    Ficou perfeito, com uma textura cremosa, adoro as fotos!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  21. O sabor que toda a gente gosta!
    Ainda não me atrevi a fazer um gelado em casa, mas fico bem tentado....
    Super cremoso, tão bom. ;)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.