Tarte de Amêndoa







Uma sobremesa que me traz memórias de infância. Recordo as primeiras tartes que a minha mãe fez, já lá vão tantos anos. Daí para cá já experimentei um sem numero de receitas, todas elas com o seu detalhe que as diferencia umas das outras, é nesta diferença que reside o meu encanto em continuar a procurar novas receitas, ou pelo menos um pouco diferentes das que fiz até agora. E já foram muitas.


Esta receita trouxe do simpático blogue As receitas lá de casa .
Ficou aprovada pelos gulosos cá de casa.
Obrigada pela partilha Maria João.



                                                                 Tarte de Amêndoa




Ingredientes para a massa:

200 g de farinha
170 g de açucar
2 ovos
75 g de margarina amolecida
sumo de 1/ 2 limão ( fiz uma ligeira alteração, substituí o sumo por 2 colheres sopa de essência de baunilha)



Ingredientes para a cobertura:

125 g de amêndoa fatiada ou laminada
150 g de açucar
100 g de margarina
100 ml de leite





Método para a massa :

Pré-aqueça o forno a 180 ºC.

Unte uma tarteira com margarina .
(a que usei tem 24 cm)

Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogénea. Coloque a massa na tarteira, alise com a ajuda de uma espátula e leve ao forno cerca de 15 minutos.



Método para a cobertura:

Enquanto a base coze no forno, coloque todos os ingredientes da cobertura num tacho ou frigideira e leve a lume brando. Vá mexendo com alguma frequência. Quando começar a alourar (deve ganhar um tom acastanhado, mas claro) e a deixar “estrada” com a colher, está pronto.

Retire a base do forno e cobra com a cobertura de amêndoa.
Levar ao forno mais 5 a 10 minutos, até ficar caramelizada. Não deixe secar muito.








Votos de uma semana extraordinária para todos!
Aquele abraço ;)




partilhar esta receita

33 comentários

  1. Ficou maravilhosa, é uma das minhas tartes preferidas

    ResponderEliminar
  2. Dulce acabei de ficar parada à frente do meu monitor!
    Até chamei a minha colega!!
    Isto não é bom!! Isto é simplesmente um luxo!!
    Adoro amêndoa em todas as suas formas e esta tarte... OMG... deixou me sem palavras!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gosto tanto de tarte de amêndoa, lembra-me os verões da minha infância em casa dos avós :)
    E que maravilha ficou a tua tarte! Que aspecto fantástico :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Bem gulosa esta tarte amiga, adoro tudo que leva Amendoa!
    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Tanto a baunilha quanto o limão são ingredientes que me agradam bastante. Sem contar as amêndoas, que são minhas sementes favoritas. Ficou bem ao meu jeito essa torta.
    Tenha uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  6. :))) De nada! Obrigada pela referência! E também pela partilha de tantas e tantas receitas deliciosas!

    ResponderEliminar
  7. Adoro, é a minha tarte favorita, excelente e esta ficou com um aspecto maravilhoso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro esta tarte! É, também para mim, um sabor da infância...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Um dos doces preferidos do meu pai! Está com um aspecto de dar água na boca!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Adoro tartes de amêndoa e essa ficou com um aspecto delicioso.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Que bom aspeto, adoro tarte de amêndoa :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Também me traz muitas memórias de infância esta tarte :D Adoro! :D

    Bejinhos e tem uma boa noite! :D

    ResponderEliminar
  13. Já andava c saudades das tuas tartes - ficou linda :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  14. Humm, que aspecto maravilhoso!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Que engraçado, penso que trás memorias da infância de todas nós.

    Adoro tarte de amêndoa.

    Beijinhos,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá Duxa!
    Esta tarte de amêndoa ficou linda e com um aspecto delicioso! É realmente uma
    tarte de gerações que cada mão pode dar o seu toque, e eu, gosto demais desta tarte.
    Beijinhos querida amiga.

    ResponderEliminar
  17. Ficou fantastica, eu adoro tarte de amendoa..

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Adoro essa tarte. ficou com um aspeto ótimo!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  19. Uma das tartes que os membros das família mais apreciam.
    Ficou espetacular :)

    ResponderEliminar
  20. Duxa, tarte de amêndoa é para mim uma perdição!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Gosto muito e ainda por cima deixaste a amêndoas grossinha !!

    ResponderEliminar
  22. Que linda!
    É a versão de tarte que mais gosto :)

    ResponderEliminar
  23. Que linda! A cobertura ficou como tanto gosto!

    ResponderEliminar
  24. A amêndoa também teve destaque hoje no meu blogue na companhia de framboesas e mascarpone.
    Esta receita da Maria João é mesmo muito boa!
    A tua tarte ficou bem apetitosa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Hum...que tarte fantástica! É, sem dúvida, uma bela receita!
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Gosto tanto de tarde de amêndoa!
    Esta tem um aspecto realmente delicioso... E se os gulosos aprovaram... :D

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Aspeto divinal, dificíl é escolher uma entre as várias receitas de tarte apresentadas, temos vontade de fazer todas. Muito obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  28. Eu lembrei-me de outra coisa... e se em vez de usar açúcar normal, pusermos do baunilhado? e usar o limão na mesma? não ficaria na mesma saboroso? (por vezes faço experiências destas e não me saio nada mal, se bem que quem eu gostaria que dissesse que sim em primeiro, quase sempre dá sinais de desagrado... e acaba por me fazer duvidar das minhas qualidades, mas ao fim e ao cabo é das poucas pessoas que discordam do que faço.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, acho a ideia fantástica!
      Também gosto de combinar sabores, se não arriscarmos um pouco, nunca saberemos o que estamos a perder.
      Boa sorte ;)
      Obrigada pelo comentário.

      Eliminar
  29. Estou fazendo sua Tarte de Amêndoas para a noite de Natal, Dulce! :)

    ResponderEliminar
  30. Estou fazendo a sua Tarte de Amêndoas para a Noite de Natal, Dulce!
    Um Feliz Natal para você e toda sua família!

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.