Pão Alentejano

14 de novembro de 2010 1 comentarios






Ingredientes :

Massa velha*:

  • 100g de farinha de trigo
  • 4 colheres de sopa de água
  • 1 colher de chá de fermento seco biologico ou 10g de fermento fresco
Massa do pão:
  • 400ml de água morna
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de sopa de açucar
  • 700g de farinha de trigo
Preparação:

*Massa velha -é uma pequena porção de massa de pão que se faz préviamente,
e que mais tarde depois de fermentado utiliza-se como fermento para a confecção de novos
pães.

Preparação da massa velha: Dissolva o fermento em água morna e vá adicionando a farinha, até fazer uma bola que massa, amassar bem numa superficie enfarinhada, e deixar a levedar em sitio abrigada no minimo 4 a 5 horas.
Se não quisermos utilizar no próprio dia esta massa, guardamos no frigorifico dentro de um saco plástico fechado, e fica pronta a ser utilizada em qualquer altura.

Colocar os ingredientes por a ordem indicada dentro da cuba, no final adicionar a massa velha, e programar pão básico, 1000g, tostagem média.

Notas: O sabor do pão ficará melhor, quanto mais horas a massa velha fermentar, pois é a fermentação responsável por a multiplicação de bactérias, e leveduras que melhoram o gosto do pão, tornando-o com um gosto muito caracteristico.
Pessoalmente gosto de preparar a massa velha de um dia para o outro, o pão fica com um gosto muito semelhante, ao tão apreciado pão alentejano.


partilhar esta receita

1 comentários

  1. Bom dia Duxa, pois eu já fiz esta receita há algum tempo, tinha-a vista no SI, mas confesso que não me correu nada bem, falhei qualquer coisa que apesar de ter crescido muito o miolo não estava como este. O pão que aparece no blog já foi feito com massa velha, é que fiz um 1º pão que voou logo. Tenho que voltar a tentar fazer esta receita porque o pão ficou enormeeee só falhou foi mesmo o miolo, tive que o comer em torradas que se partia. Bjinhos grandes :)

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.